Ir para o conteúdo

Programa de substituição de baterias de portáteis

  • ImprimirImprimir

Descrição

Em colaboração com a U.S. Consumer Product Safety Commission, em 14 de outubro de 2005, a HP anunciou um recall voluntário em todo o mundo e um programa de substituição de baterias utilizadas em determinados notebooks HP. Os clientes da HP afetados por esse programa terão o direito de receber uma bateria nova para cada bateria afetada e verificada, incluída no recall, sem custos.
Outros fabricantes do setor de computadores fizeram recentemente recalls de baterias. Entretanto, a HP acredita que não há relação deste recall de baterias com os de outros fabricantes.
A HP e o fabricante da bateria identificaram um defeito nas baterias instaladas, fabricadas entre março de 2004 e setembro de 2004. A HP considera que o defeito representa um risco potencial de segurança aos usuários finais.
Um curto-circuito interno pode fazer com que as células da bateria se aqueçam demais e derretam ou queimem as partes plásticas, podendo causar risco de incêndio.

Abrangência

As baterias afetadas foram distribuídas em todo o mundo nas seguintes séries de notebooks:
Notebooks HP Pavilion
dv7000 ze4300ze5300
dx4000ze4400ze5400
dx5000ze4500ze5500
dx7000ze4600ze5600
zd8100ze4700 zv5000
ze4100ze4800zv5200
ze4100/xt1xxze5155zx5000
4200 ze5200zx5200
ze4200
Notebooks Compaq Presario
1100V1000
2100X4000
2500X5000
R3000X6100
R3200
Notebooks empresariais HP Compaq
nc6000nx9008
nc8000nx9100
nw8000nx9105
nx5000nx9010
nx90059000
9005
Notebooks empresariais Compaq Evo
N1010v
N1050v
Para determinar se esse programa de recall envolve sua bateria, siga estas etapas:
  1. Localize o número do modelo do notebook no canto da tela ou na parte inferior do computador.
  2. Se o modelo do notebook NÃO estiver listado, sua bateria não faz parte deste programa e você não precisará seguir as etapas restantes.
  3. Se o modelo do notebook estiver listado acima, desligue-o.
  4. Desconecte o adaptador AC do notebook.
  5. Remova a bateria do notebook. Para obter auxílio, consulte o guia do usuário fornecido com o notebook.
Figura 1: As baterias podem ser identificadas pelas etiquetas com códigos de barras. Veja as ilustrações das baterias afetadas abaixo.
As baterias afetadas podem ser identificadas por uma etiqueta com código de barras (o local das etiquetas está exibido nas ilustrações abaixo). Se o número do código de barras iniciar com GC, IA, L0 ou L1, e a bateria estiver identificada no site do programa em http://www.hp.com/support/BatteryReplacement (em inglês) como parte do programa de substituição, o cliente deverá substitui-la imediatamente por meio do processo identificado no site.

Resolução

Devido à natureza deste problema, a HP está solicitando que os clientes interrompam imediatamente o uso dessas baterias, descarregando-as, removendo-as dos notebooks e solicitando a bateria substituta.
NOTA:O notebook funciona com alimentação AC sem a bateria.

Instruções para descarga da bateria

A maior preocupação da HP é a segurança do cliente. Para minimizar a probabilidade de falhas da bateria, recomendamos enfaticamente que ela seja descarregada imediatamente e não mais usada.
ATENÇÃO:Todos os dados devem ser salvos e todos os programas ativos fechados antes da descarga da bateria. Quando a bateria estiver descarregada, os dados que ainda não estiverem salvos podem ser perdidos quando o notebook se desligar.
Descarregue a bateria seguindo estas instruções:
  1. Desconecte o notebook da fonte de alimentação externa, mas não desligue o notebook.
  2. Use o notebook com a bateria até que ela esteja totalmente descarregada. Quando a bateria estiver totalmente descarregada, a luz da bateria se apagará e o notebook se desligará.
  3. Remova a bateria do notebook.

Informações para os clientes sobre solicitação da substituição

Os clientes com baterias afetadas pelo recall devem solicitar a substituição GRATUITA por meio de um destes métodos:
  • Site do programa de substituição (método preferencial) no endereço: http://www.hp.com/support/BatteryReplacement (em inglês).
    NOTA:Os clientes que estiverem usando o site de substituição de baterias de notebooks para solicitar uma bateria de substituição devem fornecer todas as informações solicitadas em caracteres latinos. Nenhuma ação será tomada em solicitações ou reclamações a menos que feitas em caracteres em inglês.
  • Fale com a HP por telefone usando o número indicado no site de substituição de baterias de notebooks da sua região ou país.
Após o recibo do pedido de substituição de uma bateria, a HP substituirá a bateria, sem despesas, de 3 a 5 dias úteis para remesssas para os Estados Unidos ou Canadá e de 7 a 10 dias úteis para remessas internacionais. Siga as instruções inclusas com o material do pacote da bateria de substituição para retornar a bateria afetada para a HP.

Perguntas freqüentes

A HP está fazendo recall de notebooks? Por quê?
Não. A HP não está fazendo recall dos seus notebooks. O recall somente refere-se às baterias, com base em um problema apresentado nesses produtos. O problema foi identificado na bateria removível. O notebook continuará funcionando normalmente com a alimentação elétrica até que você receba a bateria de reposição.
Se a minha bateria estiver na relação das baterias que deverão ser substituídas e eu não tiver encontrado nenhum problema com ela, é possível que ela tenha provocado algum dano ao meu notebook?
Não. O problema identificado refere-se somente à bateria e não ao notebook.
Quais são os notebooks afetados pelo programa de substituição de baterias?
Consulte a lista de notebooks acima.
É seguro comprar notebooks da HP?
É claro que sim. A HP garante os produtos que fabrica. HP adotou uma postura proativa nesta situação para garantir a segurança de nossos clientes e a integridade e qualidade de nossos produtos.
Tenho um notebook HP afetado pelo programa de substituição. Recentemente, comprei uma bateria de reposição para ele. Posso receber uma das baterias de reposição?
A HP recomenda-lhe que acesse a página do programa (em inglês) para verificar se a bateria que você comprou faz parte do programa. Em caso positivo, siga as orientações para verificar se ela necessita ser substituída GRATUITAMENTE.
Tenho mais de uma bateria em recall. A HP substituirá todas as minhas bateria em recall?
Sim. Para cada bateria identificada como parte do programa de substituição, a HP fornecerá uma bateria de substituição GRATUITAMENTE.
Como faço o pedido da bateria de reposição?
Se sua bateria estiver no programa de substituição GRATUITA, você pode solicitá-la por meio da página: http://www.hp.com/support/BatteryReplacement (em inglês).
Posso continuar usando minha bateria atual como backup?
Não. Para reduzir a possibilidade de que um defeito na bateria provoque danos, a HP insiste que todos os clientes interrompam imediatamente o uso das baterias afetadas. Você deverá enviar a bateria original à HP na embalagem de devolução pré-paga, utilizando a etiqueta de autorização que receberá junto com a bateria de reposição.
Posso usar meu notebook sem bateria?
Sim. Depois de retirar a bateria afetada, você só tem que ligar o adaptador AC no notebook e na tomada.
Onde encontro o número de produto do meu notebook HP?
O número de produto está localizado na parte inferior do notebook.
O que devo fazer se eu tiver uma bateria que apresente sinais de superaquecimento?
Se a sua bateria mostrar sinais de superaquecimento, tais como descoloração ou deformidade, interrompa o uso imediatamente e entre em contato com a HP pelos números de telefone correspondentes ao seu país, relacionados neste documento.
Posso levar minha bateria em recall a uma assistência técnica autorizada da HP e trocá-la por uma nova?
Não. O Programa de Substituição de Baterias de Notebooks HP está sendo realizado por meio do site http://www.hp.com/support/BatteryReplacement (em inglês).
Tenho que devolver minha bateria em recall antes de receber a bateria de substituição?
Não. A HP enviará a bateria de substituição; depois de recebê-la, você devolverá a bateria em recall à HP.
Nunca tive nenhum problema com minha bateria. Mesmo assim ela deve ser substituída?
Se a sua bateria for identificada como parte do programa de substituição, por razões de segurança ela deverá ser substituída. Acesse o site do programa (em inglês) para verificar se a sua bateria precisa de substituição GRATUITA.
Quanto tempo levará para eu receber minha bateria de reposição GRATUITAMENTE?
Você receberá a bateria de reposição dentro de 3 a 5 dias úteis para os pedidos nos Estados Unidos e Canadá, e de 7 a 10 dias úteis para os pedidos internacionais.
A HP fornecerá uma embalagem para a devolução da bateria em recall?
Sim. A HP fornecerá uma embalagem de devolução pré-paga para garantir o transporte adequado da bateria para os locais apropriados de descarte.
O que a HP está fazendo com as baterias devolvidas? Qual o impacto ambiental?
As baterias serão descartadas de maneira responsável e de acordo com a legislação aplicável do país.
É seguro manusear a bateria em recall, tirando-a do notebook?
Sim. Entretanto, a HP recomenda descarregar a bateria antes de retirá-la do notebook.
Descarregue a bateria seguindo estas instruções:
ATENÇÃO:Todos os dados devem ser salvos e todos os programas ativos fechados antes da descarga da bateria. Quando a bateria estiver descarregada, os dados que ainda não estiverem salvos podem ser perdidos quando o notebook se desligar.
  1. Desconecte o notebook da fonte de alimentação externa, mas não desligue o notebook.
  2. Use o notebook com a bateria até que ela esteja totalmente descarregada. Quando a bateria estiver totalmente descarregada, a luz da bateria se apagará e o notebook se desligará.
  3. Remova a bateria do notebook.

Fóruns de suporte HP

Encontre soluções e colabore com outras pessoas no Fórum dos usuários HP
HP BrasilHP BrasilHP BrasilCanal HP