Ir para o conteúdo

O relógio do computador atrasa (Windows Vista)

  • ImprimirImprimir
Este documento se aplica aos desktops HP e Compaq usando Windows Vista.
Se a hora exibida no Windows não corresponder à hora atual ou precisar ser redefinida com frequência, siga as etapas neste documento para solucionar esses problemas relacionados ao horário.

Etapa 1: Desativar ou ativar o horário pela Internet

Se o horário na Internet estiver ativo e houver uma conexão com a Internet, o computador se conectará a um servidor de horário e sincronizará a hora do computador com a hora do servidor. O horário na Internet pode proporcionar um método preciso de manter a hora do computador correta e é a opção normalmente recomendada. Contudo, em alguns casos, o horário na Internet pode causar problemas. Siga estas instruções para desativar ou ativar a configuração do horário na Internet, dependendo do que estiver selecionado atualmente.
  1. Clique em Iniciar, em Painel de Controle, em Relógio, em Idioma, em Região e em Data e Hora.
  2. Clique na guia Data e Hora.
  3. Clique em Alterar fuso horário. Certifique-se de que o fuso horário correto esteja selecionado. Marque a opção Ajustar automaticamente o relógio para Horário de verão, se já não estiver selecionada, e clique em OK.
    Figura 1: Configurações de Fuso horário
    Configuração de fuso horário com a opção Ajustar automaticamente o relógio para horário de verão marcada
  4. Clique na guia Horário na Internet e em Alterar configurações.
    Figura 2: Guia Horário na Internet com botão Alterar configurações
    Guia Horário na Internet com botão Alterar configurações realçado
  5. Se a opção já não estiver selecionada, selecione Sincronizar com um servidor de horário na Internet.
    Certifique-se de que o computador esteja conectado à Internet e clique em Atualizar agora.
    O computador se conecta a um servidor de Internet e atualiza a hora do computador. Clique em OK e tente usar o computador por alguns dias. Se a hora ainda atrasar e causar problemas, prossiga nas próximas etapas deste documento.
    Figura 3: Janela Configuração do horário na Internet
    Janela Configurações de horário na Internet com a opção Atualizar agora realçada
    NOTA:Se o computador não conseguir receber uma atualização do servidor de horário na Internet selecionado, uma mensagem de erro será exibida. Selecione um servidor diferente e tente novamente. Se o computador não conseguir receber uma atualização, clique em OK e prossiga com as etapas restantes deste documento.

Etapa 2: Atualizar o BIOS

Se houver uma atualização do BIOS disponível para o seu computador, talvez os problemas relacionados ao horário possam ser corrigidos. Para descobrir se há uma atualização disponível para o BIOS do computador, consulte o documento de suporte da HP Atualizar o BIOS .
Se a hora continuar atrasando e causar problemas mesmo após a atualização do BIOS ou se não for possível atualizar o BIOS, passe para a próxima etapa.

Etapa 3: Remover e reinstalar o relógio de tempo real

Remova e reinstale o relógio de tempo real iniciando o sistema no Modo de segurança. Siga as etapas abaixo para realizar essa tarefa:
  1. Ligue o computador e pressione imediatamente a tecla F8 várias vezes seguidas até o menu de Inicialização do Windows ser exibido.
  2. Selecione Modo de segurança e pressione a tecla Enter.
  3. Clique em Iniciar e em Painel de Controle.
  4. Clique em Sistema e Manutenção e clique em Sistema.
  5. Em Tarefas, clique em Gerenciador de dispositivos.
  6. Clique no sinal de adição (+) ao lado de Dispositivos do sistema.
  7. Clique com o botão direito em CMOS do sistema/relógio em tempo real, clique em Desinstalar e em OK.
  8. Quando a janela Alteração das configurações do sistema for exibida, clique em Sim para reiniciar o computador. O relógio em tempo real é reinstalado automaticamente.

Etapa 4: Substituir a bateria CMOS

Os desktops contêm uma bateria para armazenar a hora, como um relógio comum. Assim como em um relógio comum, a bateria precisa ser substituída quando estiver com pouca energia. Troque-a assim:
ADVERTÊNCIA:As bordas dos painéis de metal podem cortar a pele. Tenha cuidado para não raspar a pele nas bordas de metal internas do computador.
ATENÇÃO:Esse equipamento contém componentes que podem ser danificados por descargas eletrostáticas (ESD). Para reduzir o risco de danos por ESD, trabalhe sobre piso sem tapete, use uma superfície de trabalho que dissipe energia estática (como um bloco de espuma condutora) e use pulseira antiestática conectada a uma superfície aterrada.
NOTA:As instruções para remover e substituir a bateria do CMOS ou para limpar o CMOS podem variar dependendo do modelo do computador. Para obter instruções específicas para o seu modelo, consulte o documento de especificações da placa-mãe na seção informações do produto deste site.
  1. Desconecte todos os cabos, exceto o de alimentação. Anote a localização de cada cabo para não esquecer.
  2. Desconecte o cabo de alimentação e pressione o botão Liga/Desliga na parte frontal do computador.
  3. Afrouxe ou remova os parafusos da parte de trás do computador.
  4. Retire o painel lateral do gabinete do computador, deslizando-o.
  5. Localize a bateria. Ela é uma pequena pastilha de metal redonda e brilhante (como uma versão maior de uma bateria de relógio).
  6. Preste atenção na direção em que a bateria está instalada. Geralmente, o lado gravado, o lado positivo, fica voltado para cima. Remova a bateria da placa de sistema.
    Exemplo 1Exemplo 2
  7. Ligue para uma loja local de suprimentos para computadores para saber se há uma bateria de reposição disponível. Use as inscrições da bateria para descrevê-la.
  8. Compre a bateria e coloque-a no mesmo soquete em que a anterior estava. Certifique-se de que a bateria nova esteja instalada exatamente na mesma orientação que a anterior.
  9. Reinstale o painel lateral.
    1. Insira o painel lateral.
    2. Deslize-o para dentro.
    3. Aperte os parafusos para prender o painel lateral.
  10. Conecte todos os cabos e ligue o computador para ajustar a hora.

Fóruns de suporte HP

Encontre soluções e colabore com outras pessoas no Fórum dos usuários HP
HP BrasilHP BrasilHP BrasilCanal HP