Ir para o conteúdo

O relógio do computador atrasa (Windows Vista)

  • ImprimirImprimir
Este documento se refere a dektops HP e Compaq com Windows Vista.
A hora exibida no Windows não combina com a hora atual. A hora no Windows precisa ser ajustada freqüentemente. Siga as instruções deste documento para solucionar problemas relacionados ao relógio do computador.

Etapa 1: Desativar ou ativar o horário na Internet

Se o horário na Internet estiver ativo e houver uma conexão com a Internet, o computador se conecta a um servidor de horário e sincroniza a hora do computador com a hora do servidor. O horário na Internet pode proporcionar um método preciso de manter a hora do computador correta e é a opção normalmente recomendada. Contudo, em alguns casos, o horário na Internet pode causar problemas. Siga estas instruções para desativar ou ativar a configuração do horário na Internet, dependendo do que estiver selecionado atualmente.
  1. Clique em Iniciar , Painel de Controle , Relógio, Idioma e Região e clique em Data e Hora .
  2. Clique na guia Data e Hora .
  3. Clique em Alterar fuso horário . Certifique-se de que o fuso horário correto esteja selecionado. Marque a opção Ajustar automaticamente o relógio para Horário de verão , se já não estiver selecionada, e clique em OK .
    Figura 1: Configurações de fuso horário
  4. Clique na guia Horário na Internet e em Alterar configurações .
    Figura 2: Guia Horário na Internet com botão Alterar configurações
  5. Se já não estiver selecionado, selecione Sincronizar automaticamente com um servidor de horário na Internet .
    Figura 3: Janela de configuração do horário na Internet
  6. Certifique-se de que o computador esteja conectado à Internet e clique no botão Atualizar agora .
    O computador se conecta a um servidor de Internet e atualiza a hora do computador. Clique em OK e tente usar o computador por alguns dias. Se a hora ainda atrasar e causar problemas, prossiga nas próximas etapas deste documento.
    NOTA:Se o computador não conseguir receber uma atualização do servidor de horário na Internet escolhido, aparecerá uma mensagem de erro. Selecione um servidor diferente e tente novamente. Se o computador não conseguir receber uma atualização, clique em OK e prossiga com as instruções restantes deste documento.

Etapa 2: Atualizar o BIOS

Se houver uma atualização de BIOS disponível para o computador, talvez isso possa corrigir os problemas relacionados ao relógio. Para descobrir se há uma atualização de BIOS disponível para o computador, consulte o documento de suporte da HP Atualizar o BIOS .
Se a hora continuar atrasando e causar problemas mesmo após atualizar o BIOS ou se não houver atualização para o BIOS, prossiga para a próxima etapa.

Etapa 3: Remover e reinstalar o relógio de tempo real

Remova e reinstale o relógio de tempo real iniciando o sistema no modo de Segurança. Siga as instruções para fazer isso:
  1. Ligue o computador.
  2. Ligue o computador e pressione imediatamente a tecla F8 repetidamente até aparecer um menu de Inicialização do Windows.
  3. Selecione Modo de segurança e pressione a tecla Enter .
  4. Clique em Iniciar e em Painel de controle .
  5. Clique em Sistema e Manutenção e depois em Sistema .
  6. Em Tarefas, clique em Gerenciador de dispositivos .
  7. Clique no sinal de adição (+ ) ao lado de Dispositivos do sistema .
  8. Dê um clique-direito em CMOS do sistema/relógio em tempo real , clique em Desinstalar e em OK .
  9. Quando aparecer a janela Alteração das configurações do sistema, clique em Sim para reiniciar o computador. O relógio em tempo real reinstala-se automaticamente.

Etapa 4: Substituição da bateria CMOS

Os desktops contêm uma bateria para guardar a hora, da mesma forma que um relógio comum. Como em um relógio comum, a bateria precisa ser substituída quando ficar com pouca carga. Troque-a fazendo o seguinte:
ADVERTÊNCIA:As bordas dos painéis de metal podem cortar a pele. Tenha cuidado para não raspar a pele nas bordas de metal internas do computador.
ATENÇÃO:Esse equipamento contém componentes que podem ser danificados por descargas eletrostáticas (ESD). Para reduzir o risco de danos por ESD, trabalhe sobre piso sem tapete, use uma superfície de trabalho que dissipe energia estática (como um bloco de espuma condutora) e use pulseira antiestática conectada a uma superfície aterrada.
  1. Desconecte todos os cabos, exceto o de alimentação. Anote a localização de cada cabo para não esquecer.
  2. Desconecte o cabo de alimentação e pressione o botão Liga/Desliga na frente do computador.
  3. Afrouxe ou remova os parafusos da parte de trás do computador.
  4. Retire a placa lateral do gabinete do computador, deslizando-a.
  5. Localize a bateria. Ela é uma pequena pastilha de metal redonda e brilhante (como uma versão maior de uma bateria de relógio).
  6. Preste atenção na direção em que a bateria está instalada. Geralmente, o lado gravado, o lado positivo, fica voltado para cima. Remova a bateria da placa-mãe.
    Exemplo 1Exemplo 2
  7. Ligue para uma loja de suprimentos para computadores para saber se eles têm esse tipo de bateria. Use as inscrições da bateria para adquirir uma equivalente na loja de suprimentos de informática.
  8. Compre a bateria e coloque-a no mesmo lugar em que a outra estava. Verifique se a bateria nova está instalada exatamente na mesma orientação que a anterior.
  9. Recoloque o painel lateral.
  10. Insira a tampa lateral e deslize-a para a frente.
  11. Aperte os parafusos para prender a tampa lateral.
  12. Conecte todos os cabos e ligue o computador para ajustar a hora.

Fóruns de suporte HP

Encontre soluções e colabore com outras pessoas no Fórum dos usuários HP
HP BrasilHP BrasilHP BrasilCanal HP