Ir para o conteúdo

Solução de problemas de teclado e mouse sem fio para computadores TouchSmart

  • ImprimirImprimir
Este documento se aplica aos desktops HP TouchSmart séries IQ500 e IQ800.
Figura 1: Teclado sem fio, mouse sem fio e receptor USB
Imagem do teclado sem fio, mouse sem fio e receptor USB.

Vídeo sobre como solucionar problemas de mouses e teclados sem fio (em inglês)

O teclado ou o mouse sem fio não funcionam

Se o seu mouse ou teclado sem fio não estiverem funcionando adequadamente, siga todas as instruções até que o mouse e/ou o teclado funcionem:
  1. Verifique se a chave Liga/Desliga do mouse está na posição On.
    Figura 2: Chave Liga/Desliga do mouse sem fio
    Imagem da parte de baixo do mouse sem fio, que mostra a chave Liga/Desliga.
    NOTA:O teclado não possui chave Liga/Desliga.
  2. Reinicie o computador. Às vezes, isso pode resolver o problema, pelo menos temporariamente, para que outras etapas de solução de problemas possam ser aplicadas.
  3. Troque as pilhas por um conjunto novo de pilhas alcalinas e certifique-se de que elas estejam instaladas corretamente. Troque as pilhas, mesmo que o software do mouse/teclado indique que elas estão carregadas.
    Remova a tampa das pilhas para ter acesso a elas. No teclado, a tampa de acesso às pilhas geralmente fica na parte inferior. Ao trocar as pilhas, procure o símbolo positivo (um sinal de adição +) impresso ao lado do compartimento das pilhas ou na tampa. Certifique-se de que a extremidade positiva da pilha esteja orientada no lado positivo do compartimento.
    Figura 3: Orientação da pilha do mouse
    Compartimento da pilha
    Figura 4: Orientação da pilha do teclado
    Compartimento da pilha
  4. Verifique se o mouse e o teclado estão próximos do computador, a uma distância de até 30 cm (12 pol.) e longe de interferências de outros dispositivos elétricos ou sem fio.
  5. Mantenha pressionado por dez segundos o botão azul Conectar na parte de baixo do mouse ou do teclado.
  6. Para sincronizar os dispositivos sem fio:
    1. Vire o computador e localize o receptor sem fio na parte de trás.
      Figura 5: Receptor sem fio USB
      Imagem do receptor sem fio USB.
      Figura 6: Local do receptor sem fio
      Imagem da parte de trás do computador mostrando o receptor sem fio e a luz de atividade sem fio.
      1 - Receptor do teclado e do mouse sem fio
      2 - Luz de atividade - visível apenas quando um dispositivo está ativo
    2. Puxe o receptor USB para baixo para desconectá-lo do slot USB. Não é necessário removê-lo totalmente do computador; apenas desconecte-o.
      Figura 7: Desconectar o receptor sem fio
      Animação mostrando o receptor sem fio sendo desconectado.
    3. Aguarde dez segundos e encaixe o receptor de volta em seu lugar, certificando-se de empurrá-lo o máximo possível.
    4. Observe a luz de atividade azul através da grade de metal na parte de trás do computador. Após a conexão do receptor sem fio, a luz de atividade permanecerá acesa por alguns segundos e depois se apagará.
      NOTA:Se a luz de atividade azul não se acender quando o receptor sem fio for inserido no compartimento, passe para a próxima etapa.
    5. Quando a luz de atividade no receptor se apagar, pressione o botão azul Conectar na parte inferior do mouse por aproximadamente dez segundos. Mantenha-o pressionado até que a luz de atividade azul brilhe na parte traseira do computador novamente.
    6. Quando você vir a luz de atividade azul, solte o botão Conectar do mouse ou do teclado.
      A luz de atividade permanecerá acesa por alguns segundos. Quando a luz de atividade azul apagar novamente, o teclado ou o mouse estará sincronizado com o computador.
  7. Use a Restauração do Sistema da Microsoft para voltar a um estado em que o computador estava funcionando corretamente:
  8. Se o mouse e o teclado tiverem um receptor USB, retire-o da parte inferior do TouchSmart e conecte-o a outra porta USB no lado esquerdo. Depois disso, espere cerca de vinte segundos para que o Windows redescubra o dispositivo e configure o hardware.
  9. Baixe e instale o driver mais recente do teclado e do mouse no site da HP. Para mais informações, visite a página Obtenha software e drivers .
  10. Se o teclado ou o mouse ainda não funcionarem corretamente, um dos itens do conjunto sem fio (mouse, teclado e receptor) pode estar com defeito ou pode ter sinal incompatível com os outros dispositivos. É mais provável que isso ocorra se um dos três dispositivos tiver sido substituído. Use a página Fale com a HP para obter um novo teclado.

O mouse não rastreia bem (falha)

Se o ponteiro não rastrear bem e estiver parando com frequência conforme o mouse é movido, faça o seguinte:
  • Mude a superfície sob o mouse. Use o mouse sobre um mouse pad de cor clara ou sobre uma folha de papel branco e observe como ele se comporta. Use o mouse sem fio em uma superfície opaca. O mouse sem fio pode não funcionar adequadamente sobre superfícies de vidro ou irregulares, translúcidas, reflexivas ou transparentes.
  • Troque as pilhas. Remova a tampa de acesso às pilhas e troque-as.
  • Remova todos os objetos que estejam entre o teclado, o mouse e o receptor, especialmente caixas acústicas.
  • Caso esteja utilizando o mouse ou o teclado perto de grandes superfícies de metal, remova essa superfície ou leve o receptor, o mouse e o teclado para outro local, distante dela.

As teclas não funcionam, os caracteres aparecem segundos depois ou aparecem caracteres incorretos ao digitar

Provavelmente, o sinal sem fio está fraco. Faça o seguinte:
  1. Verifique se o mouse eo teclado estão perto do computador, dentro de 30 cm (12 pol), e longe da interferência de outros dispositivos elétricos ou sem fio.
  2. Troque as pilhas. Remova a tampa de acesso às pilhas, na parte de baixo do teclado, e troque-as.
  3. Remova do local os dispositivos sem fio adicionados recentemente, para ver se algum deles está interferindo na comunicação. Nesse caso, configure o dispositivo em outra frequência, se for possível, ou ressincronize o mouse e o teclado .
  4. Remova todos os objetos que estejam entre o teclado, o mouse e o receptor, especialmente caixas acústicas.
  5. Caso esteja utilizando o mouse ou o teclado perto de grandes superfícies de metal, remova essa superfície ou leve o receptor, o mouse e o teclado para outro local, distante dela.
Caso pressione uma tecla e o caractere apareça um segundo depois, esse é um problema de atraso ou de buffer na comunicação/software. A comunicação do teclado sem fio pode ser interrompida por outras comunicações na área. A resposta pode demorar também se o computador estiver ocupado com outras tarefas menores, como verificando se há vírus.

Os controles de volume do teclado não funcionam

Se os controles de volume do teclado não funcionarem, reinstale o driver do hardware. Para obter instruções, consulte a seção Reinstalação de driver de hardware no documento de suporte da HP, Recuperar um aplicativo de software ou driver no Windows Vista .
Figura 8: Controles de volume do teclado
Imagem dos controles de volume do teclado.

Melhorar o desempenho do teclado e do mouse sem fio

Para melhorar o desempenho do teclado e do mouse sem fio, siga estas sugestões:
  • Se o mouse ou o teclado não funcionar após a substituição das pilhas, sincronize os dispositivos manualmente. Para obter instruções de sincronização, consulte o item 7 da seção anterior "O teclado ou o mouse sem fio não funcionam".
  • Verifique se o teclado e o mouse estão a, no máximo, 1 metro (39 pol.) do computador e sobre uma superfície no mesmo nível.
  • Remova objetos elétricos ou sem fio que estiverem entre o teclado ou o mouse e o receptor, especialmente caixas acústicas ou celulares.
  • Verifique o estado da pilha do teclado ou do mouse no indicador de nível das pilhas do computador. Na área de trabalho do Windows (não no HP TouchSmart), passe o mouse sobre o indicador de nível de carga das pilhas do mouse ou do teclado na bandeja do sistema.
    NOTA:Para visualizar todos os ícones, pressione a seta para a esquerda na bandeja do sistema, na parte inferior da tela.
    Figura 9: Indicador de nível da pilha do teclado
    Imagem do indicador de nível da pilha do teclado.
    • Verde - indica que a pilha está totalmente carregada.
    • Amarelo - indica que a pilha está carregada na metade.
    • Vermelho - indica que é o momento de trocar a pilha.
    NOTA:Use os indicadores de nível da pilha como guia. Se o dispositivo não funcionar, troque as pilhas por pilhas alcalinas novas.

Aumentar a duração das pilhas

Siga estas dicas para aumentar a durabilidade das pilhas do teclado e do mouse.
  • Quando o mouse não estiver em uso, desligue-o, deixando a chave, que fica na parte inferior do mouse, na posição Off. Se a chave estiver ligada enquanto o dispositivo não está em uso, qualquer movimento no mouse consumirá a carga das pilhas.
    Figura 10: Chave Liga/Desliga do mouse sem fio
    Imagem da parte de baixo do mouse sem fio, que mostra a chave Liga/Desliga.
    NOTA:O teclado não possui chave Liga/Desliga.
  • Use o mouse em uma superfície com cor clara. Se o mouse for usado sobre uma superfície preta, a pilha se descarregará mais rapidamente.
  • Não use o mouse sobre superfícies de vidro.
  • Ao trocar as pilhas, use as do tipo alcalina. Pilhas recarregáveis ou de outros tipos podem não durar tanto.
  • Quando os dispositivos sem fio não estiverem em uso, deixe-os perto do computador.
    Figura 11: Disposição típica dos dispositivos sem fio quando não estão em uso
    Imagem da instalação típica do dispositivo sem fio.

Fóruns de suporte HP

Encontre soluções e colabore com outras pessoas no Fórum dos usuários HP
HP BrasilHP BrasilHP BrasilCanal HP