Ir para o conteúdo

Configurar data e hora, relógio atrasando, data e hora incorretos (Windows 7)

  • ImprimirImprimir
Este documento se aplica a computadores HP com Windows 7.
O computador usa a data e a hora para identificar quando os arquivos foram criados, modificados ou excluídos; para gerenciar mensagens de email e catalogar pontos de restauração do sistema; e para gerenciar diversas outras atividades importantes relativas ao sistema. Este documento oferece instruções para alterar as configurações de data e hora do computador, ativar o Horário na Internet e solucionar problemas comuns no relógio do computador.
O relógio do computador fica na barra de tarefas, no canto inferior esquerdo da tela do computador.
Figura 1: Data e hora exibidas na barra de tarefas
Data e hora exibidas na barra de tarefas

Configurar Data e Hora no Windows 7

Siga estas etapas para alterar as configurações de data e hora.
  1. Clique na hora exibida na barra de tarefas e clique em Alterar configurações de data e hora.
    Figura 2: Configurações de Data e Hora em um círculo vermelho
    Configurações de Data e Hora em um círculo vermelho
    Figura 3: Janela Data e Hora
    Janela Data e Hora
  2. Clique na guia Data e Hora.
  3. Clique em Alterar fuso horário. Certifique-se de que o fuso horário correto esteja selecionado. Marque a opção Ajustar automaticamente o relógio para Horário de verão, se já não estiver selecionada, e clique em OK.
    Figura 4: Configurações de Fuso horário
    Configurações de Fuso horário
  4. Clique em Alterar data e hora.
  5. Clique nas pequenas setas para a esquerda e para a direita no calendário para selecionar o mês e o ano, e clique no dia do mês.
    Figura 5: Configurações de data e hora: Data
    Seleção de Data na janela Configuração de Data e Hora
  6. Altere o horário inserindo a hora e o minuto ou clicando nos botões de seta para cima e para baixo. Clique em OK quando o horário corresponder à hora no momento.
    Figura 6: Configurações de data e hora: Hora
    Configuração de Hora na janela Configurações de Data e Hora
    O fuso horário, a data e a hora foram definidos.

Sincronizar a hora com servidor de horário na internet do Windows 7

No Windows, é possível sincronizar automaticamente a data e a hora com um servidor de horário para garantir que a hora exata seja exibida no seu computador. Siga estas etapas para ativar o Horário na Internet:
NOTA:Se o computador fizer parte de um domínio, o recurso Horário na Internet não fica disponível. Entre em contato com seu Administrador de sistema para mais informações sobre a sincronização do relógio.
  1. Clique na hora exibida na barra de tarefas e clique em Alterar configurações de data e hora.
    Figura 7: Alterar configurações de data e hora
    Alterar configurações de data e hora
    Figura 8: Janela Data e Hora
    Janela Data e Hora
  2. Clique na guia Horário na Internet e em Alterar configurações.
    Caso seja solicitada a senha do Administrador ou alguma confirmação, digite a senha ou confirme.
    Figura 9: Guia Horário na Internet
    Guia Horário na Internet
  3. Certifique-se de que Sincronizar com um servidor de horário na Internet esteja selecionado.
    Figura 10: Configurações de Horário na Internet
    Configurações de Horário na Internet
  4. Certifique-se de que o computador esteja conectado à Internet e clique no botão Atualizar agora.
    O computador se conecta a um servidor de Internet e atualiza a hora do computador.
    NOTA:Se o computador não conseguir receber uma atualização do servidor de horário na Internet selecionado, uma mensagem de erro será exibida. Selecione um servidor diferente e tente novamente.
  5. Clique em OK.
    O relógio do computador agora será regularmente sincronizado pela Internet.

Corrigir problemas no relógio do computador no Windows 7

Problemas no relógio do computador podem ser causados por software, driver ou hardware.
Leia a seção abaixo que corresponde ao seu sintoma ou erro e siga as etapas de solução de problemas oferecida.
NOTA:Solucionar problemas no relógio do computador pode exigir a reinicialização do computador ou o monitoramento da operação do relógio durante um período de tempo. A HP recomenda imprimir este documento para consulta.
Se a hora no Windows não corresponder à hora atual, ou precisar ser redefinido com frequência, siga estas etapas para solucionar o problema.

Etapa 1: Desativar ou ativar as configurações de horário na internet do Windows 7

Alguns computadores podem ser configurados para sincronizar o relógio com um relógio na internet quando o computador se conectar à internet. A sincronização do relógio do computador com o horário na internet geralmente é o método mais preciso e recomendado para regular a hora. Porém, em alguns casos, a conexão ao servidor de hora na internet faz com que o relógio do computador exiba a hora errada.
Realize as ações abaixo para verificar se o fuso horário correto está configurado e para habilitar a configuração de horário na internet e melhorar a precisão do relógio do computador.
  1. Clique na hora exibida na barra de tarefas e clique em Alterar configurações de data e hora.
    Figura 11: Alterar configurações de data e hora
    Alterar configurações de data e hora
    Figura 12: Janela Data e Hora
    Janela Data e Hora
  2. Clique na guia Data e Hora.
  3. Clique em Alterar fuso horário. Certifique-se de que o fuso horário correto esteja selecionado. Marque a opção Ajustar automaticamente o relógio para Horário de verão, se já não estiver selecionada, e clique em OK.
    Figura 13: Configurações de Fuso horário
    Configurações de Fuso horário
  4. Clique na guia Horário na Internet e em Alterar configurações.
    NOTA:Se o computador fizer parte de um domínio, o recurso Horário na Internet não fica disponível. Se não for exibida a guia Horário na Internet, passe para a Etapa 2: Atualizar o BIOS para continuar solucionando problemas ou entre em contato com seu Administrador de sistema.
    Caso seja solicitada a senha do Administrador ou alguma confirmação, digite a senha ou confirme.
    Figura 14: Guia Horário na Internet
    Guia Horário na Internet
  5. Mude a configuração Sincronizar automaticamente com um servidor de horário na Internet.
    • Se a opção já estiver selecionada, desmarque a caixa ao lado de Sincronizar automaticamente com um servidor de horário na Internet.
    • Se a opção não estiver selecionada, marque a caixa ao lado de Sincronizar automaticamente com um servidor de horário na Internet.
  6. Clique em OK e reinicie o computador.
    Monitore o relógio do computador para ver se o problema persiste. Se o relógio do computador continuar preciso, não será necessário prosseguir. Caso contrário, siga essas etapas novamente para redefinir a configuração de horário na internet à sua condição original e passe para a Etapa 2: Atualizar o BIOS .

Etapa 2: Atualizar o BIOS

Se houver uma atualização de BIOS disponível para o seu computador, talvez os problemas relacionados ao relógio possam ser corrigidos. Consulte o documento de suporte da HP Desktops HP - Atualizar o BIOS ou Notebooks HP - Atualizar o BIOS para orientações sobre como localizar e atualizar o BIOS.

Etapa 3: Remover e reinstalar o relógio em tempo real

Remova e reinstale o relógio em tempo real iniciando o sistema no Modo de segurança. Siga as etapas abaixo para realizar essa tarefa:
  1. Desligue o computador.
  2. Ligue o computador e pressione imediatamente a tecla F8 várias vezes seguidas até o menu de Inicialização do Windows ser exibido.
  3. Selecione Modo de segurança e pressione a tecla Enter.
    ATENÇÃO:Não tente remover e reinstalar o Relógio em tempo real no modo de inicialização normal. Pode ocorrer dano no sistema.
  4. Clique em Iniciar, digite Gerenciador de Dispositivos no campo Pesquisar e selecione Gerenciador de Dispositivos na lista.
  5. Na janela do Gerenciador de Dispositivos, clique duas vezes em Dispositivos de Sistema.
  6. Clique com o botão direito em CMOS do sistema/relógio em tempo real, clique em Desinstalar e em OK.
  7. Quando a janela Alteração das configurações do sistema for exibida, clique em Sim para reiniciar o computador. O relógio em tempo real é reinstalado automaticamente.
Os computadores contêm uma bateria interna de reserva para armazenar a hora, de maneira semelhante a um relógio comum. A bateria interna é chamada de bateria de Relógio em tempo real (RTC) ou de CMOS. Os computadores dependem da bateria interna de reserva para manter a hora quando estão desligados. A bateria interna de RTC ou CMOS precisa ser substituída quando estiver com pouca carga.
Ao iniciar o computador, se ele exibir o código de erro CMOS Time and Date Not Set (Hora e Data do CMOS não definidas), a bateria de CMOS ou RTC provavelmente precisa ser substituída. Siga os links e orientações abaixo de acordo com o seu tipo de computador para encontrar informações sobre como substituir o CMOS ou RTC no seu computador.
  • Em todos os desktops (exceto computadores TouchSmart e AIO), acesse Desktops HP e Compaq - Remover e substituir a bateria do CMOS e siga as orientações para substituir a bateria de CMOS.
  • Em notebooks e computadores TouchSmart e All-In-One (AIO), realize as ações abaixo:
    1. Acesse o site do Suporte Técnico HP .
    2. Digite o nome da série do seu computador e relógio em tempo real no campo de pesquisa, no alto da página, e pressione a tecla Enter.
      Por exemplo, digite HP Envy 15-3000 relógio em tempo real para encontrar uma lista de documentos com informações sobre os computadores da série HP Envy 15-3000 e problemas no relógio em tempo real.
      Figura 15: Exemplo de pesquisa no Suporte Técnico da HP
      Exemplo de pesquisa no Suporte Técnico da HP
    3. Nos resultados da pesquisa, procure por um link para um documento que descreva como remover e substituir a bateria do Relógio em tempo real ou do CMOS no seu notebook ou computador série TouchSmart e AIO, e clique no link.
      ATENÇÃO:Se não conseguir encontrar um documento que explique como remover e substituir a bateria do CMOS ou do RTC no seu computador específico, não tente substituir a bateria. Entre em contato com uma Assistência técnica autorizada para reparo.
    4. Siga as orientações listadas no documento para substituir a bateria do CMOS ou do RTC.
Em alguns computadores, o relógio do sistema para ou é redefinido após o computador voltar da hibernação. Atualizar o BIOS pode corrigir o problema. Consulte o documento de suporte da HP Desktops HP - Atualizar o BIOS ou Notebooks HP - Atualizar o BIOS para orientações sobre como localizar e atualizar o BIOS.

Fóruns de suporte HP

Encontre soluções e colabore com outras pessoas no Fórum dos usuários HP
HP BrasilHP BrasilHP BrasilCanal HP