Ir para o conteúdo

O computador não inicia (Windows 8)

  • ImprimirImprimir
Este documento se aplica a todos os notebooks HP e Compaq com Windows 8.
Este documento fornece possíveis soluções para vários problemas comuns de inicialização de computadores. Siga as etapas deste documento uma a uma para ajudá-lo a isolar o problema e encontrar a forma de ajuda mais apropriada.

Executar uma redefinição física

Execute uma redefinição física no notebook antes de seguir qualquer etapa de solução de problemas.
Siga as etapas abaixo para executar uma redefinição física em notebooks com bateria removível.
  1. Desligue o computador.
  2. Remova o computador de qualquer replicador de portas ou estação de acoplamento.
  3. Desconecte todos os dispositivos periféricos conectados, como dispositivos de armazenamento USB, monitores externos e impressoras.
  4. Desconecte o adaptador CA do computador.
  5. Remova a bateria do compartimento no notebook.
  6. Mantenha pressionado o botão Liga/Desliga por aproximadamente 15 segundos para drenar a carga elétrica residual dos capacitores que protegem a memória.
  7. Insira a bateria e conecte o adaptador CA novamente no notebook, mas não conecte nenhum dos periféricos.
  8. Pressione o botão Liga/Desliga para ligar o computador.
  9. Se o menu de inicialização for exibido, use as teclas de seta para selecionar Iniciar o Windows normalmente e pressione a tecla Enter.
  10. Reconecte todos os dispositivos periféricos.
Após concluir essas etapas, execute o Windows Update e o HP Support Assistant para atualizar todos os drivers de dispositivo.

Executar redefinição física

NOTA:Não tente remover a bateria selada. Se a bateria for removida, a garantia poderá ser anulada.
  1. Desligue o computador.
  2. Remova o computador de qualquer replicador de portas ou estação de acoplamento.
  3. Desconecte todos os dispositivos periféricos conectados, como dispositivos de armazenamento USB, monitores externos e impressoras.
  4. Desconecte o adaptador CA do computador.
  5. Se seu notebook estiver na tabela, use as instruções específicas para o seu computador. Em todos os outros notebooks, mantenha pressionado o botão Liga/Desliga por oito a dez segundos.
    NOTA:A combinação de botões designada varia de acordo com o modelo e a data de fabricação. Se seu computador não estiver listado abaixo, consulte o Manual do Usuário de seu modelo específico para descobrir a combinação adequada de botões.
    Nome comum de modeloCombinação de botões tipicamente designada
    HP Envy 17 2D e 3DMantenha pressionados os botões Liga/Desliga e Beats por oito a dez segundos.
    HP Envy série 15-3000Mantenha pressionados os botões Liga/Desliga e Beats por oito a dez segundos.
    HP Envy 14 SPECTREMantenha pressionados os botões Liga/Desliga e Mudo (no lado direito do apoio para as mãos) por oito a dez segundos.
  6. Conecte o adaptador CA novamente ao computador, mas não conecte nenhum dos periféricos.
  7. Pressione o botão Liga/Desliga para ligar o computador.
  8. Se o menu de inicialização for exibido, use as teclas de seta para selecionar Iniciar o Windows Normalmente e pressione a tecla Enter.

Executar o teste extensivo do sistema

O teste de sistema é executado no menu de inicialização. Ele verifica os principais componentes do computador para garantir que eles estejam funcionando adequadamente. Siga as instruções abaixo para executar o teste de sistema e verificar se há problemas.
  1. Mantenha pressionado o botão Liga/Desliga até que o computador se desligue completamente.
  2. Ligue o computador. Pressione imediatamente a tecla Esc várias vezes seguidas, cerca de uma vez por segundo, até que o menu de inicialização seja exibido.
  3. Pressione a tecla F2. A tela de diagnósticos do sistema é exibida.
  4. Clique em System Tests (testes de sistema).
    Figura 1: Testes de sistema
    Testes de sistema
    A página System Tests (testes de sistema) será exibida.
  5. Clique em Extensive Test (teste extensivo).
    Figura 2: Teste extensivo
    Teste extensivo
    A janela de teste extensivo do sistema será exibida.
  6. Clique em Run once (executar uma vez). O teste pode demorar várias horas, dependendo da configuração do sistema.
Notebooks HP e Compaq usam LEDs piscantes para identificar erros de inicialização. Se você vir os LEDs piscarem (geralmente de uma a oito vezes em sequência) ao lado das teclas caps lock ou num lock, consulte o documento O computador não inicializa e emite bipes ou os LEDs piscam .
NOTA:Se o LED branco do conector de alimentação CA pisca quando um novo notebook é utilizado pela primeira vez, a bateria ainda está no Modo de Transporte. Para resolver isso, desligue o notebook, conecte a alimentação CA, deixe a bateria carregar por pelo menos 30 minutos e depois inicie o computador.
Quando você pressiona o botão Liga/Desliga, os LEDs piscam ou acendem, o som da ventoinha é ouvido, mas a tela permanece preta e o notebook não inicia.
Se o computador estiver ligado, mas a tela continuar sem imagem, consulte o documento O computador inicia, mas a tela continua sem imagem .
Se você não ouvir o ruído das ventoinhas do computador, se as luzes do computador não se acenderem, e a tela estiver preta, siga estas etapas:
  1. Verifique se o computador está recebendo energia do adaptador CA.
    Verifique se o adaptador CA está danificado e se está conectado corretamente a uma tomada elétrica que esteja funcionando. Verifique se a alimentação CA está conectada à placa do sistema examinando se há danos no adaptador CA, na fiação e na conexão dos pinos. Os LEDs do teclado acenderão quando a alimentação CA estiver conectada à placa do sistema.
    Componentes danificados, como o adaptador CA ou o pino no conector de alimentação, podem exigir assistência técnica certificada pela HP.
  2. Use outro adaptador de alimentação CA.
    Se tiver acesso a outro adaptador CA ou bateria fabricada para o computador, conecte-o ao notebook e tente iniciá-lo. Caso tenha acesso a mais de um notebook, verifique se está usando o adaptador adequado, que pertence ao notebook.
    ATENÇÃO:O uso de um adaptador de alimentação que não atenda os requisitos de alimentação ou que tenha o tipo de conector errado pode danificar o computador. Nos modelos mais recentes de notebooks, conectar o adaptador errado pode fazer com que os LEDs pisquem, mas o computador não ligue.
  3. Remova a bateria e inicie o computador apenas com a alimentação CA.
    Uma bateria descarregada ou defeituosa pode impedir que o adaptador CA forneça energia suficiente para iniciar o computador. Para verificar se a energia do adaptador CA está disponível para o computador, remova a bateria, conecte o adaptador de alimentação CA e pressione o botão Liga/Desliga. Se disponível, tente usar outro adaptador CA (que tenha sido aprovado para o computador) e repita o teste.
    • Se os LEDs não acenderem e a ventoinha ou a unidade de disco rígido não girarem, o adaptador CA precisará ser substituído.
    • Se os LEDs acenderem e o computador iniciar, a bateria precisará ser substituída.
    • Se os LEDs acenderem, mas o computador não iniciar, consulte O computador inicia, mas a tela continua sem imagem .
  4. Remova o adaptador CA e inicie o computador apenas com a alimentação da bateria.
    Um adaptador CA defeituoso pode não carregar a bateria e impedir que o computador inicie quando alimentado somente pela bateria. Para verificar a carga da bateria disponível para o computador: conecte o adaptador de alimentação CA, deixe a bateria carregar por 30 minutos ou mais, desconecte o adaptador de alimentação e pressione o botão Liga/Desliga. Se uma bateria de outro computador e do mesmo tipo estiver disponível, tente usá-la totalmente carregada e repita o teste.
    • Se os LEDs não acenderem e a ventoinha ou a unidade de disco rígido não girarem, a bateria precisará ser substituída.
    • Se os testes da bateria e do adaptador CA indicarem falhas, pode haver um problema na placa de sistema, que precisará de assistência técnica da HP.
    • Se os LEDs acenderem e o computador iniciar, o adaptador CA precisará ser substituído.
    • Se os LEDs acenderem, mas o computador não iniciar, consulte o documento O computador inicia, mas a tela continua sem imagem .
  5. Verifique o adaptador CA para se certificar de que ele esteja conectado ao computador e à tomada elétrica. Além disso, verifique o adaptador em busca de sinais de desgaste ou danos. Substitua o adaptador, se danificado.
  6. Conecte o adaptador a uma tomada elétrica diferente e tente ligar o computador.
  7. Se você tiver outro adaptador CA, conecte-o ao computador e à tomada e tente ligar o computador.
  8. Se essas etapas não resolverem o problema, consulte o documento Solucionar o problema de LEDs que não se acendem ao iniciar ou reiniciar .
Se o computador travar na tela de logotipo da HP ou da Compaq ou na tela de carregamento do Windows, tente limpar as aberturas de ventilação do computador com ar comprimido. Reinicie o computador. Se o Windows 8 inicializar, os procedimentos estão concluídos. Se o Windows 8 não inicializar, vá para Solucionar outros problemas em que o computador não inicia .
Em vez de o Windows ser carregado, um erro é exibido em uma tela preta. Se a mensagem de erro listar um componente específico de hardware, como uma ventoinha ou o BIOS, teste esses componentes e encaminhe-os para a assistência técnica, conforme necessário. Pesquisar na internet pelo texto exato do erro também pode ajudar.
Eis alguns erros que envolvem a unidade de disco rígido ou o dispositivo de inicialização primário:
  • Dispositivo de inicialização não encontrado
  • Falha de inicialização de disco
  • Erro de disco sem sistema (certifique-se de ter removido discos e dispositivos de armazenamento USB)
  • Sistema operacional não encontrado
  • PXE-E61: Falha no teste de mídia
  • Falha iminente no SMART/Falha iminente no disco rígido
Para todos esses erros, siga as etapas abaixo:
NOTA: Remover e reinstalar a unidade de disco rígido também pode resolver alguns problemas de disco rígido.
  1. Desconecte todos os dispositivos USB ou 1394 (Firewire) conectados ao computador.
  2. Remova todos os CDs e DVDs das unidades ópticas.
  3. Mantenha pressionado o botão Liga/Desliga por cinco segundos para desligar o computador.
  4. Ligue o computador e pressione logo em seguida a tecla F10 repetidamente, cerca de uma vez por segundo, até que o utilitário de configuração do BIOS seja aberto.
  5. Pressione a tecla F9, selecione Yes (sim) e pressione Enter para restaurar as configurações padrão do BIOS.
  6. Use a tecla de seta para a direita para selecionar o menu Diagnostics (diagnósticos).
  7. Use a seta para baixo para selecionar Primary Hard Disk Self Test (autoteste do disco rígido primário) e pressione Enter para iniciar o teste.
    Caso o teste apresente falha, pode ser necessário substituir a unidade de disco rígido. Entre em contato com o suporte da HP e forneça o código de falha (biohd-8, por exemplo) para iniciar a assistência técnica ou receber uma unidade de disco rígido de reposição. Se o computador estiver fora da garantia, ele deverá ser encaminhado à assistência técnica ou a unidade de disco rígido deverá ser substituída.
    Se todos os testes forem bem-sucedidos, reinicie o computador. Se o problema for resolvido, não é necessário continuar. Se o erro ainda for exibido, consulte Solucionar outros problemas em que o computador não inicia .
A maioria dos erros de tela azul pode ser resolvida seguindo as etapas da seção Solucionar outros problemas em que o computador não inicia .
Se as etapas deste documento não resolverem o erro, consulte o documento Solucionar mensagens de erro de tela azul que podem ocorrer durante a inicialização para mais etapas de solução de problemas e informações sobre mensagens de erro específicas.
Se seu computador iniciar e uma tela azul “Escolha uma opção” for exibida, use o recurso “Atualizar PC” da Microsoft para reinstalar o Windows sem afetar seus arquivos pessoais, aplicativos e diversas configurações.
Siga estas etapas para atualizar o computador:
  1. Na janela Escolher uma opção, selecione Solução de problemas.
    Figura 3: Tela Escolha uma opção
    Tela Escolha uma opção com Solução de problemas selecionado
  2. Clique em Atualizar PC.
    Figura 4: Tela Solução de problemas
     Tela Solução de problemas com Atualizar PC selecionado
  3. Clique em Avançar.
    Figura 5: Tela Atualizar PC
     Atualizar PC com Avançar selecionado
  4. Aguarde até que o processo de atualização seja concluído. Leia e responda às telas exibidas.
    • Se o computador iniciar e abrir o Windows 8, o problema estará resolvido.
    • Se o computador não iniciar e abrir a tela Escolha uma opção, continue.
  5. Na janela Escolha uma opção, selecione Solução de problemas.
  6. Clique em Restaurar o PC.
    Figura 6: Tela Solução de problemas
     Tela Solução de problemas com Restaurar o PC selecionado
  7. Clique em Avançar.
    Figura 7: Tela Restaurar o PC
     Restaurar o PC com Avançar selecionado
  8. Selecione a opção rápida para remover seus arquivos pessoais.
    ATENÇÃO:Seus arquivos e configurações pessoais serão destruídos ao efetuar essa etapa. Certifique-se de ter feito backup de todos os seus arquivos importantes antes de continuar. Não continue se tiver arquivos importantes no disco rígido que não foram salvos em backup. Talvez seja necessário procurar um serviço profissional de recuperação de dados para restaurar seus arquivos.
  9. Aguarde a conclusão do processo de restauração. Leia e responda às telas exibidas.
    • Se o computador iniciar e abrir o Windows 8, o problema estará resolvido.
    • Se o computador não iniciar e abrir a tela Escolha uma opção, entre em contato com a HP.
Se nenhum dos sintomas anteriores forem correspondes ao que seu computador apresenta, siga estas etapas para resolver o problema.
Se os módulos de memória não estiverem totalmente encaixados, podem ocorrer problemas de computação e desempenho. Esses problemas podem ser resolvidos com a remoção e a reinstalação dos módulos.
Siga estas etapas para remover e reinstalar os módulos de memória e solucionar o problema:
  1. Desligue o computador e desconecte o cabo de alimentação.
  2. Remova a tampa para acessar a memória.
    Remover a tampa
    NOTA:Seu computador pode ser diferente desse apresentado na imagem.
    NOTA:Alguns computadores podem não ter tampa de acesso à memória. Encaminhe o computador à assistência técnica se não conseguir acessar a memória.
  3. Remova todos os módulos de memória do computador.
    Remover a RAM
  4. Reinstale todos os módulos de memória.
  5. Recoloque a tampa de serviço, a bateria e o cabo de alimentação.
  6. Ligue o computador.
    Se o computador iniciar, não será necessário continuar.
    Se o computador não iniciar, passe para a próxima etapa.
Se as etapas deste documento não tiverem resolvido o problema de inicialização, execute a recuperação de sistema para restaurar o computador ao seu estado original de fábrica. Para mais informações sobre a recuperação de sistema, consulte o documento Executar recuperação de sistema HP .

Entrar em contato com o Suporte HP

Se você não conseguir encontrar uma solução neste documento, entre em contato com a HP para obter mais ajuda ou encaminhar o computador à assistência técnica.

Fóruns de suporte HP

Encontre soluções e colabore com outras pessoas no Fórum dos usuários HP
HP BrasilHP BrasilHP BrasilCanal HP