Ir para o conteúdo

Como limpar e fazer a manutenção da impressora

  • ImprimirImprimir

Introdução

Este documento lhe mostrará como limpar e fazer a manutenção da impressora HP Deskjet série 970C e dos cartuchos de impressão. Como este documento contém muitas instruções, é aconselhável imprimi-lo como referência.

Manutenção da impressora HP Deskjet série 900C

Pelo fato de a impressora ejetar uma camada fina de tinta no papel, podem aparecer eventualmente manchas no gabinete da impressora. Siga as instruções abaixo para fazer a limpeza da impressora.
  • Não limpe a parte interna da impressora. Mantenha todo tipo de líquido longe das partes internas da impressora.
  • Para remover manchas, borrões e/ou tinta seca da parte externa da impressora, utilize um pano macio umedecido com água. Não utilize nenhum produto de limpeza. Se, por ventura, for utilizado algum produto de limpeza na impressora, limpe as superfícies externas da impressora com um pano macio umedecido com água.
  • Não lubrifique a haste onde o compartimento do cartucho se movimenta. Quando os compartimentos se movimentam, é normal escutar algum barulho.
A limpeza dos cartuchos de impressão HP Inkjet pode melhorar a qualidade da impressão. Se não aparecerem linhas ou pontos na impressão, execute detalhadamente os passos na sessão Correção da falta de linhas e pontos, neste documento. Se a impressão estiver com listras de tinta, execute detalhadamente os passos na sessão Eliminação de listras de tinta.

Correção da falta de linhas e pontos

Limpe os cartuchos de impressão HP Inkjet quando você perceber que estão faltando linhas ou pontos nos textos ou gráficos impressos, como demonstrado na figura abaixo:
Você pode limpar os cartuchos de impressão Inkjet a partir da Caixa de ferramentas HP ou do painel frontal da impressora.
Nota: Não limpe os cartuchos de impressão HP Inkjet sem necessidade, pois isto gasta a tinta e reduz a vida útil do cartucho.
Nota: Se a impressora estiver instalada em uma rede, você não terá acesso à Caixa de ferramentas HP e precisará limpar os cartuchos a partir do painel frontal da impressora.

Microsoft (R) Windows

  1. Clique em Iniciar, Programas, HP Deskjet Série 970C e depois clique na Caixa de ferramentas da HP Deskjet Série 970C.
  2. Na guia Serviços da impressora, clique em Limpar cartuchos de impressão. A caixa de diálogo Limpar cartuchos de impressão aparecerá.
  3. Clique em Limpar.
  4. Uma página é impressa para mostrar os resultados da primeira limpeza. Se a qualidade da impressão estiver boa, clique em Pronto. Clique em Limpeza intermediária para fazer mais uma limpeza cuidadosa e depois passe para o próximo passo.
  5. Outra página é impressa para mostrar os resultados da limpeza intermediária. Se a qualidade da impressão estiver boa, clique em Pronto. Clique em Aprimorar para limpar melhor os cartuchos de impressão e passe para o próximo passo.
  6. Uma terceira página é impressa para mostrar os resultados. Se a qualidade da impressão estiver boa, clique em Pronto. Clique em Limpar novamente para limpar os cartuchos de impressão mais uma vez. Se os cartuchos de impressão não estiverem limpos depois desse último teste, eles devem ser substituídos.

Macintosh

  1. Clique duas vezes no ícone Utilitário da HP Deskjet Série 900 na pasta Utilitários no diretório principal do disco rígido.
  2. Clique no botão Limpar no painel, depois clique no botão Limpar e siga as instruções exibidas na tela.

Limpeza dos cartuchos utilizando o painel frontal da impressora

  1. Mantenha o botão Power pressionado, em seguida pressione duas vezes o botão Cancelar.
  2. Uma página é impressa para mostrar os resultados da primeira limpeza. Se a qualidade de impressão ainda não estiver boa, vá para o próximo passo.
  3. Mantenha o botão Power pressionado. Mantendo o botão Power pressionado, pressione duas vezes o botão Cancelar e uma vez o botão Resume.
  4. Outra página é impressa para mostrar os resultados da limpeza intermediária. Se a qualidade de impressão ainda não estiver boa, vá para o próximo passo.
  5. Mantenha o botão Power pressionado. Enquanto o botão Power estiver pressionado, pressione duas vezes o botão Cancelar e duas vezes o botão Resume.
  6. Uma terceira página é impressa para mostrar os resultados da limpeza avançada.
Se esse processo não melhorar a qualidade da impressão, os cartuchos de impressão HP Inkjet estão com pouca tinta. Se não puder utilizar a Caixa de ferramentas HP, verifique o nível de tinta dos cartuchos, abrindo a Caixa de ferramentas HP e clicando na guia Nível estimado de tinta. Se necessário, substitua o cartucho de impressão HP Inkjet. Resíduos de fibras podem se infiltrar na tinta, deixando rastros e listras. Se o problema persistir, vá para o passo 2.

Eliminação das listras

Se você utilizar a impressora HP Deskjet série 970C em um ambiente empoeirado, a impressão pode apresentar listras devido a um pequeno acúmulo de sujeira dentro da impressora.
Listras de tinta
Essa sujeira pode ser: poeira, cabelo, fibras de carpete ou tecido. Para corrigir ou prevenir as listras de tinta, limpe duas áreas da impressora HP Deskjet série 970C:
  • Os cartuchos de impressão HP Inkjet
  • O compartimento do cartucho de impressão HP Inkjet

Material necessário

Antes de começar, verifique os seguintes materiais necessários:
  • Uma haste de algodão ou qualquer material macio que não quebre ou deixe fiapos (um pedaço de tecido de algodão, como, por exemplo, um lenço).
  • Água destilada, filtrada ou mineral. Água de torneira pode conter impurezas que podem danificar os cartuchos de impressão HP Inkjet.
  • Pedaços de papel ou papel toalha para colocar os cartuchos de impressão HP Inkjet enquanto estiver limpando.
    Cuidado: Tenha cuidado para não manchar de tinta suas mãos e roupas

Remoção dos cartuchos de impressão HP Inkjet

  1. Ligue a impressora HP Deskjet série 970C e levante a tampa superior da impressora. Os cartuchos de impressão HP Inkjet movimentam-se até o centro da impressora.
  2. Depois de os cartuchos de impressão HP Inkjet estarem no centro da impressora HP Deskjet série 970C, desligue o cabo de força da parte traseira da impressora.
  3. Remova os cartuchos de impressão e coloque-os deitados sobre um papel.
    Aviso: Mantenha os cartuchos, novos e usados, fora do alcance das crianças.
    Cuidado: Depois que você removeu os cartuchos de impressão HP Inkjet, tome cuidado para que eles não fiquem fora da impressora por mais de 30 minutos.

Limpeza dos cartuchos de impressão HP Inkjet

  1. Segure firmemente a parte superior do cartucho de impressão HP Inkjet.
  2. Umedeça uma haste de algodão limpa com água destilada e retire o excesso de água.
  3. Limpe a frente e as laterais do cartucho de impressão como mostra a figura abaixo. Não limpe a placa dos bicos (veja a figura 1).
    Figura 1: Limpeza do cartucho de impressão.
    Cuidado: Tome cuidado para não tocar nos bicos de tinta na parte de baixo do cartucho de impressão nem nos contatos de cobre na parte de trás do carro de impressão. Se você encostar nessas partes do cartucho de impressão HP Inkjet pode provocar obstruções, falha de tinta ou conexão elétrica defeituosa.
  4. Coloque o cartucho de impressão HP Inkjet contra a luz e verifique se não há fiapos na frente e nas laterais. Se ainda houver fiapos, repita os passos 2 e 3.
  5. Repita os passos de 1 a 4 com o cartucho de impressão HP Inkjet tricolor, utilizando uma haste de algodão limpa umedecida para evitar qualquer contaminação.

Limpeza do compartimento do cartucho de impressão HP Inkjet

  1. Posicione a impressora HP Deskjet Série 970C de modo a visualizá-la com facilidade.
  2. Localize o compartimento onde ficam os cartuchos de impressão HP Inkjet.
  3. Utilize hastes de algodão limpas e umedecidas para limpar a parte de baixo de cada lado do carro onde os fiapos possam ficar ou entrar em contato com o papel (veja a figura 2). Repita este passo até que você não veja nenhum resíduo de tinta na haste de algodão limpa.
    Figura 2: Limpeza do compartimento do cartucho de impressão.

Reinstalação dos cartuchos de impressão HP Inkjet

  1. Reinstale os cartuchos de impressão HP Inkjet e feche a tampa superior da impressora.
  2. Carregue a bandeja de entrada com papel branco.
  3. Conecte novamente o cabo de força na parte de trás da impressora.
Imprima uma página de teste seguindo os passos abaixo:
  • Se estiver utilizando o Microsoft Windows: Abra a Caixa de ferramentas HP Deskjet Série 970C, clique na guia Serviços da impressora e depois em Imprimir uma página de teste.
  • Se estiver utilizando um Macintosh: Clique duas vezes no ícone Utilitário da HP Deskjet Série 900 na pasta Utilitários no diretório principal do disco rígido, clique na guia Teste, depois clique no botão Teste.
  • Se estiver utilizando um Macintosh: Clique duas vezes no ícone Utilitário da HP Deskjet Série 900 na pasta Utilitários no diretório principal do disco rígido, clique na guia Teste, depois clique no botão Teste.
    Nota: Se ainda aparecerem listras, repita o procedimento até que o teste de impressão esteja limpo. Você encontrará mais dicas sobre manutenção em http://www.hp.com/support/home_products.Para o melhor desempenho da sua impressora, a HP recomenda utilizar somente suprimentos HP originais para HP Deskjet. Danos resultantes de modificação ou recondicionamento de cartuchos de impressão HP estão fora da cobertura da garantia HP. Os números do cartucho de impressão HP Inkjet para a impressora são: Preto HP série 51645 e Tricolor HP série C6578.

Links de suporte relacionados

Fóruns de suporte HP

Encontre soluções e colabore com outras pessoas no Fórum dos usuários HP
HP PortugalHP PortugalHP PortugalHP no YouTube