Ir para o conteúdo

O monitor ou TV não exibe imagens após a inicialização do computador

  • ImprimirImprimir
Este documento se refere aos desktops HP e Compaq.
Este documento aborda como solucionar problemas na conexão de vídeo de um monitor (ou TV usada como tal) a um computador. Caso tenha um computador com monitor embutido, como um computador All-in-One HP ou Compaq ou um computador HP TouchSmart , consulte A tela fica preta após a inicialização do computador .
Este documento o ajudará a determinar se a tela sem imagens foi causada pelo hardware do computador, pelo sinal de vídeo para o monitor, ou pelo próprio monitor.

Antes de começar

Verifique os itens abaixo antes de seguir as instruções nesse documento:
  • Certifique-se de que o monitor tenha energia elétrica e de que a luz se acenda quando o botão Liga/Desliga é pressionado. Se a luz no monitor continuar apagada, o monitor não está recebendo energia da tomada ou do adaptador.
  • Caso tenha um monitor LCD de tela plana, desconecte o respectivo cabo de alimentação, aguarde aproximadamente 30 segundos, reconecte o cabo e ligue o monitor. Isso redefine os componentes eletrônicos do monitor.
  • Se o monitor tiver um cabo removível, obtenha outro cabo para fazer testes e identificar se o anterior está danificado.
  • Desconecte todos os dispositivos exceto mouse, teclado e monitor. Isso inclui a remoção de pen drives e cartões de memória em slots de leitores de cartão.

Etapa 1: Escutar os sons do computador e verificar as luzes

Para ajudar a determinar se o problema está sendo causado pelo computador, ligue-o e escute os sons que emite. Verifique as luzes do computador. O que você notou?
  • Se o computador emitir um som de bipe quando é inicializado, pode ser que uma placa, cabo, módulo de memória ou o processador tenha se soltado. Vá para Reconectar componentes internos soltos para verificar se há componentes soltos.
  • Você consegue ouvir as ventoinhas do computador girando? Caso não escute o barulho das ventoinhas e as luzes de energia do computador não estejam ligadas, o problema está relacionado ao computador e não ao monitor. Para continuar a solucionar o problema de computador que não inicia, selecione o seu sistema operacional abaixo:
  • Se for possível ouvir o giro da ventoinha do computador e ver as luzes nele, o problema talvez seja causado pela conexão do cabo de vídeo ou pelo monitor. Passe para a próxima etapa.

Etapa 2: Conectar o computador a outro monitor

Conecte outro monitor ao computador para determinar qual dispositivo está com o problema (o monitor ou o computador). Caso não tenha um monitor extra, conecte temporariamente o computador ao monitor de um amigo para efetuar a solução de problemas.
Quando o monitor estiver conectado, ligue o computador e o monitor. O que aconteceu?
  • Se o outro monitor conectado não exibir nada , desconecte o cabo e passe para a Etapa 3: Verificar se o cabo ou os conectores de vídeo estão danificados
  • Se o novo monitor conectado exibir a(s) primeira(s) tela(s) de inicialização mas depois a imagem sumir, há um problema na inicialização do Windows. Passe para a Etapa 5: Alterar a resolução da tela .
  • Se o novo monitor funcionar bem , o monitor original ou seus cabos estão defeituosos. Faça o seguinte:
    1. Substitua o cabo de alimentação do monitor.
    2. Ligue o monitor. Se o monitor exibir imagens, o problema estará resolvido. Se o monitor permanecer sem imagem, prossiga com estas instruções.
    3. Substitua o cabo de vídeo.
      Ligue o monitor. Se o monitor exibir imagens, o problema estará resolvido. Se o monitor permanecer sem imagem, prossiga com estas instruções.
    4. Se o monitor não funcionar após a substituição dos cabos, substitua-o ou leve-o à assistência técnica.

Etapa 3: Verificar se o cabo ou os conectores de vídeo estão danificados

Verifique se o cabo ou os conectores de vídeo estão danificados. Verifique se há amassados ou rupturas no cabo ou pinos amassados ou quebrados nos conectores. Com o monitor e o computador desligados, tente endireitar os pinos amassados com um pequeno tubo de metal, como a ponta vazia de uma lapiseira ou a ponta de uma caneta de ponta retrátil.
Figura 1: Conector de vídeo
Se houve necessidade de endireitar pinos, reconecte o monitor, certificando-se de que o cabo de vídeo esteja firmemente conectado, e ligue o computador e o monitor. Se ainda não houver imagem, passe para a próxima etapa.

Etapa 4: Redefinir e atualizar o BIOS

Siga estas instruções mesmo se não houver imagem no monitor.
Caso um item tenha sido alterado no BIOS, como a configuração do dispositivo principal de imagem, siga uma das seções abaixo para restaurar o BIOS à configuração padrão:
  1. Ligue o computador e pressione repetidamente a tecla F10 por oito segundos.
  2. Pressione três vezes a tecla de seta para baixo .
  3. Pressione a tecla Enter duas vezes.
  4. Reinicie o computador.
  1. Ligue o computador e pressione repetidamente uma das teclas abaixo. Pressione a tecla cerca de uma vez a cada segundo, por 5 segundos, após ligar o computador.
    • Para computadores HP e Compaq que vieram com o Windows 7 ou Windows Vista, pressione F10 .
    • Para computadores HP e Compaq que vieram com o Windows XP, pressione F1 .
    • Para desktops Compaq Presario fabricados antes de 2002, pressione F10 .
  2. Aguarde mais cinco segundos.
  3. Pressione a tecla F5 . Isso restaura as configurações padrão do BIOS.
  4. Pressione a tecla Enter . Isso faz com que as alterações sejam aceitas.
  5. Pressione a tecla F10 . Isso salva as alterações.
  6. Pressione a tecla Enter . Isso salva as alterações e sai do BIOS.
  7. O monitor deve exibir as primeiras telas recebidas do computador (as telas de logotipo). Caso contrário, encontre e baixe a atualização mais recente do BIOS , se houver uma disponível para o computador.
  8. Se uma atualização do BIOS não estiver disponível ou o monitor ainda não exibir imagens, vá para a próxima etapa.

Etapa 5: Reconectar componentes internos soltos

Se o gabinete do computador foi reparado ou transportado recentemente, pode ser que uma placa, cabo, módulo de memória ou o processador tenha se soltado. Quando isso acontece, o computador pode emitir um bipe ao ser ligado. Siga as instruções abaixo para verificar se há componentes soltos:
Aviso:As bordas dos painéis de metal podem cortar a pele. Tenha cuidado para não raspar a pele nas bordas de metal internas do computador.
Cuidado:Esse equipamento contém componentes que podem ser danificados por descargas eletrostáticas (ESD). Para reduzir o risco de danos por ESD, trabalhe sobre piso sem tapete, use uma superfície de trabalho que dissipe energia estática (como um bloco de espuma condutora) e use pulseira antiestática conectada a uma superfície aterrada.
Aviso:As bordas dos painéis de metal podem cortar a pele. Tenha cuidado para não raspar a pele nas bordas de metal internas do computador.
  1. Desconecte todos os cabos, exceto o de alimentação. Anote o local de cada cabo, caso não saiba onde conectá-los.
  2. Com o cabo de alimentação desconectado, pressione o botão Liga/desliga , na parte frontal do computador, por 5 segundos.
  3. Remova o(s) parafuso(s) que prendem o painel ou a tampa traseira do computador.
  4. Retire o painel lateral do gabinete do computador, deslizando-o.
  5. Pressione gentilmente as bordas externas das placas e módulos de memória inseridos na placa-mãe, para encaixá-los melhor. Não pressione com força.
  6. Pressione gentilmente os conectores dos cabos de dados (cabos de fita) para encaixá-los.
  7. Recoloque o painel lateral e o(s) parafuso(s), reconecte os cabos ao computador e ligue-o.
  8. Se o monitor ainda não exibir imagens, o hardware de vídeo pode estar defeituoso e precisar ser substituído ou enviado à assistência técnica. Se o monitor exibir a primeira tela de inicialização mas não exibir o Windows, vá para a próxima etapa.

Etapa 6: Alterar a resolução da tela

Esta etapa não surtirá efeito se não for possível ver as primeiras telas de inicialização, conforme observado na seção anterior.
Siga as instruções abaixo para mudar para uma resolução de tela e configuração de profundidade de cor compatíveis em um modo de vídeo padrão. Em monitores LCD de tela plana, configure a resolução de vídeo para a resolução nativa.
Nota:Conecte o computador a um monitor em funcionamento para seguir estas instruções.
Nota:Se não for possível selecionar a resolução de vídeo nativa do monitor, atualize os drivers de vídeo do computador e repita essa etapa.
  1. Ligue o computador e pressione várias vezes a tecla F8 quando a primeira tela de inicialização for exibida.
  2. Aumente a resolução de vídeo como descrito a seguir.

Etapa 7: Desativar as configurações de energia no BIOS

Se o Windows tiver sido atualizado recentemente, talvez o sistema esteja inicializando em estado de economia de energia e apresentando a tela escura antes de carregar. Assim que o Windows se carregar (aproximadamente dois minutos após o computador ser ligado), pressione o botão Liga/Desliga rapidamente ou pressione a tecla Suspender no teclado, para ver se o computador sai do estado de suspensão. Se o computador inicializar em estado de suspensão sempre que for ligado, siga as instruções abaixo para desativar a economia de energia no BIOS.
Nota:Conecte o computador a um monitor em funcionamento para seguir estas instruções.
  1. Ligue o computador e pressione repetidamente uma das teclas abaixo. Pressione a tecla cerca de uma vez a cada segundo, por 5 segundos, após ligar o computador.
    • Para computadores HP e Compaq que vieram com o Windows 7 ou Vista, pressione F10 .
    • Para computadores HP e Compaq que vieram com o Windows XP, pressione F1 .
    • Para desktops Compaq Presario fabricados antes de 2002, pressione F10 .
  2. Na tela de Setup (Configuração), pressione a tecla Seta para a direita e selecione Power (Energia).
  3. Pressione a tecla Seta para baixo para selecionar e configurar um destes itens, dependendo do que estiver exibido na tela:
    • Power Savings (Economia de Energia), APM ou Advanced Power Management (Gerenciamento Avançado de Energia) - Selecione Disabled (Desativado) e pressione a tecla F10 para salvar as configurações e sair.
    • APIC Interrupt Routing (Roteamento de Interrupção APIC) - Se o computador tiver o Windows XP e essa configuração estiver desativada, selecione Enabled (Habilitar) e pressione F10 para salvar as configurações e sair. Deixe o Windows reinicializar e defina as preferências de energia a partir dele.
      Se o Windows ainda não aparecer ou se não for possível usar as opções de energia no sistema, encontre e baixe a atualização mais recente do BIOS , se houver uma disponível para o seu computador.
      Restaure APIC Interrupt (Interrupção APIC) à configuração anterior, se algum problema ocorrer.
  1. Ligue o computador e pressione F10 repetidamente. Após ligar o computador, pressione a tecla cerca de uma vez a cada segundo durante cinco segundos.
  2. No utilitário de configuração do BIOS, pressione a tecla de seta para a direita para selecionar a guia Power (Energia).
  3. Pressione a tecla de seta para baixo para selecionar o item Hardware Power Management (Gerenciamento de energia do hardware).
  4. Pressione a tecla de seta para a direita para desativar SATA Power Management (Gerenciamento de Energia SATA).
  5. Pressione F10 para salvar as configurações e sair.
Nota:Se ainda estiver tendo problemas com um monitor LCD de tela plana, há mais instruções que podem ajudá-lo a resolver o problema. Consulte o documento de suporte HP Screen Is Blank after Starting the PC, or Power Adapter Connector Appears to be Missing (O monitor não exime imagens após a inicialização do computador ou o conector do adaptador de energia parece estar ausente; em inglês).

Etapa 8: Substituir a placa de vídeo ou enviar o hardware à assistência técnica

Caso tenha seguido todas as etapas deste documento e o problema persistir, o hardware provavelmente está com defeito.
Se o monitor não funcionar em outro computador, o monitor pode estar com defeito. A máquina deve ser substituída ou reparada. Fale com a HP (em inglês) para suporte se o seu monitor estiver na garantia ou entre em contato com um centro de serviço autorizado caso a garantia do monitor tenha expirado.
Se o monitor funcionar em outro computador e o computador original tiver uma placa de vídeo, tente substituir a placa de vídeo.
Nota:Siga estas instruções apenas se o computador tiver uma placa de vídeo. Muitos desktops HP e Compaq não possuem uma placa de vídeo.
  1. Retire todos os cartões de memória, unidades flash USB e CDs/DVDs do computador, desligue-o e abra o gabinete.
    Nota: Caso necessite de ilustrações e instruções específicas para abrir o computador, procure um artigo de suporte destinado ao seu computador. Digite o número do modelo do computador no campo Produto no topo desta página e pesquise abrir o gabinete .
  2. Localize a placa de vídeo.
  3. Desconecte todos os cabos conectados à placa e remova a placa de vídeo.
    Nota:Remover a placa de vídeo pode ser difícil. Se precisar de mais informações sobre como remover a placa, faça o seguinte:Se o computador usa o Windows XP ou sistemas anteriores, consulte o documento de suporte da HP Instalar ou substituir uma placa de vídeo .Se o computador veio com o Windows 7 ou Vista, digite o número do modelo do computador no campo Produto no topo desta página e pesquise Remover e instalar uma placa de expansão .
  4. Instale a nova placa de vídeo e conecte os cabos a ela.
  5. Conecte o cabo de alimentação e ligue o computador.
    Cuidado: Mantenha todos os itens distantes da área interna do computador para evitar danificá-lo.

Links de suporte relacionados

Fóruns de suporte HP

Encontre soluções e colabore com outras pessoas no Fórum dos usuários HP
HP PortugalHP PortugalHP PortugalHP no YouTube