Ir para o conteúdo

Usar o Desfragmentador de disco no Windows XP

  • ImprimirImprimir

Visão geral

Com o tempo, o computador cria, exclui e move muitos arquivos com tamanhos diferentes na unidade de disco rígido. Essa utilização normal do computador deixa fragmentos de arquivos separados e desorganizados.
O Desfragmentador de disco consolida arquivos e pastas fragmentados na unidade de disco rígido do computador e os reorganiza para aumentar o espaço disponível. Como resultado, a unidade de disco rígido do computador funciona mais rápida e eficientemente. A HP recomenda desfragmentar a unidade de disco rígido pelo menos uma vez por mês.

Sobre o Desfragmentador de disco

Antes de iniciar a reorganização e compactação dos arquivos, o Desfragmentador de disco inspeciona a unidade de disco rígido para identificar se a desfragmentação é necessária. Clique no botão Analisar para que o Desfragmentador de disco calcule a quantidade de espaço em disco usado pelos arquivos fragmentados.
Se uma grande quantidade de faixas vermelhas for exibida na ilustração da análise, o Desfragmentador de disco recomendará consolidar esses arquivos de maneira contígua. Faixas verdes geralmente indicam arquivos que o Windows não pode mover os arquivos, como os arquivos que compõem o sistema operacional.
Figura 1: O Desfragmentador de disco no Windows XP
1 - Unidade selecionada para análise e desfragmentação.
2 - Faixas vermelhas indicam arquivos fragmentados.
3 - Os arquivos contíguos são indicados por faixas azuis.
4 - Botão Analisar.
5 - Botão Desfragmentar.
6 - Faixas verdes indicam arquivos que não podem ser movidos.
7 - Botão Exibir relatório.
Quando a desfragmentação do disco estiver concluída, um relatório detalhado da quantidade de arquivos fragmentados e o espaço em disco que se tornou disponível pode ser visto clicando no botão Exibir relatório.

Iniciar o Desfragmentador de disco

Usar o Desfragmentador de disco é simples e, uma vez que ele tenha sido iniciado, funcionará sem necessidade de supervisão. Dependendo do tamanho da unidade de disco rígido e da quantidade de arquivos fragmentados, a desfragmentação pode demorar mais de uma hora. Siga as instruções abaixo para iniciar a desfragmentação da unidade de disco rígido.
  1. Feche todos os programas em execução. Isso inclui programas em segundo plano e protetores de tela.
  2. Clique em Iniciar, Todos os programas, Acessórios e em Ferramentas do sistema.
  3. Clique em Desfragmentador de disco. Siga as instruções da tela. Se o Desfragmentador de disco se reiniciar repetidas vezes, um programa oculto em segundo plano ainda estará acessando a unidade de disco rígido. Reinicie o computador no Modo seguro e tente novamente.

Links de suporte relacionados

Fóruns de suporte HP

Encontre soluções e colabore com outras pessoas no Fórum dos usuários HP
HP PortugalHP PortugalHP PortugalHP no YouTube