Ir para o conteúdo

A unidade de CD/DVD não é detectada (Windows Vista)

  • ImprimirImprimir
Este documento se aplica aos desktops HP e Compaq com Windows Vista.
Ao tentar gravar ou acessar um disco, nada acontece, ou é exibida uma mensagem de erro no software de gravação de CD/DVD informando que a unidade não pôde ser encontrada.
Nota:Caso tenha atualizado um computador com Windows XP para o Vista e a unidade estava funcionando com o XP mas não está mais funcionando corretamente no Vista, inicie na Etapa 4 para remover os filtros de controle superiores e inferiores do Registro (passo a passo). Para obter mais informações, leia o artigo de suporte da Microsoft A unidade de CD ou DVD não funciona conforme o esperado em um computador atualizado para o Windows Vista .

Etapa 1: Verificar o nome da unidade no Gerenciador de Dispositivos

Se você conseguir usar a unidade de CD/DVD no Windows mas o software de gravação de disco (como o Roxio Creator Basic) não funcionar, vá para a etapa 5: O software de gravação de CD/DVD não reconhece a unidade . Caso contrário, use o Gerenciador de Dispositivos para reinstalar a unidade e descobrir se o Windows consegue reconhecê-la.
Mostre-me como
Nota:Sempre que o Controle de Conta de Usuário for exibido, clique em Continuar .
  1. Clique em Iniciar e insira "gerenciador de dispositivos " no campo Iniciar pesquisa.
  2. Clique no sinal de adição (+ ) ao lado de Unidades de DVD/CD-ROM .
    Se a unidade de DVD/CD-ROM não estiver na lista, vá para a Etapa 2 para reinicializar o computador e reconectar os cabos da unidade, se necessário.
  3. Selecione o nome da unidade, clique em Desinstalar e espere aproximadamente cinco segundos.
    Figura 1: Botão Desinstalar dispositivo
    O nome da unidade deve ser removido da lista (e a categoria de unidades de DVD/CD-ROM também será removida se houver apenas uma unidade).
  4. Clique em Ação , selecione Verificar alterações de hardware e aguarde até que o Windows encontre e instale a unidade de CD/DVD.
  5. Depois disso, o nome da unidade deverá ser exibido em uma mensagem do Windows e no Gerenciador de Dispositivos.
    Figura 2: Mensagem Dispositivo instalado com êxito
  6. Abra novamente a categoria Unidade de CD/DVD-ROM e siga as ações abaixo de acordo com o for exibido em Unidades de CD/DVD-Rom:
    • Se o nome da unidade de CD ou DVD não estiver aparecendo , a unidade não está sendo detectada pelo Windows. Feche o Gerenciador de Dispositivos e vá para a Etapa 2 para reinicializar o computador e reinstalar os cabos da unidade, se necessário.
    • Se um nome de unidade for exibido com um ícone de alerta (o ícone da unidade fica marcado com um símbolo de alerta ), clique duas vezes no nome da unidade para obter mais informações. Siga estas instruções de acordo com o que for exibido na seção Status do dispositivo:
      • Se o código de erro 10 , 19 , 31 , 32 , 39 ou 41 for exibido no Status do dispositivo, há um problema na integração do software de gravação de CD anterior. Siga a Etapa 4 para remover do Registro os filtros de controle associados.
      • Para outros erros, consulte as informações fornecidas com o código de erro. Para mais informações, consulte o documento de suporte HP Informações sobre o Gerenciador de Dispositivos (Vista) .
    • Se um nome de unidade for exibido com o ícone de desativado (o ícone da unidade fica marcado com uma seta para baixo, ), a unidade foi desativada. Clique com o botão direito no nome da unidade e selecione Ativar . Pode ser necessário reiniciar o computador para concluir o processo de ativação. Depois de ser ativada, a unidade deve funcionar corretamente.
      Nota:Se não for possível ativar a unidade, é porque um driver ou serviço de software necessário está desativado ou não está funcionando corretamente. Clique no sinal de adição ao lado de Controladores IDE ATA/ATAPI para verificar se há algum problema e corrigi-los de acordo com os códigos de erro do Gerenciador de Dispositivos. Restaurar o BIOS também pode resolver o problema. Para restaurar o BIOS: reinicie o computador, pressione F10 repetidamente na inicialização para abrir o utilitário de configuração do BIOS, pressione F5 para restaurar os valores do BIOS para a configuração padrão e pressione F10 para salvar e sair.
    • Se a unidade de CD ou DVD estiver listada como normal , sem nenhum ícone especial , o Windows está detectando a unidade, mas outro software usado para gravar discos talvez não esteja. Siga a Etapa 5 para fazer com que o software de gravação de disco detecte a unidade.
    Figura 3: Unidades no Gerenciador de Dispositivos
    1 - Unidade desativada
    2 - Unidade que requer atenção

Etapa 2: Redefinir a alimentação do computador

Em determinadas condições de gravação, a unidade pode perder a comunicação com o Windows, mesmo após a reinicialização. Para redefinir a unidade, desligue completamente o computador selecionando Iniciar e Desligar no menu de energia. Aguarde cinco segundos para que o computador seja desligado completamente antes de ligá-lo novamente. Se a unidade não for reconhecida mesmo após a redefinição da alimentação, passe para a próxima etapa.

Etapa 3: Verificar os cabos da unidade

Siga as etapas desta seção para verificar os cabos da unidade:
Aviso:As bordas dos painéis de metal podem cortar a pele. Tenha cuidado para não raspar a pele nas bordas de metal internas do computador.
Cuidado:Esse equipamento contém componentes que podem ser danificados por descargas eletrostáticas (ESD). Para reduzir o risco de danos por ESD, trabalhe sobre piso sem tapete, use uma superfície de trabalho que dissipe energia estática (como um bloco de espuma condutora) e use pulseira antiestática conectada a uma superfície aterrada.
  1. Desligue o computador, desconecte todos os cabos e pressione por cinco segundos o botão Liga/Desliga na frente do computador.
  2. Remova o painel lateral.
    Figura 4: Remover o painel lateral
  3. Remova com cuidado o cabo de dados e o cabo de alimentação da parte traseira da unidade de CD.
    Figura 5: Cabos de dados e de alimentação
  4. Insira novamente o cabo de alimentação e o cabo de dados na parte de trás da unidade, assegurando que estejam firmemente conectados e que não haja pinos amassados.
  5. Com cuidado, remova e reconecte o cabo de dados da unidade de CD do conector na placa-mãe. Tenha cuidado para não desconectar outros cabos.
    Nota:Se a unidade de CD/DVD não for um equipamento original e tiver sido instalada recentemente, certifique-se de que o cabo da unidade esteja instalado corretamente:
    • Certifique-se que o cabo de dados dos conectores da unidade esteja no conector IDE correto da placa-mãe (geralmente o conector IDE secundário).
    • Certifique-se de que as configurações de jumper Master ou Slave correspondam à posição do conector do cabo ou que estejam configuradas em Cable Select.
      Figura 6: Jumper
      Figura 7: Conectores superiores do cabo IDE
      1 - Conector Slave (intermediário)
      2 - Conector Master (extremidade)
  6. Recoloque a tampa e reconecte os cabos de alimentação, teclado, mouse e vídeo.
    Figura 8: Reinstalar o painel lateral
  7. Ligue o computador. Quando a primeira tela de logotipo for exibida, pressione a tecla F10 repetidamente até que a tela de Configuração do BIOS seja exibida.
  8. Pressione F5 e pressione a tecla Enter para redefinir o BIOS aos padrões. As configurações padrão também podem ser encontradas na tela EXIT do utilitário de configuração do BIOS.
  9. Use as teclas de setas para a Esquerda e para a Direita para selecionar Main (Principal).
  10. O nome de identificação do hardware deve ser exibido ao lado de uma listagem de canais.
    Figura 9: Exemplo de unidade de CD/DVD listada no BIOS
    Siga uma destas ações dependendo do que for exibido no BIOS:
    • Se o nome da unidade for exibido , a unidade foi reconhecida pelo BIOS e também deve ser reconhecida pelo Windows. Pressione F10 para sair do BIOS e permitir que o computador inicialize no Windows.
      • Se o Windows reconhecer a unidade, o problema está resolvido.
      • Se o Windows não reconhecer a unidade, repita a Etapa 1 para verificar se o nome da unidade é exibido no Gerenciador de Dispositivos e solucione os problemas do software de gravação de discos, se necessário.
    • Se o nome da unidade ainda não foi exibido , substitua o cabo ou a unidade, ou leve o computador à assistência técnica.
    Nota:Depois de seguir essas instruções, se você achar que a unidade pode estar danificada, teste-a para verificar se há falha no hardware. Para obter mais informações sobre como testar o hardware da unidade de CD/DVD em busca de falhas, consulte o documento de suporte HP Testar hardware usando as Ferramentas de diagnóstico de hardware da HP (Windows 7) .

Etapa 4: Excluir os filtros superiores e inferiores do Registro

Exclua os filtros do Registro no caso dos códigos de erro 10 , 19 , 31 , 32 , 39 ou 41 no Gerenciador de Dispositivos seguindo as instruções abaixo:
  1. Clique nesta Solução Microsoft Fix it para limpar os filtros do Registro automaticamente:
    Caso não consiga usar a solução Microsoft Fix it, siga estas instruções para limpar os filtros superior e inferior do Registro manualmente:
  2. Desconecte todos os dispositivos plug and play externos que não são essenciais, especialmente câmeras, e siga as etapas abaixo.
    Mostre-me como
  3. Clique em Iniciar e digite "regedit " no campo Iniciar Pesquisa.
    A janela Editor do Registro será exibida.
  4. Selecione Computador na janela principal.
  5. Clique em Arquivo , em Exportar , digite um nome de arquivo fácil de lembrar e clique em Salvar .
    Uma cópia do Registro foi salva para finalidade de backup na pasta Documentos. Se houver problemas depois de seguir essas instruções, navegue até o arquivo e clique duas vezes nele para restaurar o Registro.
  6. Clique no sinal de adição (+ ) ao lado destes itens na lista:
    • HKEY_LOCAL_MACHINE
    • SYSTEM
    • CurrentControlSet
    • Control
    • Class
  7. Selecione 4D36E965-E325-11CE-BFC1-08002BE10318 . Certifique-se de selecionar o nome de chave exato.
  8. Selecione o valor LowerFilters e pressione a tecla Delete . Confirme a exclusão clicando em Sim .
    Figura 10: Editor do Registro: Chave LowerFilters
  9. Se o valor UpperFilters também estiver listado, selecione UpperFilters na janela direita e pressione a tecla Delete .
    Confirme a exclusão clicando em Sim .
  10. Exclua, se houver, todos os outros valores de UpperFilter e LowerFilter dentro da chave 4D36E965-E325-11CE-BFC1-08002BE10318.
  11. Feche o Editor do Registro e reinicie o computador. Agora a unidade de disco deve ser reconhecida pelo Windows. Pode ser necessário desinstalar o software de gravação de CD/DVD, reiniciar o computador, reinstalar o software e reiniciar o computador novamente se o software não reconhecer mais a unidade (veja a próxima etapa).

Etapa 5: O software de gravação de CD/DVD não reconhece a unidade

O software de gravação de CD/DVD exibe mensagens de que nenhuma unidade foi detectada.
Nota:Os softwares de gravação que acompanham os computadores HP e Compaq foram desenvolvidos para reconhecer somente as unidades originais de CD e DVD instaladas no computador. Se você tiver instalado uma nova unidade, use o software de gravação que a acompanha ou use os recursos de gravação nativos do Vista.
Figura 11: Exemplo de mensagem no Roxio Creator Basic 9

Etapa 5a: Reinstalar o software de gravação de disco

Fazer upgrade no sistema operacional ou instalar determinados tipos de software pode fazer com que outros softwares de gravação percam a conexão com a unidade. A instalação de softwares de gravação de disco, de alguns softwares de música e de softwares de criação/descriptografia de DVDs pode causar esse tipo de problema.
Para corrigir o problema e permitir que o software detecte a unidade novamente, desinstale o software de gravação de CD, reinicie o computador, reinstale o software e reinicie o computador novamente.
Nota: Se o software de gravação de CD/DVD tiver sido adquirido separadamente, desinstale-o, reinicie o computador, use os discos de instalação para instalar o software e reinicie o computador novamente.
O procedimento a seguir é um exemplo de como corrigir a mensagem No drive detected (Nenhuma unidade detectada) no Roxio Creator Basic v9.
Nota:Os que já conhecem bem a edição do Registro do Windows podem ganhar tempo acrescentando um valor LowerFilters ao Registro do Windows em vez de reinstalar o software. Para tanto, passe para a Etapa 4b.
  1. Desinstale o Roxio Creator Basic v9 em Adicionar/Remover Programas:
    1. Clique em Iniciar e em Painel de controle .
    2. Clique em Desinstalar um programa nas seções Programas.
    3. Selecione Roxio Creator Basic v9 e clique em Desinstalar na barra de menus.
    4. Clique em OK ou em Permitir nas mensagens de verificação exibidas.
  2. Após a desinstalação do Roxio Creator, reinicie o computador .
  3. Depois que o computador for reiniciado, instale o Roxio Creator Basic v9 a partir do programa HP Application Recovery:
    1. Clique em Iniciar , em Todos os programas , em Ajuda e ferramentas do computador e em Gerenciador de recuperação .
    2. No Gerenciador de recuperação, clique em Opções Avançadas .
    3. Selecione Reinstalação de software .
    4. Clique em Avançar e em Avançar novamente.
    5. Desça a lista e selecione Roxio Creator .
    6. Clique em Avançar e em Avançar novamente.
    7. Selecione Reiniciar o computador e clique em Concluir .
      Nota:É preciso reiniciar o computador depois da instalação do Roxio Creator para que a unidade seja reconhecida.
  4. Abra o Roxio Creator e verifique se o nome da unidade aparece como a seleção de destino.
    Nota:Se uma mensagem sobre a falta um arquivo de certificação for exibida, localize e exclua o arquivo oculto sarlicense9.dat. Para obter mais informações, consulte Error in Roxio Creator Basic: The certificate file is missing or has been corrupted (Erro no Roxio Creator Basic: o arquivo de certificação está faltando ou está corrompido; em inglês).
Após a reinstalação do software de CD/DVD e a reinicialização do computador, ele deve ser capaz de reconhecer a unidade de CD/DVD. Se a unidade não tiver sido reconhecida, passe para a próxima etapa.

Etapa 5b: Substituir o valor PxHelp20 do Registro

  1. Desconecte todos os dispositivos plug and play externos que não são essenciais, especialmente câmeras. Siga as instruções abaixo.
    Mostre-me como
  2. Clique em Iniciar e insira "regedit " no campo Iniciar Pesquisa.
    A janela Editor do Registro será exibida.
  3. Selecione Computador na janela principal.
  4. Clique em Arquivo , em Exportar , digite um nome de arquivo fácil de lembrar e clique em Salvar .
    Uma cópia do Registro foi salva para finalidade de backup na pasta Documentos. Se houver problemas depois de seguir essas instruções, navegue até o arquivo e clique duas vezes nele para restaurar o Registro.
  5. Clique no sinal de adição (+ ) ao lado destes itens na lista:
    • HKEY_LOCAL_MACHINE
    • SYSTEM
    • CurrentControlSet
    • Control
    • Class
  6. Selecione 4D36E965-E325-11CE-BFC1-08002BE10318 . Certifique-se de selecionar o nome de chave exato.
  7. Se o valor LowerFilters estiver listado no lado direito da janela do Editor do Registro, clique no valor LowerFilters e pressione a tecla Delete . Confirme a exclusão clicando em Sim .
  8. Com a chave 4D36E965-E325-11CE-BFC1-08002BE10318 ainda selecionada, clique com o botão direito em qualquer área vazia no lado direito do editor de Registro (o painel da janela que lista todos os valores dentro da chave).
  9. Selecione Novo e Valor de sequência múltipla .
  10. Substitua o texto padrão pelo novo valor digitando isto e pressionando Enter :
    LowerFilters
  11. Clique com o botão direito no novo valor LowerFilters e selecione Modificar .
  12. No campo Dados do valor, digite:
    PxHelp20
  13. Clique em OK .
    Um novo valor LowerFilters contendo dados PxHelp20 será listado na janela do Editor do Registro.
    Figura 12: Editor do Registro: Chave LowerFilters
  14. Feche o Editor do Registro e reinicie o computador . Agora a unidade de disco deve ser reconhecida pelo software de gravação. Caso o computador não tenha ligado, passe para a próxima etapa.
    Nota:Se uma mensagem sobre a falta um arquivo de certificação for exibida, localize e exclua o arquivo oculto sarlicense9.dat. Para obter mais informações, consulte Error in Roxio Creator Basic: The certificate file is missing or has been corrupted (Erro no Roxio Creator Basic: o arquivo de certificação está faltando ou está corrompido; em inglês).

Etapa 5c: Obter atualizações da Web

Acesse o site da HP para saber se há atualizações disponíveis de firmware da unidade e/ou do software de gravação.
  1. Se aparecer uma página pedindo que digite o número do seu modelo, digite-o. Por exemplo, o Pavilion p6230f.
  2. Selecione a versão do Windows que o computador está utilizando.
  3. Clique no link Firmware e procure por atualizações de firmware de CD/DVD disponíveis, como por exemplo atualização de firmware da unidade HLDS CH10L DVD-R/RW. Clique nos links Software - Multimídia e Software - Soluções e procure por quaisquer atualizações de software de gravação disponíveis, como por exemplo uma atualização do Roxio Creator.
  4. Se houver atualizações disponíveis para a unidade de CD/DVD ou o software de gravação, selecione as atualizações apropriadas.
  5. Siga as instruções na página de download para baixar cada atualização apropriada.
  6. Instale as atualizações de acordo com as instruções da página do download.
Assim que as atualizações estiverem instaladas ou se não houver atualizações disponíveis, passe para a próxima etapa.

Etapa 5d: Restaurar software

Use a Restauração do sistema da Microsoft para retornar o sistema a um momento em que o software de gravação de CD/DVD estava funcionado. Para obter mais informações, consulte o documento de suporte da HP Usar a Restauração do sistema da Microsoft no Windows Vista .
Se a Restauração do sistema não resolver o problema, também é possível usar o Gerenciador de recuperação para restaurar a configuração original do computador. Para obter mais informações, consulte o documento de suporte da HP Executar a recuperação do sistema HP no Windows Vista .

Suporte relacionado

Para obter mais informações sobre como testar o hardware da unidade de CD/DVD em busca de falhas, consulte o documento de suporte HP Testar hardware usando as Ferramentas de diagnóstico de hardware da HP (Windows 7) .
Nota:Um ou mais links acima o levarão para sites que não pertencem à Hewlett-Packard. A HP não controla nem é responsável pelas informações existentes fora de seu site.

Links de suporte relacionados

Fóruns de suporte HP

Encontre soluções e colabore com outras pessoas no Fórum dos usuários HP
HP PortugalHP PortugalHP PortugalHP no YouTube