Ir para o conteúdo

Resolver problemas de microfone e entrada de linha no (Windows Vista)

  • ImprimirImprimir
Este documento aplica-se aos desktops HP e Compaq com Windows Vista.
Este documento contém soluções para vários problemas com microfones e outras fontes de entrada de linha (como toca-fitas, toca-discos e outros tipos de dispositivos de som).
Nota:Certifique-se que o Windows esteja emitindo sons pelas caixas acústicas, antes de seguir este artigo. Se não sair som das caixas acústicas do computador, consulte Resolver problemas de som no Windows Vista .

Resolver a maioria dos problemas de microfone/entrada de linha

Siga estas instruções, na ordem, para testar, verificar hardware e conexões, atualizar drivers de áudio e configurar o som do Windows. Se você seguir as instruções na ordem correta, corrigirá o problema ou descobrirá que o software de áudio sendo usado precisa ser configurado ou atualizado.

Etapa 1: Testar o sinal de áudio

Siga este processo para descobrir se o Windows consegue detectar um sinal de áudio do microfone ou entrada de linha.
Nota:Se você estiver testando a entrada de linha e o dispositivo-fonte tiver um controle de volume, lembre-se de que colocar muito alto o volume do dispositivo pode causar distorções e pode danificar o hardware de áudio. Comece com o volume baixo e aumente-o lentamente até que a gravação esteja no nível desejado. Nunca aumente o volume mais que a metade, no dispositivo-fonte.
  1. Clique em Iniciar e em Painel de controle .
  2. Clique em Hardware e sons e em Gerenciar os dispositivos de áudio .
    Uma janela Som se abre.
  3. Clique na guia Gravação .
  4. Para testar o microfone, fale nele. Para testar a entrada de som, envie um sinal para entrada de linha a partir do dispositivo-fonte de áudio (pressione play no aparelho de som). Observe as barras cinzas próximas ao nome do dispositivo, na guia Gravação:
    • Se essas barras cinzas ficarem verdes, o dispositivo estará ativo e o sinal de áudio está passando pelo microfone ou entrada de linha. Esta etapa mostra se o problema está relacionado às configurações no software de gravação de som ou transporte de voz que você está tentando usar. Se você ainda não tiver feito isto, configure o dispositivo selecionado como padrão e ajuste os níveis conforme a etapa 4 . Assim que isso tiver sido feito, use e ajuste o software de gravação de som ou transporte de voz.
    • Se as barras permanecerem cinzas e inativas, o dispositivo não está reconhecendo o sinal. Deixe a guia Gravação aberta e siga para a próxima etapa.
    Figura 1: Som: Guia Gravação aberta mostrando um sinal de microfone detectado

Etapa 2: Verificar conexões e hardware

Se possível, conecte o microfone (ou o dispositivo-fonte usado para entrada de linha) em outro computador ou dispositivo de áudio. Por exemplo, para verificar um microfone, você pode conectá-lo a um gravador. Se o som for gravado, o microfone e o cabo estarão bons.
O microfone ou dispositivo-fonte deverão ser substituídos se não funcionarem com outro dispositivo de áudio.
Assim que você tiver verificado que o microfone (ou dispositivo-fonte) está bom, conecte-o à entrada correta no computador. Considere isto, ao verificar as conexões:
  • O conector do microfone, geralmente, é rosa.
  • O conector da entrada de linha, geralmente, é azul.
    Figura 2: Exemplo de conectores de áudio: rosa para microfone, azul para entrada de linha
  • Desconecte e reconecte o plugue. Mesmo que o plugue já esteja no conector correto, isso pode ajudar em casos de problema de conexão entre o plugue mini-din e o soquete.
  • Se você estiver usando um microfone USB, experimente um conector USB diferente. Se houver um software que acompanha o microfone, verifique se ele está corretamente instalado e é compatível com o Vista.
Teste o microfone ou a entrada de linha, como na etapa 1. Se o problema persistir, siga para a próxima etapa.

Etapa 3: Verificar níveis de volume e mudo

O volume do alto falante para o microfone e entrada de linha podem estar mudos ou desligados. Siga os passos abaixo para verificar os níveis de volume do alto falante para entrada de linha e microfone.
  1. Clique em Iniciar , e clique em Painel de Controle .
    A tela do Painel de Controle abrirá.
    Figura 3: Painel de Controle
  2. Clique em Hardware e Som .
    A tela Hardware e Som abrirá.
    Figura 4: Hardware e Som
  3. Clique em Som
    A janela Som se abrirá.
    Figura 5: Janela Som
  4. Selecione Alto Falantes, e em seguida clique em Propriedades .
    A janela Propriedades de Alto Falantes abrirá.
    Figura 6: Janela Propriedades de Alto Falantes
  5. Clique na guia Níveis .
    Figura 7: guia Níveis
  6. Clique no botão Mudo próximo a Microfone e qualquer outra entrada que esteja muda.
  7. Utilize a barra de rolagem para aumentar o nível para Microfone e cada entrada de linha no mínimo para 75.
    Figura 8: Níveis do Alfo Falante
  8. Clique em Ok.

Etapa 4: Atualizar os drivers de áudio

Pode ser que a entrada frontal do microfone não funcione, um dispositivo de gravação não apareça na guia Gravação, um microfone não seja reconhecido ao ser conectado ou outro problema. Drivers de áudio atualizados podem corrigir esses tipos de problemas. Siga estas instruções para garantir que os drivers de áudio estejam atualizados.
  1. Conecte-se à Internet.
  2. Clique em Iniciar e digite Gerenciador de dispositivos , no campo Iniciar Pesquisa.
    A janela do Gerenciador de dispositivos é exibida.
  3. Clique no sinal de mais (+ ) ao lado de Controladores de som, vídeo e jogo.
  4. Clique com o botão direito no nome do hardware de som e selecione Atualizar driver de software... .
    Figura 9: Gerenciador de dispositivos: Atualizar driver de software
  5. Clique em Pesquisar automaticamente software de driver atualizado e espere o Windows atualizar o software do driver.
    Figura 10: Atualizar driver de software: Pesquisar automaticamente software de driver atualizado
  6. O Windows verifica um site na web para ver se há drivers de software atualizados.
    • Se houver uma atualização disponível, deixe o Windows instalá-la.
    • Se não houver, siga para a próxima etapa.
  7. Assim que a atualização estiver instalada, teste o microfone ou a entrada de linha, como na etapa 1. Se o problema persistir, siga para a próxima etapa.
    Figura 11: Atualizar driver de software: Sucesso

Etapa 5: Configurar a gravação do Windows

Por padrão, o Windows Vista ativa automaticamente microfones e entradas de linha. Siga estas instruções para configurar a entrada de linha ou microfone para ser a padrão e para configurar os níveis de gravação.
  1. Se a guia Gravação, na janela Som, não estiver selecionada, abra a janela Som e clique na guia Gravação (como na etapa 1).
    Figura 12: Som: guia Gravação (para uma configuração de áudio on-board)
    1 - Entrada de microfone - processando e definida como padrão
    2 - Entrada de linha - processando
    3 - Entrada digital (porta S/PDif) - processando
    4 - Mixagem estéreo (software mixer) - Atualmente indisponível
  2. Se vários microfones ou entradas de linha estiverem disponíveis, selecione o que você quer usar. Clique em Definir padrão para tornar esse dispositivo a entrada-padrão de áudio.
  3. Se o dispositivo que você quer usar contiver um pequeno círculo com uma seta para baixo, o dispositivo estará desativado. Para ativar o dispositivo, clique com o botão direito no nome dele e selecione Ativar .
  4. Com o dispositivo selecionado, clique em Propriedades e na guia Níveis .
    Figura 13: Propriedades do microfone: guia Níveis
  5. Ajuste o controle deslizante até 75% da escala.
  6. Caso Sem som esteja ativado, clique nesse botão para reativar o som do dispositivo. O botão Sem som deve aparecer, agora, como um alto-falante azul sem nenhum círculo vermelho.
  7. Se o Aumento de sensibilidade do microfone estiver disponível, ajuste-o para +20,0 dB.
  8. Clique em OK para fazer as alterações.
  9. Teste o microfone, como na etapa 1, para determinar se o Windows consegue detectar um sinal de microfone ou entrada de linha. Se você tiver seguido todas as instruções e o microfone ou dispositivo de som ainda não funcionar, as entradas de áudio ou o hardware de som do computador podem estar com problemas.

O microfone não funciona com software de internet (chat, jogos, messengers)

Se o Windows conseguir detectar um sinal de áudio do microfone, o problema não está relacionado ao microfone. Você pode verificar se o microfone e o hardware de áudio estão funcionando bem, usando a primeira seção deste documento Resolver a maioria dos problemas de microfone/entrada de linha . Se o microfone conseguir gravar no Windows, certifique-se de que o software de voz está configurado para usar o microfone-padrão. Certifique-se de que o firewall esteja configurado para permitir que o software de voz acesse a internet. Como há muitos softwares que podem transmitir voz pela internet e cada um tem configurações diferentes, consulte a ajuda do software de transporte de voz para mais ajuda e informações.

O microfone falha após se instalar uma webcam ou microfone USB

Para usar o microfone com uma webcam ou microfone USB, pode ser necessário fazer uma configuração separada com o software que veio com o dispositivo. Certifique-se de que o dispositivo USB e qualquer software relacionado sejam compatíveis com o Windows Vista. Se você quiser usar um microfone que não o USB ou webcam, selecione o microfone-padrão que o Windows vai usar. Para mais informações sobre como definir o microfone-padrão, consulte, neste documento, a seção Etapa 4: Configurar a gravação do Windows . Consulte o site de suporte do fabricante da webcam ou microfone USB, para mais informações.

Usar o Gravador de som do Windows para testar o microfone

Você pode consultar esta seção para descobrir se o computador pode gravar o sinal de um microfone e reproduzi-lo. Use o Gravador de som do Windows para criar um arquivo de áudio, de acordo com estas instruções:
  1. Conecte o microfone ao computador.
  2. Clique em Iniciar , Todos os programas , Acessórios e selecione Gravador de som .
  3. Clique em Iniciar gravação (o ponto vermelho) e fale no microfone.
    Figura 14: Tela inicial do Gravador de som
  4. Ao concluir a gravação, clique em Parar gravação .
    Figura 15: Gravador de som durante a gravação
    Uma tela Salvar como se abre automaticamente.
  5. Digite o nome do arquivo e clique em Salvar . Um arquivo do tipo WAV ou WMA é criado na pasta de Documentos.
    Figura 16: Tela Salvar como do Gravador de som
  6. Localize e dê um duplo-clique no nome do arquivo da gravação, para reproduzi-la. O arquivo deverá ser executado no software de som associado ao tipo de arquivo de áudio - WAV ou WMA. Você abrir o arquivo de som usando o Windows Media Player.

Links de suporte relacionados

Fóruns de suporte HP

Encontre soluções e colabore com outras pessoas no Fórum dos usuários HP
HP PortugalHP PortugalHP PortugalHP no YouTube