Ir para o conteúdo

Alterar a quantidade de memória do sistema usada para vídeo on-board

  • ImprimirImprimir
Este documento está relacionado aos modelos de Desktops que vêm com vídeo on-board integrado.

Sobre a memória de vídeo integrada (UMA)

A Arquitetura de Memória Unificada (UMA) é a memória que pode ser usada pelo sistema e pelas propriedades de vídeo ao mesmo tempo. Alocar mais memória às propriedades de vídeo reduz a memória disponível no sistema. Todo o sistema funcionará melhor se a memória UMA for definida em um nível mais baixo, e o vídeo, em uma resolução mais baixa e com menos cor. A memória do sistema (como visto em Gerenciador de sistema, Desempenho) é reduzida na proporção do valor de RAM VGA UMA. Dependendo da quantidade de memória do sistema, a RAM do vídeo pode ser definida em um valor mais alto para aumentar o desempenho do vídeo. Aumentar a memória de vídeo pode também eliminar erros de memória que ocorrem na alteração para um modo de vídeo superior ou com mais cor.

Sobre o vídeo on-board da Intel

Leia esta seção se o seu computador usar vídeo on-board da Intel.
Alguns chipsets Intel usam alocação de memória dinâmica. A forma como a memória é usada pelo sistema depende da configuração:
  • Memória pré-alocada
    A memória pré-alocada é a atribuída antes de o sistema operacional e o driver de gráficos serem carregados na memória. Essa memória suporta aplicativos DOS ou outros programas em modo texto básico.
  • Memória fixa
    Esse método aloca um bloco de memória fixo para uso por drivers de vídeo carregados pelo sistema operacional. Em geral, o sistema operacional relata a memória como presente, mas em uso. Esse modo suporta todos os gráficos 2D e 3D em qualquer tamanho e quantidade de cores oferecidos pelo computador e pelo hardware de vídeo. Para chipsets Intel, a memória fixa pode ser usada em conjunto com a memória dinâmica. Pense na configuração de memória fixa como uma alocação de memória mínima.
  • Memória dinâmica
    Esse método reserva um pool de memória para compartilhamento entre programas e exibição gráfica. Quando a exibição gráfica necessitar de mais memória, o sistema a fornecerá. Quando ela necessitar de menos memória, essa memória será liberada para uso pelos programas. A memória dinâmica pode ser usada em conjunto com a memória fixa.

Sobre o vídeo ATI Radeon Xpress

Leia esta seção se o seu computador usar vídeo on-board ATI Radeon Xpress.
Os chipsets ATI Radeon Xpress 200 oferecem gráficos integrados com o uso da memória do sistema. O recurso Hypermemory do chipset define um nível fixo de memória gráfica e aloca dinamicamente memória adicional com base na necessidade e na disponibilidade. A alocação de memória gráfica é pré-definida pela quantidade de memória do sistema que está instalada e não é ajustável como uma configuração no BIOS.
Quando o computador é iniciado, ele recebe dois tipos de memória:
  1. a memória é alocada ao sistema antes do carregamento do BIOS, seja ela de 32 MB ou 64 MB.
  2. Um driver do Windows aloca dinamicamente a memória para o Windows. O Windows pode ter mais do que a memória inicial alocada antes do carregamento do BIOS (veja o gráfico).
    Gráfico de vídeo integrado ATI Radeon
    Memória do sistema instalada Memória de vídeo antes do BIOS Memória de vídeo para WindowsMemória de vídeo total
    128 MB 32 MB 32 MB 64 MB
    256 MB32 MB 64 MB 128 MB
    384 MB64 MB 128 MB 192 MB
    512 MB64 MB 192 MB 256 MB
    1 GB64 MB 192 MB 256 MB
  • O BIOS não relatará nenhuma memória dinâmica adicional. A memória adicional pode ser usada pelo Windows.
O BIOS do sistema não relatará nenhuma memória dinâmica adicional. Essa memória adicional é controlada pelos drivers do sistema operacional.

Instruções para alterar a memória de vídeo

Para a memória de vídeo que pode ser ajustada, siga os passos descritos a seguir para alterar a quantidade de memória de vídeo (RAM) da configuração do BIOS do computador:
  1. Ligue o computador.
  2. Quando a tela azul da HP for exibida, pressione F1 .
    Entrando na configuração deve aparecer na tela.
  3. Quando a tela de Configuração do BIOS for exibida, use a tecla de seta para a direita para selecionar a opção Avançada .
  4. Use a seta para baixo para selecionar a configuração da memória de vídeo; por exemplo: Tamanho RAM VGA, vídeo integrado ou memória de vídeo on-board.
  5. Pressione a tecla Enter .
  6. Use a tecla de seta para baixo para selecionar a quantidade de memória ou a configuração de memória listada e pressione a tecla Enter .
    Cuidado: Não selecione a configuração DISABLED (Desativada) sem ter uma placa de vídeo instalada! Isso fará com que a imagem do monitor desapareça até que uma placa de vídeo seja adicionada, ou o BIOS reconfigurado.
  7. Pressione a tecla F10 e depois pressione Enter para salvar as alterações e sair.
    O computador está definido para usar a nova configuração de memória de vídeo.

Links de suporte relacionados

Fóruns de suporte HP

Encontre soluções e colabore com outras pessoas no Fórum dos usuários HP
HP PortugalHP PortugalHP PortugalHP no YouTube