Ir para o conteúdo

Solução de problemas de teclado e mouse sem fio

  • ImprimirImprimir
Este documento se refere aos desktops HP e Compaq com teclado e mouse sem fio.
Siga as instruções deste documento para resolver diversos problemas referentes a teclado e mouse sem fio.
Nota:Esse documento oferece soluções para alguns dos problemas mais comuns encontrados com mouses e teclados sem fio. Caso o sintoma não esteja relacionado na lista abaixo ou seu teclado e mouse não sejam sem fio, use um dos documentos de suporte a seguir:
Figura 1: Exemplos de mouses e teclados sem fio
Mouses e teclados sem fio.
Nota:O mouse óptico sem fio pode piscar quando não estiver em uso. Essa é a atividade normal do mouse.

Assista um vídeo sobre solução de problemas de mouse e teclado sem fio

O mouse ou teclado não funciona

Caso seu mouse ou teclado sem fio não esteja funcionando, siga cada etapa na ordem, verificando o mouse e o teclado após cada uma até que o mouse e/ou o teclado funcionem:
  1. Se a parte de baixo do mouse tiver um botão liga/desliga, coloque-o na posição Ligar .
  2. Reinicie o computador. Isso pode resolver o problema pelo menos temporariamente, para que outras instruções de solução de problemas possam ser aplicadas.
  3. Mova o mouse ou teclado para mais perto do receptor
    O receptor é o hardware que recebe os sinais de sem fio do teclado e do mouse e transmite os dados para o computador. A maioria dos receptores se conecta a uma porta USB, seja diretamente ou via cabo, mas há alguns tipos de receptores que se conectam a portas PS/2.
    . Certifique-se de que o teclado e o mouse estejam a no máximo 30 centímetros de distância do receptor. Se o receptor estiver conectado a um cabo, posicione-o para que fique próximo ao mouse e ao teclado, no mesmo nível deles.
    Figura 2: Instalação típica do dispositivo sem fio
    Disposição típica do dispositivo sem fio.
  4. Troque as pilhas por um conjunto novo de pilhas alcalinas e certifique-se de que elas estejam instaladas corretamente. Se o mouse ou teclado não estiver funcionando, troque as pilhas mesmo que o software dele indique que elas ainda têm carga.
    Remova a tampa das pilhas para ter acesso a elas. Nos teclados, a tampa de acesso às pilhas fica na parte de baixo. Ao trocar as pilhas, procure o símbolo positivo (um sinal de adição +) impresso ao lado do compartimento das pilhas ou na tampa. Certifique-se de que a extremidade positiva da pilha esteja orientada no lado positivo do compartimento.
    Figura 3: Exemplos de posicionamento da bateria - seu mouse pode ser diferente
    Colocar as pilhas no mouse
  5. Caso tenha um receptor USB, desconecte-o, aguarde 10 segundos e insira-o em outra porta USB - de preferência em uma porta mais próxima ao teclado e ao mouse. Por exemplo, se o receptor USB estiver conectado a uma porta USB na parte de trás do computador, desconecte-o e conecte-o a uma porta USB frontal.
  6. Ressincronizar as conexões do teclado e do mouse sem fio.
      Ressincronizar o teclado e/ou o mouse faz com eles se reconectem ao receptor usando novos números de identificação.
      Nota:A sequência de conexão abaixo deve ser concluída em 60 segundos. Se a sequência não for concluída em 60 segundos, recomece-a.
      1. Com o receptor conectado, mantenha pressionado o botão Conectar no receptor até que o LED de atividade pisque.
        Figura 4: Exemplo de receptor sem fio com um botão de conexão
         Imagem de um receptor sem fio
        1 - Botão Conectar e luz de atividade do LED
        Figura 5: Exemplo de outro tipo de receptor sem fio com um botão de conexão
        Outro receptor sem fio com botão de conexão
        1 - Botão Conectar
        2 - LED do Num Lock
        3 - LED do Alpha Lock
        4 - LED do Scroll Lock
        5 - LED de atividade
      2. Mantenha pressionado o botão conectar na parte inferior do teclado até que a luz de atividade no receptor pare de piscar. Ao soltar o botão, certifique-se de que ele não fique preso na posição pressionado.
        Nota:Se o problema persistir depois da reconfiguração E caso haja algum teclado ou mouse sem fio por perto, siga novamente essas instruções, mantendo o botão do teclado ou mouse pressionado por dez segundos. Isso pode gerar um novo número de ID para o teclado ou mouse caso outro dispositivo esteja usando o mesmo número.
      3. Pressione novamente o botão Conectar no receptor até que a luz de atividade pisque.
      4. Mantenha pressionado o botão na parte inferior do mouse até que a luz de atividade no receptor pare de piscar. Verifique se o botão Conectar não se manteve pressionado.
      Ressincronizar o teclado e/ou o mouse faz com eles se reconectem ao receptor usando novos números de identificação.
      Nota:A sequência de conexão abaixo deve ser concluída em 60 segundos. Se a sequência não for concluída em 60 segundos, recomece-a.
      Figura 6: Receptor sem fio com botão de conexão
       Receptor sem fio USB com botão de conexão
      1. Desconecte o receptor USB da porta USB. Não é necessário removê-lo totalmente do computador; apenas desconecte-o.
      2. Aguarde dez segundos e encaixe o receptor de volta em seu lugar, certificando-se de empurrá-lo o máximo possível. A luz de atividade no receptor deve se acender e, em até 5 segundos, se apagar.
      3. Após a luz de atividade do receptor se apagar, mantenha pressionado o botão de conexão, na parte de baixo do teclado, até que a luz de atividade no receptor se acenda novamente. Ao soltar o botão, certifique-se de que ele não fique preso na posição pressionado.
        Nota:Se o problema persistir depois da reconfiguração E caso haja algum teclado ou mouse sem fio por perto, siga novamente essas instruções, mantendo o botão do teclado ou mouse pressionado por dez segundos. Isso pode gerar um novo número de ID para o teclado ou mouse, caso o outro dispositivo esteja usando o mesmo número.
      4. Após a luz de atividade do receptor se apagar, mantenha pressionado o botão de conexão, na parte de baixo do mouse, até que a luz de atividade no receptor se acenda novamente. Ao soltar o botão, certifique-se de que ele não fique preso na posição pressionado.
  7. Caso sejam exibidas mensagens de erro de teclado, remova o software antigo do teclado antes de usá-lo. Para isso, clique em Iniciar , Painel de controle , Adicionar/remover programas e remova todos os itens relativos ao teclado da lista. Instale qualquer software novo de teclado depois de reiniciar o computador, e o novo teclado será reconhecido pelo Windows.
  8. Verifique o status do teclado e do mouse no Gerenciador de Dispositivos.
    Abra o Gerenciador de Dispositivos:
    No Windows 8 , mova o cursor do mouse até o canto inferior esquerdo da tela inicial e clique com o botão direito. Selecione o Gerenciador de Dispositivos no menu.
    No Windows 7 e Vista , clique em Iniciar e digite Gerenciador de Dispositivos no campo Pesquisar. Clique em Gerenciador de Dispositivos nos resultados da pesquisa.
    No Windows XP , clique em Iniciar , clique com o botão direito em Meu Computador e selecione Propriedades . Clique na guia Hardware e no botão Gerenciador de Dispositivos .
    Após abrir o Gerenciador de Dispositivos:
    Clique no sinal de adição (+) ao lado de Teclados ou Mouse e outros dispositivos apontadores . Clique com o botão direito no nome do teclado ou mouse e clique em Propriedades .
    Nota:Se o teclado ou mouse não estiver sendo exibido no Gerenciador de Dispositivos, o computador não está reconhecendo o dispositivo. Tente desligar e ligar o dispositivo e ressincronizá-lo.
    Verifique o status do teclado ou mouse na guia Geral .
  9. Se os problemas persistirem, use a Restauração do Sistema Microsoft para voltar a um estado em que o computador estava funcionando corretamente:
  10. Se o teclado e o mouse foram fornecidos com seu computador HP ou Compaq, restaure os drivers originais. Use um dos seguintes documentos de suporte HP para mais informações:
  11. showhide
    Caso tenha um teclado e um mouse HP, baixe e instale o driver do teclado e do mouse no site da HP. Procure por um número de modelo no teclado ou mouse. Acesse a página de download de software HP para baixar o driver.
    Caso tenha um teclado e um mouse que não foram fornecidos pela HP ou Compaq, consulte o site do fabricante para obter drivers.
  12. Se os problemas continuarem, passe o teclado, o mouse e o receptor para outro computador. Se o teclado e o mouse não funcionarem nesse computador, eles devem ser substituídos.
  13. Se o computador ainda não conseguir detectar o teclado e o mouse consistentemente após a execução das etapas anteriores nesta seção, baixe e atualize o BIOS do computador.
Após esses procedimentos, o teclado e o mouse sem fio devem funcionar corretamente. Caso contrário, um dos itens no conjunto de hardware (mouse, teclado, receptor) pode estar com defeito ou não estar transmitindo um sinal que corresponda aos outros dispositivos. Isso tem maior probabilidade de acontecer se os dispositivos forem novos ou se um dos três dispositivos tiver sido substituído recentemente. Como alguns tipos funcionam como um conjunto, pode ser necessário substituir todos os dispositivos.

O mouse não rastreia bem (falha)

Se o ponteiro não rastrear bem e parar com frequência quando o mouse é movido, faça o seguinte:
  • Mude a superfície sob o mouse. Use o mouse sobre um mouse pad de cor clara ou sobre uma folha de papel branco e observe como ele se comporta. Use o mouse sem fio em uma superfície opaca. O mouse sem fio pode não funcionar adequadamente sobre superfícies de vidro ou irregulares, translúcidas, reflexivas ou transparentes.
  • Troque as pilhas. Remova a tampa de acesso às pilhas e troque-as.
  • Limpe as pequenas lentes de plástico da parte de baixo do mouse com um pano úmido ou haste de algodão.
  • Mova o teclado para mais perto do receptor. Certifique-se de que o teclado e o mouse estejam a no máximo 30 centímetros de distância do receptor.
  • Remova todos os objetos que estejam entre o teclado, o mouse e o receptor, especialmente caixas acústicas.
  • Caso utilize o mouse ou o teclado perto de grandes superfícies de metal, remova a superfície ou leve o receptor, o mouse e o teclado para outro local, distante dessa superfície.

As teclas não funcionam, os caracteres aparecem segundos depois ou aparecem caracteres incorretos ao digitar

O sinal de rede sem fio provavelmente está fraco. Siga as etapas a seguir para melhorar o sinal.
Nota:Se o computador estiver exibindo caracteres do idioma incorreto, siga as instruções em um dos documentos de suporte HP a seguir para mudar o idioma do teclado:
  1. Mova o teclado para mais perto do receptor. Certifique-se de que o teclado e o mouse estejam a no máximo 30 centímetros de distância do receptor.
  2. Troque as pilhas . Remova a tampa de acesso às pilhas, na parte de baixo do teclado, e troque-as.
  3. Remova do local os dispositivos sem fio adicionados recentemente, para ver se algum deles está interferindo na comunicação. Nesse caso, configure o dispositivo em outra frequência, se possível, ou ressincronize o mouse e o teclado ao receptor.
  4. Remova todos os objetos que estejam entre o teclado, o mouse e o receptor, especialmente caixas acústicas.
  5. Caso utilize o mouse ou o teclado perto de grandes superfícies de metal, remova a superfície ou leve o receptor, o mouse e o teclado para outro local, distante dessa superfície.
Se você pressionar uma tecla e o caractere aparecer um segundo depois, isso é um problema de atraso ou de buffer na comunicação ou no software. A comunicação do teclado sem fio pode ser interrompida por outras comunicações na área. A resposta pode demorar também se o computador estiver ocupado com outras tarefas menores, como verificando se há vírus.

Uma tecla está presa

Se uma tecla estiver presa na posição pressionada, siga as instruções abaixo.
Nota:Estas instruções não se aplicam a teclados integrados ao laptop.
Se uma tecla estiver fisicamente presa na posição pressionada, provavelmente não será necessário substituir o teclado. Se o teclado estiver na garantia, ligue para a HP para determinar se ele pode ser substituído. Se não estiver na garantia, o teclado provavelmente poderá ser recuperado com a remoção e a limpeza da tecla. Algumas teclas podem ser removidas com a inserção de uma faca de cozinha (ou ferramenta semelhante) embaixo da tecla e um movimento para cima. Após remover a tecla, use uma haste de algodão umedecida com álcool isopropílico para limpar a parte de baixo da tecla e o encaixe dela no teclado. Encaixe a tecla de volta no seu lugar.
Outras dicas a serem consideradas quando uma tecla ficar presa:
  • Desligue o teclado antes de mexer nele.
  • Se o teclado ainda estiver na garantia e a tecla estiver presa, entre em contato com a HP para ver se o teclado pode ser substituído antes de se remover qualquer tecla. Se a tecla estiver presa por causa de líquidos ou outras substâncias que entraram no teclado, a limpeza pode ser a única opção para tentar recuperá-lo.
  • Insira a pequena haste de metal de suporte encontrada em teclas maiores, como a tecla Return ou a Barra de Espaços. Essa haste deve ser inserida na tecla e no teclado antes de recolocar a tecla.
  • Considere a substituição do teclado se ele for fino e sem fio, como os utilizados pelos computadores da série Touch IQ, já que a tecla pode ser bem difícil de reinserir.
Figura 7: Remover e limpar uma tecla presa
Remover tecla presa

Aumentar a duração das pilhas

Siga estas dicas para aumentar a durabilidade das pilhas do teclado e mouse.
  • Mova o teclado e o mouse para mais perto do receptor quando não estiverem em uso.
  • Use pilhas alcalinas ao substituir as pilhas. Pilhas recarregáveis ou de outros tipos podem não durar tanto.
  • Não use o mouse sobre superfícies de vidro.
  • Não use o mouse sobre uma superfície escura. Em vez disso, use o mouse sobre uma superfície de cor clara e opaca.
  • Se o mouse tiver um botão liga/desliga, certifique-se de deixá-lo em Desligar quando o computador não for usado por períodos prolongados (30 minutos ou mais).
    Figura 8: Botão liga/desliga no lado de baixo de alguns mouses (nem todos os mouses sem fio têm esse recurso)
    Botão liga/desliga no mouse sem fio

Links de suporte relacionados

Fóruns de suporte HP

Encontre soluções e colabore com outras pessoas no Fórum dos usuários HP
HP PortugalHP PortugalHP PortugalHP no YouTube