Ir para o conteúdo

Perguntas frequentes sobre o Windows Media Center (Windows Vista)

  • ImprimirImprimir
Este documento destina-se aos desktops HP e Compaq que vieram com o Windows Vista Media Center (com as versões Windows Media Center Home Premium e Ultimate).
Os itens deste documento consistem em perguntas e respostas frequentes relativas aos computadores com Windows Media Center.

Como acessar a TV digital?

Se o computador tiver sintonizador digital, como ATSC ou DVB-T, e se a sua área tiver difusão digital, conecte uma antena à entrada coaxial apropriada, na parte traseira do computador. Abra o Windows Media Center e inicie a configuração do sinal de TV em Configurações - selecione digital em vez de analógico.
Nota:TV digital não é o mesmo que HDTV. A maior parte dos sintonizadores entregues com os computadores com os Media Center Vista PCs da HP e Compaq recebem e exibem TV digital por satélite (onde disponível). Para receber transmissão de TV a cabo ou por satélite, use as conexões NTSC, TV-IN, PAL ou QAM (não use a conexão para transmissão digital aberta com antena). Para obter mais informações, consulte Receber transmissões de TV digital no Media Center .

O meu computador tem o Windows Vista, mas não consigo localizar o Windows Media Center. Onde ele está?

Nas versões Windows Ultimate e Home Premium, o Windows Media Center localiza-se no menu Todos os programas. Para abrir o Windows Media Center, clique em Iniciar, Todos os programas e em Windows Media Center.
As versões Windows Vista Basic e Business não vêm com o aplicativo Media Center. Além disso, você não poderá ver TV no Media Center a menos que um sintonizador de TV compatível esteja instalado no computador.
Figura 1: Menu Iniciar: Windows Media Center
Menu Iniciar com o Windows Media Center em um círculo

Minhas gravações de TV são ignoradas, interrompidas ou falham. Como posso evitar que isso aconteça?

O software Windows Media Center não faz gravações de programas de TV a menos que possa detectar um sinal de TV utilizável. Para assegurar a gravação de programas de TV da forma adequada, siga as etapas abaixo:
  • Gravar TV exige mais do processador. Se o sistema estiver em uso por outro software quando o Media Center tentar gravar, quadros eliminados (ignorados) poderão ser o resultado. Se você notar que os outros programas de software parecem lentos, esse é provavelmente o problema. Vírus, spyware, espaço em disco insuficiente e acúmulo de arquivos temporários podem causar problemas de gravação. Para obter mais informações sobre como limpar o sistema, consulte Aumentar recursos e desempenho do sistema sem adicionar memória ao Windows Vista .
  • Não entre em estado de espera durante uma gravação e ajuste os tempos de configuração de energia de modo que o período de gravação seja superior ao período de duração do programa. Para ajustar as configurações de energia, clique em Iniciar, Painel de Controle, Sistema e Manutenção e Opções de energia.
  • Abra o Windows Media Center, clique em TV + Filmes e clique em tv ao vivo. A imagem de TV de cada um dos canais deverá ser exibida no monitor.
  • Mude os canais e certifique-se de que todos os canais a serem gravados tenham boa imagem.
  • Certifique-se de usar as informações corretas do Guia de programação. Acesse o site Zap2it (em inglês) e digite seu CEP ou código postal para encontrar as listagens de TV corretas do seu local. Se as informações do guia estiverem incorretas, conecte-se à Internet e instale o guia novamente.

O Windows Media Center exibe a mensagem de erro "Sintonizador Não Instalado", e eu não consigo ver TV. Por quê?

Em geral, esse erro indica que outro software está utilizando o sintonizador ou que o driver do sintonizador não foi instalado adequadamente no Windows. Em ambos os casos, o Windows Media Center não poderá exibir TV. Siga as instruções abaixo para identificar e corrigir o problema:
  1. Certifique-se de que um sintonizador de TV compatível esteja instalado. Esse erro, em geral, ocorre quando o hardware do sintonizador de TV não está instalado.
  2. Reinicie o computador e não abra nenhum outro software antes de assistir TV. Simplesmente fechar o software pode não ser suficiente em algumas situações.
  3. Após abrir o Windows Media Center, aguarde 10 segundos para tentar assistir TV.
  4. Se você tiver instalado recentemente um novo hardware sintonizador de TV, certifique-se de que ele esteja corretamente conectado/instalado e de que seja compatível com a versão do Windows Media Center em uso.
  5. Reinstale os drivers do sintonizador de TV. Se o computador tiver vindo com um sintonizador de TV, use a recuperação de aplicativos HP para reinstalar os drivers dos sintonizadores. Se você tiver instalado um sintonizador separadamente, reinstale os drivers que o acompanham.
  6. Use a Restauração do Sistema do Windows para reverter o sistema a um momento em que o erro não ocorria.

O meu computador HP veio com o Windows Media Center, mas não tem conexões para TV na parte posterior. Como posso ver TV?

A HP fabricou diversos modelos de computadores com o sistema operacional Windows Vista, mas sem a placa do sintonizador de TV. Você pode usar o Media Center para exibir fotos, ouvir arquivos de áudio e acessar outros recursos. Para ver TV no Media Center, instale uma placa de sintonizador de TV que seja compatível com o Windows Vista. Para fazer isso, siga estes passos:
  1. Descubra e compre um sintonizador de TV compatível com o Microsoft Windows Vista. Procure o logotipo do Windows Media Center desenhado no sintonizador. Veja se a versão do Windows Media Center do seu computador é suportada pelo sintonizador de TV.
    Nota:Para melhor desempenho, um sintonizador PCI é recomendado. Ao adquirir um sintonizador, assegure-se de que seja compatível com a versão específica do Windows Media Center do computador. Os sintonizadores compatíveis, em geral, contêm o nome de produto MC ou Vista ou a descrição.
  2. Instale a nova placa sintonizadora de TV seguindo as instruções do fabricante. Se a placa for USB ou FireWire, siga as instruções do fabricante para instalar e conectar o sintonizador. Se a placa for interna, uma loja de computadores poderá fazer a atualização por um preço razoável. Para instalar você mesmo a placa sintonizadora de TV, consulte as instruções que a acompanham e Installing or Replacing a TV Tuner Card (Instalar ou substituir uma placa sintonizadora de TV; em inglês).
  3. Configure novamente o Windows Media Center e os canais de TV. Para obter mais informações, consulte Executar ou definir novamente a instalação do software Windows Media Center .

Como posso transferir vídeos domésticos para o computador?

Se o computador tiver um sintonizador de TV que funcione com o Media Center e os vídeos domésticos puderem ser reproduzidos em um dispositivo com saída para os canais 3 ou 4, será possível usar o Windows Media Center para gravar os vídeos domésticos, de modo equivalente à gravação de TV:
  1. Conecte um cabo do dispositivo de vídeo (como do videocassete) à conexão s-video ou de vídeo composto do sintonizador de TV.
  2. Abra o Media Center e mude o canal para 3 ou 4, dependendo de como o dispositivo de vídeo estiver configurado.
  3. Pressione o botão de gravação para gravar manualmente o vídeo como um arquivo ms-dvr que pode ser encontrado em "Minhas gravações de TV".
  4. Para encontrar os programas de TV gravados, clique em Iniciar, em Documentos, em Pública e clique duas vezes na pasta TV Gravada.
A HP fornece também outro software de captura de vídeo que pode ser usado para capturar e editar vídeos. Alguns títulos encontrados no menu Iniciar do Windows são o Muvee Autoproducer, Cyberlink PowerProducer e o Sonic MyDVD. Por meio desses aplicativos, é possível capturar vídeos domésticos reproduzidos de uma filmadora ou de outro dispositivo de vídeo. Para fazer isso, conecte o dispositivo de vídeo a uma entrada de vídeo na placa sintonizadora de TV ou aos conectores de vídeo do painel frontal, selecione a fonte de entrada do vídeo no aplicativo e use os recursos do software para gravar, editar e salvar os arquivos. Há mais informações úteis sobre como usar esses aplicativos para gravar e editar vídeo. Procure pelo nome do software no site da HP.

Como faço para atualizar o software Windows Media Center?

Atualizações dos drivers e do software do Windows Media Center são disponibilizadas no site Windows Update da Microsoft. Siga as instruções abaixo para atualizar os drivers e o software:
  1. Ligue o computador com o Windows Media Center e conecte-o à Internet.
  2. Clique em Iniciar, Todos os Programas e em Windows Update.
  3. Aceite fazer download de todos os plug-ins da Microsoft, se solicitado.
  4. Leia e responda às informações solicitadas na página. Leia a página com atenção, pois as informações são alteradas frequentemente.
Para obter informações detalhadas sobre como usar o recurso Windows Update, consulte o documento de suporte HP: Atualizar drivers e software com o Windows Update .

Por que não recebo sinal de TV quando utilizo o Windows Media Center?

Verifique os itens abaixo caso não seja possível ver TV no software Windows Media Center:
  • É necessário que o sinal de TV chegue ao computador por meio da entrada coaxial, S-Video ou RCA amarela (se disponível). Não tente conectar um cabo de vídeo padrão (tipo RCA) aos conectores de áudio vermelhos ou brancos, nem aos conectores de saída da placa de vídeo. Use um adaptador RCA para S-Video se um cabo de vídeo padrão for usado e o sintonizador não tiver entrada RCA amarela.
  • Conecte a extremidade do cabo S-Video ou do cabo coaxial à TV para verificar se o cabo funciona corretamente.
  • Certifique-se de que as configurações do sinal de TV estejam corretas no software Windows Media Center. Para obter mais informações sobre como configurar o Media Center, consulte Reexecutar ou redefinir a configuração do software Windows Media Center .

Como fazer para que as informações da televisão sejam exibidas no Guia de programação?

Siga as instruções abaixo para que o guia de televisão possa fornecer listagens atualizadas de TV:
  1. É necessário configurar a conexão da Internet para que o guia possa ser usado.
  2. O guia de televisão deve ser configurado para o local de residência por meio do CEP ou do código postal.
  3. As informações mais recentes do guia precisam ser baixadas da Internet.

Como faço para salvar programas de TV em um CD-RW ou DVD+RW?

Siga as instruções abaixo para salvar as gravações de TV em disco:
Nota: A maioria das gravações de TV não cabem em mídia de CD-R ou CD-RW. Para gravar ½ hora de programa de TV em um CD-R ou CD-RW, use discos graváveis de 700 MB/80 minutos e defina a qualidade de gravação em Boa.
  1. Grave um programa de TV usando o Windows Media Center.
  2. Após gravar o programa de TV, clique no botão Iniciar Media Center no controle remoto e selecione Tarefas e gravar cd/dvd.
  3. Selecione CD/DVD de áudio ou CD/DVD de dados e clique em Avançar.
  4. Use os botões de setas do controle remoto para selecionar a caixa de texto sem título.
  5. Use os botões do teclado numérico do controle remoto para digitar o nome do CD ou do DVD e selecione OK.
  6. Selecione TV Gravada.
  7. Selecione os arquivos a serem gravados. Uma marca de verificação será exibida ao lado do arquivo selecionado. Use o botão Voltar do controle remoto para selecionar mais arquivos em outros menus.
  8. Ao terminar de adicionar arquivos, selecione
    Exibir CD ou Exibir DVD para ver os arquivos selecionados.
  9. Selecione Sim.
  10. Siga as instruções exibidas na tela para gravar programas de TV em disco.
Para obter informações detalhadas sobre a gravação de programas de TV, consulte o documento de suporte HP: Gravar programas de TV no Windows Media Center (Vista) .

O controle remoto não funciona corretamente. Como posso corrigir esse problema?

Siga as instruções abaixo se o controle remoto não estiver funcionando como esperado:
  • Desconecte o receptor IR da conexão USB, aguarde um minuto e depois reconecte-o.
  • Mova o receptor IR para um local mais escuro.
  • Se um decodificador de sinais for usado, lembre-se de conectar o cabo do sensor do controle remoto (o menor cabo da caixa).

Como posso evitar que apareça conteúdo para adultos? Como posso usar os controles dos pais?

Siga as instruções abaixo para impedir a exibição de programas de TV e DVDs indesejáveis no computador com o Windows Media Center:
  1. Clique duas vezes no ícone Windows Media Center, na área de trabalho do Windows, ou pressione o botão verde Iniciar do controle remoto.
  2. No menu Tarefas, clique em Configurações, Geral e em Controles dos pais.
  3. Digite quatro números para criar um número de identificação pessoal (PIN). Confirme esse número digitando-o novamente quando solicitado. Anote o número, guardando-o em local seguro.
  4. Clique em Classificações de TV, para bloquear alguns níveis da programação classificada de TV, ou clique em Classificações de filmes para bloquear alguns níveis da programação classificada de filmes.

Como faço para conectar Playstation, Wii ou Xbox ao PC com Media Center?

Não conecte console de jogos ao computador. O sintonizador de TV e o Media Center usam buffer de vídeo para gravação e reprodução de TV. A reprodução ou exibição de jogos no Media Center têm resposta muito lenta. Ou seja, quando um botão é pressionado no controlador de jogos, a ação só é exibida no Media Center cerca de um segundo depois.
Em vez disso, conecte o console de jogos a outro conector disponível no monitor ou TV, se houver. Se o computador tiver dispositivo de vídeo embutido, como um Touch PC, é preciso usar um monitor ou TV em separado - você não o deve conectar ao computador.

Links de suporte relacionados

Fóruns de suporte HP

Encontre soluções e colabore com outras pessoas no Fórum dos usuários HP
HP PortugalHP PortugalHP PortugalHP no YouTube