Ir para o conteúdo

Configurar e modificar conexões sem fio à Internet no Windows Vista

  • ImprimirImprimir
Este documento se refere aos notebooks HP com Windows Vista.

Compreender as conexões de rede sem fio

Os computadores conectam-se uns aos outros e à Internet por meio de uma rede. Em uma rede sem fio, em vez de usar cabos de uma máquina a outra, o roteador sem fio se conecta à origem a cabo, DSL ou dial-up e envia e recebe transmissões de rádio muito limitadas localmente para e de computadores dentro do alcance que tenham placas ethernet sem fio instaladas. As redes sem fio podem ser mais lentas que aquelas com fio e podem sofrer interferência de outros dispositivos de radiofreqüência, mas oferecem a vantagem da mobilidade.

Segurança e redes sem fio

Por natureza, as redes sem fio são desprotegidas; elas funcionam transmitindo freqüências de rádio entre o notebook e um roteador. Os administradores de sistemas tentam proteger os usuários de suas redes implementando medidas de segurança. Há vários níveis de segurança.
  • Desprotegida. Rede desprotegida é aquela que não tem firewall ou protocolo de criptografia implementados. As redes desprotegidas interagem com seu notebook abertamente; suas transmissões podem ser interceptadas por qualquer pessoa dentro do alcance.
  • Protegida. Rede protegida é aquela na qual o administrador estabeleceu uma série de verificações para impedir que pessoas não autorizadas tenham acesso. As medidas de segurança que o administrador estabelece podem incluir:
    • Chave/Senha de segurança. Assim como a senha usada quando você faz login em seu e-mail, a chave de segurança ou senha restringe o acesso à rede apenas aqueles que conhecem o código.
    • Criptografia. Os protocolos de criptografia WEP (Wired Equivalent Privacy) e WPA (Wi-Fi Protected Access) fornecem uma camada de segurança. A criptografia, como um código, ajuda a impedir que as pessoas captem as transmissões em radiofreqüência das quais é composta a rede sem fio. Para comunicar-se com uma rede que usa protocolo de criptografia, o computador precisará usar a mesma chave de criptografia que a rede.
    • Redes ocultas. Os administradores têm a opção de tornar a rede publicamente visível ou oculta. Uma rede oculta não transmite para qualquer pessoa dentro do alcance com uma placa ethernet. Para usar uma rede oculta, é necessário saber seu nome e conectar-se à mesma manualmente.

Precauções durante o uso de redes sem fio públicas

Muitas instalações públicas, como cafés, aeroportos e hotéis oferecem serviços de rede sem fio, gratuitamente ou com taxas. Você pode conectar-se a essas redes conforme descrito em Conectar a uma rede sem fio . A maioria dessas redes não requerem senha para o login, mas uma página pode ser aberta no navegador, solicitando que você aceite os termos de serviço do provedor.
Primeiro, esteja totalmente certo de que deseja aceitar taxas ou cobranças. O pagamento por minuto ou pela quantidade de megabytes baixados pode ser uma preocupação. (Uma página média da Web contém aproximadamente um megabyte de informações.)
Segundo, seja extremamente cauteloso quanto às suas informações pessoais. Como essas redes de acesso público geralmente não têm senhas ou criptografia ativadas, qualquer pessoa com o equipamento correto pode literalmente acessar suas transmissões, incluindo senhas.
A HP recomenda enfaticamente que você não forneça informações pessoais sigilosas, como transações bancárias ou senhas importantes, em redes sem fio públicas.

Conectar a uma rede sem fio

Para configurar uma conexão a uma rede sem fio doméstica ou empresarial pela primeira vez, verifique se você está dentro do alcance do roteador sem fio (não mais que 46 metros internamente ou 92 metros externamente). Além disso, verifique se o administrador do sistema forneceu o nome da rede, a chave de segurança ou senha e todas as informações relacionadas à criptografia que podem ser necessárias e siga as etapas abaixo.
  1. Clique em Iniciar e digite Rede no campo de pesquisa e selecione Central de rede e compartilhamento.
  2. Selecione Conectar-se a uma rede e selecione Configurar conexão a uma rede. Selecione Conectar-se manualmente a uma rede sem fio e clique em Avançar.
  3. Na janela Escolher uma opção de conexão, selecione Conectar manualmente a uma rede sem fio e clique em Avançar.
  4. Digite o nome da rede no campo Nome da rede.
  5. Selecione o tipo de segurança existente nessa rede. (Por exemplo, WEP) usando o menu suspenso ao lado de Tipo de segurança e digite a senha no campo Chave/Senha de segurança e clique em Avançar.
  6. Na janela Selecione uma rede para se conectar, clique com o botão direito na rede e selecione Conectar no menu suspenso. Se a senha for solicitada, digite-a no campo e clique em Conectar.
    • Se a rede sem fio selecionada for desprotegida, você pode ser avisado de que as informações enviadas por essa conexão podem ser visíveis a outras pessoas. Clique em Conectar assim mesmo para conectar-se a essa rede.
    • Se a rede sem fio selecionada for protegida e você não tiver salvo antes essa informação, será solicitado a fornecer uma chave de segurança ou senha. Insira a senha e se solicitado a salvar essa informação, permita que a ação continue.
  7. Para adicionar as informações do protocolo de criptografia, selecione Gerenciar uma conexão de rede, clique com o botão direito na rede em Redes que você pode exibir e modificar e selecione Propriedades.
  8. Selecione a guia Segurança. Verifique se o protocolo de segurança (como WEP) está selecionado no menu suspenso ao lado de Tipo de criptografia.
  9. Selecione a chave de segurança fornecida pelo administrador de sistema no menu suspenso ao lado de Índice de chaves e clique em OK.
O Windows Vista adicionará a rede à lista e se conectará à mesma automaticamente.
Se você estiver usando uma rede sem fio pública, uma página pode ser aberta no navegador, solicitando que você aceite os termos de serviço do provedor.

Atalhos de conexão a uma rede sem fio

Se você quiser conectar-se novamente a uma rede doméstica ou no escritório que seja protegida, mas não oculta ou se quiser conectar-se novamente a uma conexão sem fio pública e desprotegida, não será necessário configurar outra vez a conexão.
  1. Na Central de rede e compartilhamento, selecione Conectar-se a uma rede para abrir a janela Desconectar ou conectar-se a uma rede.
  2. Clique com o botão direito na rede na lista e selecione Conectar no menu suspenso.

Modificar as configurações de uma rede sem fio

Periodicamente, as senhas e chaves de criptografia podem ser alteradas na rede sem fio por motivo de segurança. Nesse caso, as configurações existentes não mais funcionarão e será necessário modificar suas configurações da rede sem fio, seguindo as etapas abaixo.
  1. Selecione Gerenciar conexões de rede. Clique com o botão direito na rede em Redes que você pode exibir e modificar e selecione Propriedades.
  2. Selecione a guia Segurança.
  3. Digite a senha atualizada no campo Chave de segurança da rede.
  4. Selecione a chave de segurança atualizada fornecida pelo administrador de sistema no menu suspenso ao lado de Índice de chaves e clique em OK.

Links de suporte relacionados

Fóruns de suporte HP

Encontre soluções e colabore com outras pessoas no Fórum dos usuários HP
HP PortugalHP PortugalHP PortugalHP no YouTube