Ir para o conteúdo

Configurar o Media Center para receber TV Digital

  • ImprimirImprimir
Este documento destina-se a notebooks HP com Media Center.
Os sinais de TV analógica comuns foram usados por mais de 50 anos. A TV digital (DTV) é uma tecnologia de transmissão que está substituindo as transmissões de TV analógicas em muitos lugares. Use este documento para determinar se você pode migrar para a TV digital.
Vários sinais de TV digital são usados em todo o mundo. Os sinais de TV digital com suporte no Windows Media Center são: ATSC (América do Norte, Coreia), QAM (Estados Unidos), ISDB (Japão), DVB-T (Europa) e DVB-S (Europa e restante do mundo).
Os sinais de TV analógica são: NTSC (América do Norte, partes da América do Sul, Japão, Filipinas, Coreia do Sul), PAL (África, Europa, Austrália, Ásia e partes da América do Sul) e SECAM (África, Europa oriental, antiga União Soviética, Ásia, Oceania e alguns países da Europa e da América do Sul).
Nota:TV digital (DTV) não é o mesmo que TV de alta definição (HDTV). HDTV exige equipamento especial. Consulte o provedor de serviços de cabo ou satélite para saber sobre os equipamentos compatíveis com HDTV e sobre como obter o decodificador adequado para exibição de HDTV.
Nota:Muitos países e regiões mudaram para o sinal digital ou farão a mudança para a transmissão digital. Nos Estados Unidos, por exemplo, alguns canais de TV mudaram da transmissão analógica para a digital no dia 12 de junho de 2009.

Etapa 1: Descobrir o tipo de transmissão de TV local disponível em sua região

Tanto o sinal de TV analógico quanto o digital podem ser recebidos por um decodificador via cabo, por uma antena comum ou por satélite. Determine quais tipos de sinal de TV estão disponíveis em sua região. Entre em contato com um provedor de TV a cabo, de TV via satélite ou com uma emissora de TV local para determinar se um certo tipo de sinal está disponível em sua região.
Enquanto prossegue nesta seção, anote todos os tipos de transmissão de TV disponíveis na sua região: TV a cabo (QAM), TV via satélite, transmissões analógicas via antena (NTSC, PAL), transmissões digitais via antena (ATSC, DVB-T, DMB-TH).
Nota:Quando este documento foi criado, o Windows Media Center poderia não funcionar com certas transmissões digitais que utilizam compressões avançadas, como DVB-T com compressão MPEG-4. Se o Windows Media Center não funcionar com a transmissão digital da sua região, baixe e instale um software gratuito com suporte ao sinal, como o MediaPortal (em inglês).
Se o sinal de TV usado pelo Media Center for um sinal comum de TV a cabo ou via satélite, siga para a Etapa 6 para configurar o sinal de TV.
Se você deseja receber sinal digital mas não possui TV a cabo ou via satélite, siga as etapas abaixo para determinar se há sinal digital sendo transmitido localmente pelo ar:
  1. Conecte o fio da antena da TV a uma televisão digital ou a um conversor conectado a uma placa analógica no computador.
  2. Certifique-se de que o computador esteja conectado ao fio da antena comum, e não à TV a cabo ou via satélite.
  3. Faça uma verificação de canais no computador para ver quais canais são recebidos pela antena. Se uma lista de canais de TV digital aparecer, a antena é capaz de receber transmissões de TV digital.
  4. Se a antena não receber transmissões de TV digital, pode ser necessário substituí-la. Entre em contato com um fornecedor de antenas local.
Depois de descobrir o tipo de transmissão disponível na região, passe para a Etapa 2 .

Etapa 2: Descobrir que tipo de sintonizador está instalado no computador

Para determinar quais são os sintonizadores de TV instalados no computador, abra o Gerenciador de Dispositivos:
  1. No Windows 7 ou Vista, clique em Iniciar , clique com o botão direito em Computador , selecione Propriedades e clique em Gerenciador de Dispositivos , na lateral esquerda da janela.
    No Windows XP, clique em Iniciar , clique com o botão direito em Meu computador , selecione Propriedades , clique na guia Hardware e clique em Gerenciador de Dispositivos .
  2. Clique no botão + próximo a Controladores de som, vídeo e jogos para exibir os sintonizadores de TV do computador.
    Figura 1: Tela do Gerenciador de Dispositivos
    Captura de tela do Gerenciador de Dispositivos
  3. Clique com o botão direito no sintonizador de TV e selecione Propriedades para obter mais informações sobre o dispositivo.
    Anote o tipo de sintonizador de TV que você tem:
    • Analógico (NTSC, PAL)
    • Digital (ATSC, DVB-T, DMB-TH)
    • Se o computador tiver mais de um tipo, anote digital.
Depois de determinar o tipo de sintonizador de TV instalado no computador, siga para a Etapa 3 .

Etapa 3: Verificar a versão do Media Center

Descubra qual versão do Media Center você tem. Versões mais antigas do Media Center (anteriores ao Media Center 2005) não oferecem suporte a placa sintonizadora de TV digital.
  1. No Media Center, selecione configurações .
  2. Selecione Geral .
  3. Selecione Sobre o Windows Media Center .
  4. Selecione Versão do software .
  5. Anote se a versão do Media Center é de 2005 ou posterior.
    Nota:A primeira versão do Media Center a suportar placas sintonizadoras de TV digital é o Media Center 2005. As versões anteriores suportam apenas placas sintonizadoras de TV analógica.
Depois de determinar a versão do Media Center instalada no computador, passe para a Etapa 4 .

Etapa 4: Escolher uma configuração de sinal de TV

Se a transmissão digital não estiver disponível em sua região, continue usando a analógica. Não siga o restante deste documento até que a transmissão digital esteja disponível.
Se a transmissão digital estiver disponível em sua região, escolha um destes cenários:
  • Se o computador tiver um sintonizador digital ou analógico com qualquer versão do Media Center e você deseja receber sinal de TV por um decodificador via cabo ou satélite , conecte um cabo da saída de TV do decodificador à entrada de TV do computador e conclua as telas de configuração de TV no Media Center (Etapa 6 ). A conexão entre o decodificador e o sintonizador de TV no computador é analógica (seja pela entrada coaxial ou S-video).
  • Se o computador tiver qualquer sintonizador e você quiser receber programação HDTV digital via cabo ou satélite , o computador pode precisar de hardware especial. Sintonizadores ATSC/DVB-T não funcionarão. Em algumas regiões, a programação HD "desprotegida", como o ClearQAM, pode ser recebida quando um sintonizador compatível com QAM é usado no Media Center do Windows 7 ou Vista. Para exibir a programação HD "protegida" e "desprotegida" de uma empresa de TV a cabo, pode ser necessário um sistema para computadores especialmente configurado, chamado "Windows Vista Digital Cable compatible PC". Resumindo, se você deseja exibir a programação HD digital de sua operadora de TV a cabo ou via satélite, ligue para a empresa e converse sobre as opções.
  • Se o computador possuir um sintonizador digital com o Media Center 2005 ou mais recente e você quiser receber transmissões digitais pelo ar (antena) , conecte a antena à entrada para TV digital no computador (ATSC, DVB). Em alguns sintonizadores, o conector de entrada para TV é o mesmo para sinal analógico e digital. Com a antena conectada, execute novamente a configuração do sinal de TV no Media Center selecionando Antena digital como fonte de entrada. Depois de concluir a configuração de TV no Media Center, está tudo pronto. Se a qualidade da recepção for ruim, pode ser preciso comprar uma antena que funcione melhor com transmissões digitais. Não é necessário seguir o restante deste documento.
    Figura 2: Tela do sinal da TV
    Captura de tela do Media Center com a antena digital selecionada em tipo de sinal de TV
  • Se o computador possuir um sintonizador analógico com o Media Center 2005 ou mais recente e você quiser receber transmissões digitais pelo ar (antena) , adquira um sintonizador digital compatível com o Windows Media Center. Substituir o sintonizador analógico pelo digital resulta em melhor funcionalidade Uma alternativa é adquirir e instalar um conversor de sinal digital para analógico. Esse método pode ser mais barato, mas não é recomendado porque tem impacto sobre o comportamento do Media Center. Se ainda quiser conectar um conversor em seu computador com Media Center, continue seguindo este documento e passe para a Etapa 5 .
  • Se o computador tiver um sintonizador analógico com uma versão do Media Center anterior à de 2005 e você deseja receber a transmissão digital pelo ar (antena) , atualize o Windows Media Center para a edição 2005 (ou mais recente) e compre um sintonizador digital compatível com o Windows Media Center. A atualização do Windows Media Center e do sintonizador oferece a melhor funcionalidade. Uma alternativa é adquirir e instalar um conversor de sinal digital para analógico, dispensando a atualização do Windows Media Center ou a compra de um novo sintonizador. Esse método pode ser mais barato, mas não é recomendado porque tem impacto sobre o comportamento do Media Center. Se ainda quiser conectar um conversor em seu computador com Media Center, continue seguindo este documento e passe para a Etapa 5 .

Etapa 5: Conectar um conversor de sinal digital para analógico ao computador

Conectar um conversor de sinal analógico para digital não é a solução ideal, mas pode oferecer funcionalidade suficiente para que você continue assistindo à TV pelo computador com o Media Center. Siga estas etapas para conectar um conversor:
  1. Conecte a antena ao conversor usando um cabo.
  2. Conecte o conversor ao sintonizador de TV do computador usando um cabo.
    • Se o computador tiver sintonizador de TV integrado, conecte o cabo do conversor ao conector exibido abaixo.
      Figura 3: Ligação do conversor ao computador com sintonizador de TV integrado
    • Se o computador não tiver sintonizador de TV integrado, será necessário conectá-lo usando o HP ExpressCard.
      Figura 4: Ligação do conversor ao computador usando o HP ExpressCard

Etapa 6: Configurar o sinal da TV digital no Media Center

Siga as etapas abaixo para configurar o Media Center para reconhecer o sinal digital.
Nota:A aparência das diversas versões do Media Center é diferente. As etapas a seguir foram realizadas na versão 6.1.1 do Windows Media Center para Windows Vista.
  1. Pressione o botão de início do Windows Media Center
  2. Abra o Windows Media Center, navegue pelas opções e selecione Tarefas .
  3. Selecione configurações .
  4. Selecione TV .
  5. Selecione Sinal de TV .
  6. Selecione Configurar sinal de TV .
    Figura 5: Tela de configuração do sinal da TV
    Captura de tela que exibe a configuração inicial do sinal de TV
  7. Depois de confirmar sua região geográfica, o Media Center baixa as opções de configuração de TV com base nas conexões de mídia e nas placas sintonizadoras do computador.
    Figura 6: Tela de resultados da configuração do sinal de TV
    Captura de tela do Media Center com os resultados da configuração do sinal de TV
  8. Como as opções variam dependendo do tipo dos sinais de entrada e dos sintonizadores do computador, é bom prestar atenção em algumas coisas:
    • Há vários conversores de sinal digital para analógico, e por isso a experiência com o Media Center varia de acordo com o caso.
    • O Media Center reconhece o conversor como um decodificador.
    • Ao configurar o conversor, as opções de sinal de TV em algumas versões do Media Center são: Cabo ou Satélite . Para fins de configuração, a escolha correta é Cabo .
      Figura 7: Tela de seleção de sinal de TV digital do decodificador
      Captura de tela com as opções de sinal do decodificador
    • O Media Center pede o número de dígitos dos canais de TV: dois, três ou quatro dígitos.
    • Ao selecionar os canais, pode ser necessário acrescentar zeros ao fim de um número de três ou quatro dígitos.
    • O guia de programação exibe os números dos canais via cabo e satélite; os quais não são exatos para a antena comum. Sem o guia para a antena comum, a função de gravação é muito limitada.
    • Para agendar gravações de TV, o conversor deve estar sempre ligado e permanecer no canal a ser gravado.
    • Agendar um canal diferente exige alterar fisicamente as configurações de canal no conversor.
    • O Media Center inclui instruções para configurar o controle remoto do conversor, para que seja reconhecido pelo Media Center.
    • Para mudar os canais, o receptor de infravermelho do Media Center deve estar próximo ao sensor de infravermelho do conversor.
    • O conversor exibe os canais no canto superior direito da tela.
    • O conversor pode gerar uma imagem que não cabe na tela e com uma moldura preta, de modo que a exibição no monitor precise de ajustes.

Consulte também

Instalar ou substituir uma placa sintonizadora de TV: http://www.hp.com/cposupport/personal_computing/support_doc/c00371243.html (em inglês)
Informações gerais sobre TV digital do governo dos Estados Unidos: http://www.dtv.gov/whatisdtv.html (em inglês)
Informações sobre TV digital: http://www.dtvanswers.com/dtv_how2.html (em inglês)
Site dos sinais de TV que são compatíveis com o Windows Media Center: http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows-vista/TV-signals-that-are-supported-by-Windows-Media-Center
Lista de placas compatíveis com o Windows Media Center do Windows Vista: http://www.microsoft.com/pt-br/windows/compatibility/win8/CompatCenter/Home?Language=pt-BR
Informações sobre antenas: http://www.antennaweb.org/aw/info.aspx?page=FAQ (em inglês)
Conectar o conversor de sinal digital para analógico: http://www.fcc.gov/cgb/consumerfacts/setup-converterbox.html (em inglês)
Nota:Um ou mais dos links acima o levarão para fora do site da Hewlett-Packard. A HP não controla e não é responsável pelas informações existentes fora do site da HP.

Links de suporte relacionados

Fóruns de suporte HP

Encontre soluções e colabore com outras pessoas no Fórum dos usuários HP
HP PortugalHP PortugalHP PortugalHP no YouTube