Ir para o conteúdo

O computador não inicializa e emite bipes ou os LEDs piscam

  • ImprimirImprimir
Este documento se aplica aos notebooks HP e Compaq.
Se o computador emitir um ou dois bipes curtos antes de se iniciar, e ainda assim o Windows se abrir, o computador está informando que a inicialização do BIOS teve êxito. Se o computador não iniciar, um problema mais sério de hardware provavelmente está ocorrendo. Preste atenção aos bipes e observe os diodos emissores de luz (LEDs) ao lado da tecla Caps Lock, da tecla Num Lock, da bateria e do adaptador CA, para ajudar nas etapas de solução de problema. Este documento de suporte contém informações que podem ajudá-lo a saber mais sobre o problema e como resolvê-lo.
Figura 1: Exemplo de LEDs piscando (o seu computador pode parecer diferente)
 Imagem de um notebook com a tampa aberta e mostrando as luzes piscando.

O que fazer quando ocorre um código de LED ou bipe

Um código de LED ou bipe geralmente significa que uma função básica não pôde ser iniciada. Uma função básica pode incluir a leitura da memória, exibição de vídeo ou a capacidade de enviar informações a uma unidade de disco rígido. Os problemas mais comuns que causam códigos de LED e bipes estão relacionados a falhas da memória e de aquecimento, causadas pelo acúmulo de poeira em áreas onde o resfriamento é crítico.
Siga as instruções abaixo quando seu computador emitir um código de LED ou bipe:

Etapa 1: Remover a poeira das áreas de ventilação

Se seu computador é novo e nunca foi utilizado, pule esta etapa e vá para a Etapa 2: Efetuar uma redefinição elétrica .
Ao longo do tempo, poeira pode se acumular nas saídas de ar do computador. Poeira em excesso pode bloquear o fluxo de ar, causando superaquecimento e falha nos componentes sensíveis. Antes de solucionar os problemas relacionados aos códigos na inicialização, é importante remover a poeira acumulada.
Usando proteção para os olhos, jogue ar comprimido nas saídas de ar, de preferência em ambiente externo.
Figura 2: Remover a poeira das saídas de ar
Bocal do limpador na saída de ar lateral
Após limpar as saídas de ar do computador, reinicie o computador.
Se o computador iniciar normalmente, as instruções terminam aqui. Caso contrário, passe para a próxima etapa.

Etapa 2: Efetuar uma redefinição elétrica

Se seu computador não iniciar, efetuar a redefinição elétrica algumas vezes poderá corrigir o problema. Siga estas etapas para redefinir a alimentação:
  1. Desconecte todos os dispositivos periféricos e remova todos os dispositivos USB e cartões de mídia.
  2. Desconecte o adaptador de alimentação CA.
  3. Remova a bateria.
  4. Mantenha pressionado o botão Liga/Desliga por, no mínimo, 15 segundos.
  5. Reconecte o adaptador de alimentação CA (não conecte a bateria) e pressione o botão Liga/Desliga.
  6. Verifique se há LEDs acesos perto das teclas Caps Lock e Num Lock e tente ouvir os sons das unidades e das ventoinhas funcionando.
Se o computador iniciar normalmente, as instruções terminam aqui.
Se o computador ainda assim apresentar falha ao iniciar e emitir luzes e bipes, passe para a próxima etapa.

Etapa 3: Anotar o código de LEDs ou bipes

Use as etapas a seguir para anotar os códigos de bipe e LED no papel.
  1. Pressione o botão Liga/Desliga para ligar o computador.
  2. O soquete de alimentação do seu computador ou adaptador de alimentação pode ter um LED. Se ele tiver um LED, procure uma luz próxima ao soquete de alimentação ou no adaptador de alimentação CA e observe a condição dele: apagada, piscando ou aceso contínuo.
  3. Procure luzes indicadoras ao lado das teclas Caps Lock e Num Lock e anote a condição delas. Se as luzes estiverem piscando, conte o número de vezes que ela piscam entre pausas.
    Nota:Após a sequência de luzes piscando ou bipes, há uma pausa de alguns segundos, e a sequência se repete (geralmente 3 ou 4 vezes). A sequência de piscagem será repetida se o botão Liga/Desliga for pressionado novamente.
  4. Tente ouvir bipes altos do computador. Se o computador emitir um bipe, anote o tipo e número de bipes entre as pausas. Por exemplo: 2 bipes longos seguido por 1 bipe curto.
  5. Anote em um pedaço de papel o que você observou para lembrar-se do código de LED ou bipe. Em seguida, passe para a próxima seção.

O LED de alimentação da bateria pisca

O LED de alimentação da bateria indica a condição da fonte. Ao iniciar o computador, ou quando o computador estiver em operação, use a tabela para identificar o estado da alimentação.
LED de alimentação da bateriaComponente testadoCondição de erro
LED de alimentação da bateria apagado, e Caps Lock/Num Lock apagadoBateria ou adaptador CAAdaptador CA não conectado ou falha

Carga baixa da bateria ou falha
LED de alimentação da bateria piscando BateriaCarga insuficiente na bateria
Quando um computador novo é usado pela primeira vez, o LED branco do conector de alimentação CA pisca. A bateria ainda está no "modo de transporte", e a luz continua a piscar mesmo quando a alimentação CA é conectada.

Para resolver isso, desligue o notebook, conecte a alimentação CA, deixe a bateria carregar por pelo menos 30 minutos e depois inicie o computador.
Se os LEDs de alimentação de bateria e das teclas Caps Lock / Number Lock não estiverem acesos quando o computador estiver funcionando somente por meio de bateria, com o adaptador CA desconectado, significa que a bateria está sem carga ou com carga muito baixa. Conecte o adaptador de alimentação CA, verifique se o LED de alimentação de bateria se acende, espere a bateria carregar por 15 a 30 minutos, depois tente inicializar o computador. Se ele inicializar, execute o teste de bateria e calibre-a. Se ele não inicializar, conecte uma bateria sobressalente, se possível, para verificar se o problema está na bateria.
Se o computador não inicializar após o carregamento da bateria, remova a bateria e conecte a fonte de alimentação CA. Verifique se o LED de alimentação de bateria se acende e tente inicializar o computador. Se o LED ainda não se acender, há falha no adaptador CA ou um problema de conexão entre o adaptador e a placa do sistema. Se possível, conecte um adaptador de alimentação CA diferente para verificar se o problema está no adaptador ou entre em contato com a HP para obter suporte, o que pode requerer um chamado de serviço.
Se o LED da bateria (que se parece com um relâmpago ) piscar, a bateria está sem carga suficiente para iniciar o computador. Para resolver esse erro, tente as seguintes soluções.
  • Conecte o notebook à alimentação CA e tente iniciar o computador novamente.
    • Verifique o adaptador CA para confirmar se todos os plugues estão encaixados firmemente.
    • Veja se o LED de alimentação no adaptador CA está aceso (se houver), para conferir se o computador está recebendo alimentação CA da tomada.
  • Se o computador funcionar corretamente com alimentação CA, carregue a bateria por cerca de 30 minutos a uma hora e reinicie o computador.
    Nota:Carregar a bateria por esse tempo é chamado de "carga de manutenção". A carga de manutenção é um estado de carga lenta constante que recarrega a bateria devagar quando a carga está muito baixa. A carga fica muito baixa quando a bateria fica sem uso por longos períodos de tempo.

Os LEDs próximos às teclas Caps Lock e Number Lock piscam

Os LEDs próximos às teclas Caps Lock e Num Lock piscam se um erro for detectado durante o processo de inicialização. Os LEDs piscam diversas vezes em sequência e depois param. O número de vezes que os LEDs piscam na sequência indica qual componente causou o erro quando o equipamento é testado durante a inicialização.
Se os LEDs pararem de piscar e o computador não inicializar, pressione o botão Liga/Desliga novamente para repetir os testes. Conte o número de vezes que os LEDs piscam e use a tabela para identificar a condição de erro.
Saber o número de vezes que os LEDs piscam é útil ao contatar o agente de suporte HP para assistência técnica.
LED Caps Lock/Num LockComponente testadoCondição de erro
LEDs piscam uma vezCPUCPU não funcional
LEDs piscam duas vezesBIOSFalha de BIOS corrompido
LEDs piscam três vezesMemóriaErro de módulo não funcional
LEDs piscam quatro vezesVídeoControlador gráfico não funcional
LEDs piscam cinco vezesPlaca do sistemaFalha geral na placa do sistema
LEDs piscam seis vezesBIOSFalha de autenticação do BIOS
O processador (código piscante 1) parou de funcionar adequadamente. Entre em contato com a HP para assistência.
Se ocorrer um erro de BIOS corrompido (código piscante 2), você pode nem perceber os códigos piscantes: assim que o computador reconhece o erro, ele reinicializa, tenta recuperar o BIOS e reinicializa novamente. É possível perceber que, como consequência, o processo de inicialização fica bem mais demorado, e pode aparecer uma mensagem indicando que o BIOS foi recuperado. Se isso ocorrer, atualize o BIOS do computador. Para mais informações, consulte Atualizar o BIOS .
Se houver uma falha de memória (código piscante 3), siga o guia na tabela abaixo.
Se estiver usando a memória originalSe memória nova foi adicionada
Reinstale a memória.

Se reinstalar a memória não resolver o problema, tente substituí-la por uma nova.
Reinstale a memória.

Se esse código de erro voltar a aparecer após a reinstalação da memória, o problema pode ser a memória em si. Tire a nova memória do computador, coloque a memória original de volta e teste-o novamente.
Caso não se sinta seguro em manusear a memória por conta própria, leve o computador a uma loja e peça para reinstalarem-na.
Nota:Alguns erros de módulo de memória podem permitir que o computador inicialize, mas o computador será reinicializado em seguida e exibirá um código de erro piscante.
Se algum módulo de memória estiver solto ou não estiver fazendo bom contato com os slots, o computador poderá apresentar falha durante a inicialização. Para reinstalar o módulo de memória, retire-o do slot e reencaixe-o para obter melhor conexão; dessa forma, o computador pode reconhecer a memória.
O compartimento do módulo de memória da maioria dos notebooks está localizado na parte inferior do gabinete; porém, em alguns modelos, o compartimento da memória fica sob o teclado. Consulte o Guia do Usuário para saber o local exato dos módulos de memória do seu notebook.
Siga as etapas abaixo para remover e reinstalar os módulos de memória:
Nota:Remover e recolocar os módulos de memória requer o uso de ferramentas e um desmonte parcial do computador. Se você não se sentir seguro o suficiente para fazer isso, leve o computador a uma assistência técnica autorizada da HP. Consulte Encontrar assistência técnica para mais informações.
Siga estas etapas para remover e reinstalar os módulos de memória:
  1. Desligue o computador e desconecte o cabo de alimentação.
  2. Remova a tampa para acessar a memória.
    Remover a tampa
    Figura 3: Tampa do módulo de memória (sua tampa pode ser diferente)
    Imagem da tampa do módulo de memória removida do computador, exibindo o local dos parafusos de retenção e a direção de remoção
    1 - Parafusos de retenção (2)
    2 - Direção de remoção da tampa do compartimento
    Nota:Seu computador pode ser diferente do apresentado na imagem.
    Nota:Alguns computadores podem não ter uma tampa de acesso à memória. Encaminhe o computador à assistência técnica se não conseguir acessar a memória.
  3. Remova todos os módulos de memória do computador.
    Tirar a RAM
  4. Reinstale todos os módulos de memória.
    Figura 4: Alinhamento do chanfro e inserção do módulo de memória
    Imagem da reinstalação do módulo de memória alinhando-se o orifício da extremidade do módulo à guia no slot, pressionando-se o módulo firmemente no slot e girando-se a extremidade superior do módulo para baixo até que esteja encaixado
    1 - Alinhamento do chanfro
    2 - Direção de inserção do módulo
    3 - Direção de encaixe do módulo
  5. Recoloque a tampa, a bateria e o cabo de alimentação.
  6. Ligue o computador.
  7. Execute todos os testes para verificar se o computador consegue inicializar e executar o sistema operacional Windows.
    Se o computador não inicializar até a área de trabalho do Windows após a memória ser reinstalada e a bateria instalada, entre em contato com a HP para obter suporte. Consulte Encontrar assistência técnica para mais informações.
Se houver uma falha no controlador gráfico (código piscante 4), entre em contato com a HP para assistência.
Uma falha geral na placa do sistema (código piscante 5) é a falha de um componente não indicado pelos outros códigos de erro nos LEDs. Entre em contato com a HP para assistência. Consulte Encontrar assistência técnica para mais informações.
O erro de autenticação do BIOS (código piscante 6) é extremamente raro. É o resultado de uma discrepância entre o BIOS e o hardware instalado no computador. Esse erro ocorre quando o BIOS não consegue autenticar assinaturas do hardware do sistema. O propósito da autenticação do BIOS é certificar que ninguém tenha adulterado o BIOS do computador.
Se ocorrer uma falha de autenticação do BIOS, o computador executará automaticamente uma recuperação dele. Se o computador não recuperar automaticamente o BIOS, entre em contato com a HP para obter assistência técnica. Consulte Encontrar assistência técnica para mais informações.

O computador emite bipes

O motivo mais comum para um computador emitir bipes na inicialização é um módulo de memória solto ou com defeito. Reinstale os módulos de memória para resolver o problema de bipes no computador. Se isso não resolver o problema, entre em contato com a HP para obter assistência. Consulte Encontrar assistência técnica para mais informações.
Se algum módulo de memória estiver solto ou não estiver fazendo bom contato com os slots, o computador poderá apresentar falha durante a inicialização. Para reinstalar o módulo de memória, retire-o do slot e reencaixe-o para obter melhor conexão; dessa forma, o computador pode reconhecer a memória.
O compartimento do módulo de memória da maioria dos notebooks está localizado na parte inferior do gabinete; porém, em alguns modelos, o compartimento da memória fica sob o teclado. Consulte o Guia do Usuário para saber o local exato dos módulos de memória do seu notebook.
Siga as etapas abaixo para remover e reinstalar os módulos de memória:
Nota:Remover e recolocar os módulos de memória requer o uso de ferramentas e um desmonte parcial do computador. Se você não se sentir seguro o suficiente para fazer isso, leve o computador a uma assistência técnica autorizada da HP. Consulte Encontrar assistência técnica para mais informações.
Siga estas etapas para remover e reinstalar os módulos de memória:
  1. Desligue o computador e desconecte o cabo de alimentação.
  2. Remova a tampa para acessar a memória.
    Remover a tampa
    Figura 5: Tampa do módulo de memória (sua tampa pode ser diferente)
    Imagem da tampa do módulo de memória removida do computador, exibindo o local dos parafusos de retenção e a direção de remoção
    1 - Parafusos de retenção (2)
    2 - Direção de remoção da tampa do compartimento
    Nota:Seu computador pode ser diferente do apresentado na imagem.
    Nota:Alguns computadores podem não ter uma tampa de acesso à memória. Encaminhe o computador à assistência técnica se não conseguir acessar a memória.
  3. Remova todos os módulos de memória do computador.
    Tirar a RAM
  4. Reinstale todos os módulos de memória.
    Figura 6: Alinhamento do chanfro e inserção do módulo de memória
    Imagem da reinstalação do módulo de memória alinhando-se o orifício da extremidade do módulo à guia no slot, pressionando-se o módulo firmemente no slot e girando-se a extremidade superior do módulo para baixo até que esteja encaixado
    1 - Alinhamento do chanfro
    2 - Direção de inserção do módulo
    3 - Direção de encaixe do módulo
  5. Recoloque a tampa, a bateria e o cabo de alimentação.
  6. Ligue o computador.
  7. Execute todos os testes para verificar se o computador consegue inicializar e executar o sistema operacional Windows.
    Se o computador não inicializar até a área de trabalho do Windows após a memória ser reinstalada e a bateria instalada, entre em contato com a HP para obter suporte. Consulte Encontrar assistência técnica para mais informações.

Localizar a assistência técnica

Muitos dos problemas associados a códigos de LEDs ou bipes exigem manutenção ou troca de peças. Para localizar uma assistência técnica autorizada HP, acesse http://www.hp.com.br/suporte .

Links de suporte relacionados

Fóruns de suporte HP

Encontre soluções e colabore com outras pessoas no Fórum dos usuários HP
HP PortugalHP PortugalHP PortugalHP no YouTube