Ir para o conteúdo

Como identificar danos na tela de cristal líquido (LCD)

  • ImprimirImprimir
As telas LCD dos notebooks são compostas por duas camadas finas de vidro, com material de cristal líquido escuro entre elas. O vidro é coberto por uma camada de plástico na parte externa. Com frequência, os clientes acham que não se trata de uma tela LCD quebrada porque não conseguem sentir a rachadura. Porém, rachaduras no vídeo normalmente não são sentidas porque a cobertura de plástico raramente quebra ou racha.
Quando o vidro do LCD está quebrado, qualquer um dos sintomas abaixo pode aparecer:
  • Linhas ou padrões podem aparecer na tela. Pode haver linhas demais, ou apenas algumas linhas.
  • “Manchas” pretas também podem aparecer. Pode ser que o material de cristal líquido esteja vazando por uma rachadura. É possível que uma rachadura faça com que linhas apareçam mesmo que nenhuma mancha de cristal líquido seja aparente. As manchas podem ser pequenas ou podem aparecer depois, ou ainda crescer com o tempo. Os clientes frequentemente dizem que não havia mancha(s) preta(s) quando a unidade foi enviada para reparo e, portanto, podem ter aparecido durante ou após o envio.
  • A tela pode estar totalmente escura; porém, geralmente algum tipo de padrão pode ser visto se ela for examinada de perto.
É importante entender que as linhas no LCD também podem aparecer por causa de problemas de vídeo ou na mídia utilizada. Problemas de driver vídeo normalmente podem ser resolvidos baixando e instalando um novo driver de vídeo. Porém, se o dano for devido a um LCD quebrado, é necessário compreender as seguintes políticas.

Proteção contra danos acidentais (PDA)

A HP oferece aos seus clientes a opção de adquirir um plano de proteção contra danos acidentais (PDA). Esse plano precisa ter sido adquirido antes da ocorrência de qualquer dano. Os clientes podem adquirir o plano PDA no revendedor onde adquiriram o computador.
A abordagem do PDA é simples: você quebrou, nós consertamos, de maneira rápida e conveniente para você. O serviço cobre todas as peças e a mão de obra; porém, mais importante ainda, ele cobre uma gama completa de danos que a garantia ou os contratos de manutenção não cobrem, incluindo derramamentos, quedas e colisões involuntárias. A proteção contra danos acidentais cobre até mesmo LCDs danificados ou quebrados.

Dano provocado pelo cliente (DPC)

Danos provocados pelo cliente não são cobertos pela garantia padrão. Isso está incluído somente na proteção contra danos acidentais. A maioria dos LCDs danificados ou quebrados será considerada DPC.
Há exceções ocasionais. Portanto, talvez você queira entrar em contato com um agente de suporte para mais informações. Além disso, para clientes que receberem do suporte uma unidade danificada, o reparo será considerado exceção.

Exemplos de danos causados pelo cliente (DCC)

A tabela abaixo mostra exemplos de painéis danificados e fornece descrições de danos comuns.
Todos esses exemplos são de painéis danificados que não são cobertos pela garantia-padrão.
Defeito DCC DescriçãoExemplo de painel LCD danificado
Linhas diagonais ou irregulares e/ou presença de linhas horizontais e verticais.Linhas diagonais ou irregulares (área branca em 1) e linhas horizontais e verticais indicam danos no painel. Um conjunto de linhas horizontais ou verticais pode indicar que o painel está danificado, mas a causa também pode ser falha no sistema de gráficos ou um cabo de vídeo interno solto.

Área descolorida, muito clara ou mais escura na telaEntrou líquido no interior do painel.
Pontos brancos ou áreas mais claras localizadasÁreas mais claras ou pontos brancos visíveis na tela. Isso normalmente acontece quando um objeto pontiagudo ou alguma ponta faz contato com a tela.
Manchas pretas com áreas brancas brilhantes expostasO vidro interno rachou permitindo que o cristal líquido se espalhasse e ficasse acumulado em algumas áreas (as mancas pretas). Quando isso acontece, as áreas sem cristal líquido ficam brancas brilhantes.





Manchas pretas atravessando a telaO vidro interno rachou e o cristal líquido está vazando (algumas vezes isso é chamado de sangramento) no interior do painel, ao longo da rachadura.



Vidro quebrado.Em casos extremos, o vidro quebrado pode ficar visível, bem como manchas pretas e brancas.

O que devo fazer agora?

Na maioria dos casos, esse dano é considerado como provocado pelo cliente e não é coberto por nenhuma garantia padrão. Portanto, cobrir o custo de reparo será responsabilidade do proprietário, a não ser que ele tenha adquirido previamente o PDA. Se o computador estiver fora da garantia, um serviço tarifado pode ser iniciado por meio de contato com a HP.
Caso você não tenha uma política de proteção contra danos acidentais (PDA) e não queira pagar pelo reparo de um LCD danificado, é possível conectar um monitor externo e usar o notebook no estado em que se encontra. Ou ainda, é possível adquirir um mouse, um teclado e um monitor e usar o notebook como se fosse uma torre desktop. O dano no visor LCD geralmente não afeta a operação do notebook. Também é possível remover a unidade de disco rígido e usá-la com um compartimento externo em outro computador.

Tentar reparo por conta própria

Tentar reparar um notebook por conta própria não é recomendado para a maioria dos clientes. Uma ação inadequada pode causar danos irreparáveis ao computador. Recomendamos que todos os reparos sejam feitos por um provedor de serviços autorizado e com experiência. Caso decida realizar reparos por conta própria, faça o seguinte para identificar e solicitar as peças de reposição corretas:
  1. Abra um navegador de Internet, acesse a página inicial do site www.hp.com.br e clique no link Suporte e drivers no topo da página.
  2. Na página Suporte e drivers , selecione a guia Suporte de produto e solução de problemas insira o nome ou número do produto e clique em Pesquisar .
    Figura 1: Suporte de produto e solução de problemas
    Imagem da página de busca Suporte de produto e solução de problemas
  3. Se mais de um registro correspondente for exibido nos resultados da pesquisa, selecione o seu modelo específico.
  4. Na página de suporte do seu equipamento específico, clique em Manuais para localizar o Guia de Serviço e Manutenção associado.
    Figura 2: Exemplo de página de suporte
    Imagem de exemplo de página de suporte exibindo o local do link dos manuais.
  5. Clique em Guia de Serviço e Manutenção para abrir o manual.
    Figura 3: Exemplo de lista de manuais
    Imagem de exemplo de uma lista de manuais exibindo o Guia de Serviço e Manutenção
  6. Localize o número da peça e as instruções de remoção e reposição.
    Figura 4: Exemplo de guia de serviço e manutenção
    Imagem de exemplo de guia de serviço e manutenção
  7. Na página de suporte, selecione Solicitar peças ou escolha outro link para saber mais sobre outras opções de suporte.
    Você também pode clicar em Fale com a HP no topo da página para entrar em contato com um representante ou encontrar instalações de reparo autorizadas.
    Figura 5: Exemplo de página de suporte
    Imagem de exemplo de página de suporte exibindo o local das opções de suporte e dos links de contato com a HP
  8. Insira no campo Procurar por número de peça o número de peça encontrado no Guia de Serviço e Manutenção e pressione a tecla enter para dar início à pesquisa.
    Figura 6: Loja de Peças HP
    Imagem da loja de peças da HP com o local do campo de pesquisa realçado
  9. Siga as instruções exibidas na tela para concluir o processo de solicitação e adquirir a peça de reposição.
Recomendamos que compre peças somente de um revendedor autorizado de peças de reparo da HP. Peças adquiridas de terceiros podem não ter o desempenho esperado e causar problemas operacionais adicionais.

Fale com a HP

Cada país e região conta com seus próprios procedimentos de suporte ao equipamento e ao cliente. Para verificar o que está disponível em seu país ou região, visite a página de Suporte técnico da Hewlett Packard , selecione um país ou região e clique em Fale com a HP . Como alternativa, clique no link Fale com a HP no canto superior esquerdo desta página

Links de suporte relacionados

Fóruns de suporte HP

Encontre soluções e colabore com outras pessoas no Fórum dos usuários HP
HP PortugalHP PortugalHP PortugalHP no YouTube