Ir para o conteúdo

Resolver problemas com telas de notebooks (Windows 7 e Windows 8)

  • ImprimirImprimir
Este documento aplica-se a notebooks HP com Windows 7 ou Windows 8.
Esse documento contém soluções para vários problemas que podem ocorrer com telas de notebooks, como texto desfocado, baixo desempenho de vídeo, telas pretas ou brancas ou hardware danificado. Encontre uma seção abaixo que corresponda ao problema de sua tela e siga as instruções fornecidas para resolver o problema.

Windows 7: A imagem na tela apresenta texto confuso, é desfocada ou aparece esticada

Texto confuso, imagens que aparecem um pouco desfocadas em torno das margens ou imagens que estão esticadas e fora de proporção podem ser o resultado de resolução de tela incorreta, configurações incorretas do driver de gráficos ou drivers de BIOS ou de gráficos desatualizados. Siga as instruções abaixo para resolver esses problemas.
Figura 1: Imagem desfocada
Figura 2: Imagem correta
Figura 3: Imagem esticada
Figura 4: Imagem correta
  1. Reinicie o computador.
    Alguns problemas de exibição serão resolvidos automaticamente quando o computador for reiniciado.
    Se a qualidade da imagem e do texto for corrigida após a reinicialização do computador, o procedimento para solucionar o problema estará concluído.
    Se o problema persistir, passe para a próxima etapa.
  2. Ajuste a resolução da tela.
    Alguns problemas na resolução da tela do notebook podem ser resolvidos ajustando a resolução. Por exemplo, jogos eletrônicos frequentemente mudam a resolução enquanto o jogo está sendo executado a fim de otimizar a taxa de quadros e a qualidade gráfica. Se um desses jogos fechar ou for desativado de modo inadequado, talvez a resolução não seja restaurada para as configurações originais. Siga as etapas abaixo para ajustar a resolução da tela.
    Clique em Iniciar, digite resolução no campo de pesquisa e selecione o aplicativo do painel de controle Ajustar a resolução da tela a partir da lista de resultados.
    Clique na caixa suspensa Resolução.
    Mova a barra deslizante até a resolução nativa da tela e clique em OK.
    Figura 5: Ajuste da resolução da tela
    Imagem da tela de ajuste de resolução da tela do Windows.
    Se a qualidade da imagem e do texto for corrigida após o ajuste da resolução, o procedimento para solucionar o problema estará concluído.
    Se o problema persistir, passe para a próxima etapa.
  3. Atualize o software do driver automaticamente.
    Alguns problemas de qualidade de imagem e de texto podem ser corrigidos por meio de uma pesquisa automática de atualizações do driver de gráficos usando o Gerenciador de Dispositivos.
    1. Clique em Iniciar, digite dispositivo no campo de pesquisa e selecione Gerenciador de dispositivos na lista.
    2. No Gerenciador de Dispositivos, expanda a categoria Adaptadores de vídeo, clique com o botão direito no chipset de vídeo ou no driver de gráficos e selecione Atualizar driver....
      Figura 6: Gerenciador de Dispositivos - Atualizar driver
      Imagem da opção Atualizar driver no Gerenciador de Dispositivos.
    3. Quando for solicitado a escolher onde procurar pelos drivers atualizados, selecione Pesquisar automaticamente software de driver atualizado.
      Figura 7: Pesquisar automaticamente
      Imagem da tela Pesquisar automaticamente.
      Se o Windows detectar e instalar drivers de gráficos atualizados, e a qualidade da imagem e do texto for corrigida, o procedimento para solucionar o problema estará concluído.
      Se o Windows não detectar e instalar drivers atualizados ou se o problema de qualidade da imagem e do texto persistir depois da instalação dos drivers atualizados, passe para a próxima etapa.
  4. Baixe da HP os drivers do BIOS e de gráficos mais recentes e depois instale-os.
    Muitos problemas de qualidade de imagem e texto podem ser resolvidos com a instalação de drivers atualizados do adaptador gráfico e do firmware atualizado do BIOS.
    Consulte o documento de suporte Obter software e drivers para mais informações.

Windows 7: Normalmente, a imagem na tela é nítida, mas fica distorcida ou aparece cortada ao executar um programa com altos requisitos gráficos

Se a imagem na tela normalmente é nítida, mas fica distorcida ou aparece cortada ao executar um programa com altos requisitos de vídeo, tente executar uma ou mais ações a seguir para resolver o problema.
  • Ajuste a resolução de vídeo - verifique se a resolução de vídeo corresponde à resolução do programa de software. Veja a seção Ajuste a resolução da tela para obter mais informações.
  • Instale drivers de gráficos atualizados - consulte o documento de suporte Obter software e drivers para mais informações.
  • Ajuste a resolução dos jogos eletrônicos - consulte a documentação do fabricante do software para obter informações sobre como ajustar a resolução do jogo.

Windows 7: A imagem na tela encolhe ao conectar um monitor externo

Ao exibir a mesma imagem tanto na tela do notebook quanto no painel de um monitor externo (monitor, projetor ou televisão), a imagem exibida na tela do notebook pode encolher para uma resolução mais baixa, e barras pretas podem aparecer ao redor das margens da tela reduzida.
Figura 8: Exemplo de barras pretas e redução de tela
Imagem do monitor externo e da tela do notebook com barras pretas ao redor das margens.
Isso poderá acontecer quando a resolução nativa da tela do notebook e a resolução do monitor externo não forem as mesmas. Quando o controle de vídeo detecta duas telas, ele normalmente usa como padrão a resolução menor para ambos os dispositivos. Para resolver esse problema, desconecte o dispositivo externo para verificar se a resolução da tela do notebook muda de volta para as configurações desejadas. Depois, reconecte o monitor externo e ajuste as configurações de resolução para cada um dos dispositivos.
  • Para usar o Windows a fim de controlar a exibição gráfica, conecte ambas as telas, clique com o botão direito na área de trabalho, selecione Resolução da tela e, depois, altere a resolução de cada tela. Em alguns modelos, você pode selecionar uma opção avançada para Duplicar a mesma imagem em ambas as telas ou Estender a imagem da área de trabalho em ambas.
  • Para usar um recurso de manutenção gráfica avançado para controlar a exibição gráfica, clique com o botão direito na área de trabalho e, na lista, selecione Gráficos ou Opções gráficas. Os nomes das opções de vídeo avançado podem variar, e nem todos os modelos têm um chip de alto desempenho ou uma unidade de processamento gráfico (GPU) secundária.
Se o problema persistir, verifique se há atualizações para o adaptador gráfico e o firmware do notebook e instale-as. Consulte o documento de suporte Obter software e drivers para mais informações.

Windows 7: A imagem na tela apresenta pequenos pontos claros ou escuros

Em razão da natureza da tecnologia LCD, um determinado número de pontos (pixels) pode não ser exibido corretamente. Se o monitor tiver muitos pixels com defeito em uma determinada área, isso pode atrapalhar o usuário.
Instale os drivers atualizados de gráficos e do BIOS para eliminar qualquer possível problema de exibição de software. Consulte o documento de suporte Obter software e drivers para mais informações.
Para obter mais informações sobre defeitos de pixels, consulte Sobre defeitos da tela LCD e Terminologia para notebooks HP Pavilion ou Compaq Presario .
Figura 9: Exemplo de defeitos de pixels no monitor

Windows 7: A imagem na tela treme, apresenta linhas ou cores distorcidas

As condições a seguir indicam um problema com a tela ou com outro hardware do notebook. Não há ajustes de usuário ou ações corretivas para essas condições.
Entre em contato com o Suporte Técnico HP para obter mais assistência.
Figura 10: Tela cintilando
Figura 11: Linhas verticais no monitor
Figura 12: Linhas verdes sólidas horizontais
Figura 13: Cores incorretas

Windows 7: A imagem na tela apresenta várias linhas horizontais e verticais irregulares, grandes áreas brancas ou pretas

Uma tela LCD rachada indica danos em inúmeros padrões diferentes. Esse tipo de dano físico pode ser detectado já nas operações de inicialização, em nível de BIOS, antes que o computador entre no Windows (ou outros sistemas operacionais). A tela deve ser substituída. Não há nenhuma ação disponível para corrigir esse problema. O notebook pode ser utilizado quando conectado a um monitor externo.
Figura 14: Linhas horizontais e verticais
Figura 15: Linhas diagonais ou irregulares
A HP não recomenda que os usuários tentem substituir uma tela danificada. Entre em contato com um centro de reparos autorizado. Para obter mais informações, consulte Como diagnosticar danos na tela de cristal líquido (LCD) .

Windows 7: Não há imagem na tela, a tela aparece em branco

Se a tela do notebook continuar preta ou em branco, e não for exibida nenhuma mensagem de erro na tela, você deverá determinar se essa tela em branco é causada por um problema com a tela ou se é um problema com a inicialização do computador.
Figura 16: Tela sem imagem
Para verificar se a tela está com defeito, siga as instruções abaixo.
  1. Conecte o computador a um monitor externo usando um cabo conector VGA.
  2. Conecte a energia CA ao notebook e ao monitor externo.
  3. Pressione o botão Liga/desliga no computador e no monitor externo.
    Se uma imagem for exibida no monitor externo, mas não na tela do notebook, baixe e instale o BIOS mais recente, o driver de gráficos mais recente, assim como o chipset mais recente da CPU. Consulte o documento de suporte Obter software e drivers para mais informações.
    Se ainda não for exibida nenhuma imagem na tela do notebook, será possível constatar que há um problema de hardware com a tela do notebook. Entre em contato com a HP para o serviço de reparo.
    Se não for exibida nenhuma imagem na tela do notebook nem no monitor externo, e o computador não iniciar adequadamente, isso indicará um problema de inicialização, e não com a tela. Consulte Resolver problemas de tela preta sem mensagens de erro ao iniciar ou reiniciar .

Windows 8: A imagem na tela apresenta texto confuso, é desfocada ou aparece esticada

Texto confuso, imagens que aparecem um pouco desfocadas em torno das margens ou imagens que estão esticadas e fora de proporção podem ser o resultado de resolução de tela incorreta, configurações incorretas do driver de gráficos ou drivers de BIOS ou de gráficos desatualizados. Siga as instruções abaixo para resolver esses problemas.
Figura 17: Imagem desfocada
Figura 18: Imagem correta
Figura 19: Imagem esticada
Figura 20: Imagem correta
  1. Reinicie o computador.
    Alguns problemas de exibição serão resolvidos automaticamente quando o computador for reiniciado.
    Se a qualidade da imagem e do texto for corrigida após a reinicialização do computador, o procedimento para solucionar o problema estará concluído.
  2. Ajuste a resolução da tela.
    Alguns problemas na resolução da tela do notebook podem ser resolvidos ajustando a resolução. Por exemplo, jogos eletrônicos frequentemente mudam a resolução enquanto o jogo está sendo executado a fim de otimizar a taxa de quadros e a qualidade gráfica. Se um desses jogos fechar ou for desativado de modo inadequado, talvez a resolução não seja restaurada para as configurações originais. Siga as etapas abaixo para ajustar a resolução da tela.
    Na tela inicial, digite Ajustar a resolução da tela para abrir o botão Pesquisar. Clique em Ajustar a resolução da tela na lista de resultados.
    Clique na caixa suspensa Resolução.
    Mova a barra deslizante até a resolução de tela Recomendada e clique em OK.
    Figura 21: Ajuste da resolução da tela
    Imagem da tela de ajuste de resolução da tela do Windows.
    Se a qualidade da imagem e do texto for corrigida após o ajuste da resolução, o procedimento para solucionar o problema estará concluído.
    Se o problema persistir, passe para a próxima etapa.
  3. Atualize o software do driver automaticamente.
    Alguns problemas de qualidade de imagem e de texto podem ser corrigidos por meio de uma pesquisa automática de atualizações do driver de gráficos usando o Gerenciador de Dispositivos.
    1. Na tela inicial, digite gerenciador de dispositivos para abrir o botão Pesquisar. Clique em Gerenciador de dispositivos na lista.
    2. No Gerenciador de Dispositivos, expanda a categoria Adaptadores de vídeo, clique com o botão direito no chipset de vídeo ou no driver de gráficos e selecione Atualizar driver....
      Figura 22: Gerenciador de Dispositivos - Atualizar driver
      Opção Atualizar driver no Gerenciador de Dispositivos.
    3. Quando for solicitado a escolher onde procurar pelos drivers atualizados, selecione Pesquisar automaticamente software de driver atualizado.
      Figura 23: Pesquisar automaticamente
      Tela Pesquisar automaticamente.
      Se o Windows detectar e instalar drivers de gráficos atualizados, e a qualidade da imagem e do texto for corrigida, o procedimento para solucionar o problema estará concluído.
      Se o Windows não detectar e instalar drivers atualizados ou se o problema de qualidade da imagem e do texto persistir depois da instalação dos drivers atualizados, passe para a próxima etapa.
  4. Baixe da HP os drivers do BIOS e de gráficos mais recentes e depois instale-os.
    Muitos problemas de qualidade de imagem e texto podem ser resolvidos com a instalação de drivers atualizados do adaptador gráfico e do firmware atualizado do BIOS.
    Consulte o documento de suporte Obter software e drivers para mais informações.

Windows 8: Normalmente, a imagem na tela é nítida, mas fica distorcida ou aparece cortada ao executar um programa com altos requisitos gráficos

Se a imagem na tela normalmente é nítida, mas fica distorcida ou aparece cortada ao executar um programa com altos requisitos de vídeo, tente executar uma ou mais ações a seguir para resolver o problema.
  • Ajuste a resolução de vídeo - verifique se a resolução de vídeo corresponde à resolução do programa de software. Veja a seção Ajuste a resolução da tela para obter mais informações.
  • Instale drivers de gráficos atualizados - consulte o documento de suporte Obter software e drivers para mais informações.
  • Ajuste a resolução dos jogos eletrônicos - consulte a documentação do fabricante do software para obter informações sobre como ajustar a resolução do jogo.

Windows 8: A imagem na tela encolhe ao conectar um monitor externo

Ao exibir a mesma imagem tanto na tela do notebook quanto no painel de um monitor externo (monitor, projetor ou televisão), a imagem exibida na tela do notebook pode encolher para uma resolução mais baixa, e barras pretas podem aparecer ao redor das margens da tela reduzida.
Figura 24: Exemplo de barras pretas e redução de tela
Imagem do monitor externo e da tela do notebook com barras pretas ao redor das margens.
Isso poderá acontecer quando a resolução nativa da tela do notebook e a resolução do monitor externo não forem as mesmas. Quando o controle de vídeo detecta duas telas, ele normalmente usa como padrão a resolução menor para ambos os dispositivos. Para resolver esse problema, desconecte o dispositivo externo para verificar se a resolução da tela do notebook muda de volta para as configurações desejadas. Depois, reconecte o monitor externo e ajuste as configurações de resolução para cada um dos dispositivos.
  • Para usar o Windows a fim de controlar a exibição gráfica, conecte ambas as telas, clique com o botão direito na área de trabalho, selecione Resolução da tela e, depois, altere a resolução de cada tela. Em alguns modelos, você pode selecionar uma opção avançada para Duplicar a mesma imagem em ambas as telas ou Estender a imagem da área de trabalho em ambas.
  • Para usar um recurso de manutenção gráfica avançado para controlar a exibição gráfica, clique com o botão direito na área de trabalho e, na lista, selecione Gráficos ou Opções gráficas. Os nomes das opções de vídeo avançado podem variar, e nem todos os modelos têm um chip de alto desempenho ou uma unidade de processamento gráfico (GPU) secundária.
Se o problema persistir, verifique se há atualizações para o adaptador gráfico e o firmware do notebook e instale-as. Consulte o documento de suporte Obter software e drivers para mais informações.

Windows 8: A imagem na tela apresenta pequenos pontos claros ou escuros

Em razão da natureza da tecnologia LCD, um determinado número de pontos (pixels) pode não ser exibido corretamente. Se o monitor tiver muitos pixels com defeito em uma determinada área, isso pode atrapalhar o usuário.
Instale os drivers atualizados de gráficos e do BIOS para eliminar qualquer possível problema de exibição de software. Consulte o documento de suporte Obter software e drivers para mais informações.
Para obter mais informações sobre defeitos de pixels, consulte Sobre defeitos da tela LCD e Terminologia para notebooks HP Pavilion ou Compaq Presario .
Figura 25: Exemplo de defeitos de pixels no monitor

Windows 8: A imagem na tela treme, apresenta linhas ou cores distorcidas

As condições a seguir indicam um problema com a tela ou com outro hardware do notebook. Não há ajustes de usuário ou ações corretivas para essas condições.
Entre em contato com o Suporte Técnico HP para obter mais assistência.
Figura 26: Tela cintilando
Figura 27: Linhas verticais no monitor
Figura 28: Linhas verdes sólidas horizontais
Figura 29: Cores incorretas

Windows 8: A imagem na tela apresenta várias linhas horizontais e verticais irregulares, grandes áreas brancas ou pretas

Uma tela LCD rachada indica danos em inúmeros padrões diferentes. Esse tipo de dano físico pode ser detectado já nas operações de inicialização, em nível de BIOS, antes que o computador entre no Windows (ou outros sistemas operacionais). A tela deve ser substituída. Não há nenhuma ação disponível para corrigir esse problema. O notebook pode ser utilizado quando conectado a um monitor externo.
Figura 30: Linhas horizontais e verticais
Figura 31: Linhas diagonais ou irregulares
A HP não recomenda que os usuários tentem substituir uma tela danificada. Entre em contato com um centro de reparos autorizado. Para obter mais informações, consulte Como diagnosticar danos na tela de cristal líquido (LCD) .

Windows 8: Não há imagem na tela, a tela aparece em branco

Se a tela do notebook continuar preta ou em branco, e não for exibida nenhuma mensagem de erro na tela, você deverá determinar se essa tela em branco é causada por um problema com a tela ou se é um problema com a inicialização do computador.
Figura 32: Tela sem imagem
Para verificar se a tela está com defeito, siga as instruções abaixo.
  1. Conecte o computador a um monitor externo usando um cabo conector VGA.
  2. Conecte a energia CA ao notebook e ao monitor externo.
  3. Pressione o botão Liga/desliga no computador e no monitor externo.
    Se uma imagem for exibida no monitor externo, mas não na tela do notebook, baixe e instale o BIOS mais recente, o driver de gráficos mais recente, assim como o chipset mais recente da CPU. Consulte o documento de suporte Obter software e drivers para mais informações.
    Se ainda não for exibida nenhuma imagem na tela do notebook, será possível constatar que há um problema de hardware com a tela do notebook. Entre em contato com a HP para o serviço de reparo.
    Se não for exibida nenhuma imagem na tela do notebook nem no monitor externo, e o computador não iniciar adequadamente, isso indicará um problema de inicialização, e não com a tela. Consulte Resolver problemas de tela preta sem mensagens de erro ao iniciar ou reiniciar .

Links de suporte relacionados

Fóruns de suporte HP

Encontre soluções e colabore com outras pessoas no Fórum dos usuários HP
HP PortugalHP PortugalHP PortugalHP no YouTube