Ir para o conteúdo

Problemas comuns da tela do notebook

  • ImprimirImprimir
Caso suspeite que há um problema de hardware e software com a tela, há alguns ajustes simples para melhorar a aparência da tela integrada ao seu notebook. Para corrigir problemas de tela, a primeira ação a ser tomada é instalar ou reinstalar a versão mais recente do BIOS e dos drivers gráficos. Se instalar o BIOS e os drivers mais recentes não corrigir a tela, use este documento para solucionar problemas e identificar falhas específicas de hardware que possam exigir reparos profissionais ou reposição de peças em um centro de assistência técnica autorizada da HP.

Ajustes simples do usuário e problemas de manutenção

O Windows 7 e o Vista permitem realizar diversos ajustes à aparência da tela em seu notebook. Para fazer um desses ajustes, clique com o botão direito em qualquer lugar da área de trabalho e selecione Personalizar .
Alguns programas de terceiros que possuem requisitos gráficos avançados podem instalar drivers personalizados ou modificar configurações de vídeo que mudarão a aparência da sua tela. Se o monitor mudar após a instalação de um programa, use o Gerenciador de Dispositivos para Atualizar o software do driver e reinstalar os drivers de vídeo apropriados.
  1. Clique em Iniciar , digite dispositivo no campo de pesquisa e selecione Gerenciador de Dispositivos na lista.
  2. No Gerenciador de Dispositivos, expanda a lista de Adaptadores de vídeo , clique com o botão direito em chipset de vídeo ou na opção de driver e selecione Atualizar driver... .
    Figura 1: Gerenciador de Dispositivos - Atualizar driver
    Imagem da opção Atualizar drivers no Gerenciador de Dispositivos.
  3. Quando for solicitado a escolher onde procurar pelos drivers atualizados, selecione Pesquisar automaticamente software de driver atualizado .
    Figura 2: Pesquisar automaticamente
    Imagem da tela Pesquisar automaticamente.
Isso deve reinstalar o driver de vídeo apropriado para o seu computador.
Alguns problemas na resolução da tela do notebook podem ser resolvidos ajustando a resolução. Por exemplo, jogos eletrônicos frequentemente mudam a resolução enquanto o jogo está sendo executado, para otimizar a taxa de quadros e a qualidade gráfica; se um desses jogos fechar ou for desativado de forma inapropriada, as configurações originais de resolução podem não ser restauradas.
  • Windows 7 : Clique em Iniciar , digite resolução no campo de pesquisa e selecione o aplicativo do painel de controle Ajustar a resolução da tela a partir da lista de resultados. Mova a barra deslizante até encontrar a resolução que preferir e clique em OK .
  • Windows Vista : Clique em Iniciar , digite personalização no campo de pesquisa e selecione o aplicativo do painel de controle Personalização a partir da lista de resultados. Na janela Personalização , clique em Configurações de Vídeo . Mova a barra deslizante até encontrar a resolução que preferir e clique em OK .
  • Windows XP : Clique em Iniciar e em Painel de Controle . Clique duas vezes no ícone Vídeo e selecione a guia Configurações . Mova a barra deslizante até encontrar a resolução que preferir e clique em OK .
Muitos problemas de vídeo podem ser resolvidos com a instalação de drivers atualizados do adaptador gráfico e de firmware atualizado do BIOS. Use o HP Support Assistant para Windows 7 e Vista para procurar automaticamente pelos drivers mais recentes de seu notebook. Caso necessário, ele baixará e instalará todos as atualizações e drivers disponíveis. Recomendamos que execute o HP Support Assistant uma vez por semana para manter o seu notebook o mais atualizado possível. Para mais informações, consulte a página do HP Support Assistant .
Para verificar atualizações com o HP Support Assistant, faça o seguinte:
  1. Clique em Iniciar , digite suporte no campo de pesquisa e selecione HP Support Assistant na lista de resultados.
  2. Clique em Manutenção .
  3. Clique em Atualizar para verificar se há atualizações.
  4. Caso seja apresentada uma lista de atualizações, selecione as que deseja instalar e clique em Aplicar .
Reinicie o notebook após instalar as atualizações.
Caso não tenha o HP Support Assistant instalado ou prefira não utilizá-lo, siga as instruções abaixo para atualizar manualmente o firmware do BIOS em seu notebook:
  1. Conecte o notebook ao adaptador CA e a uma tomada que esteja funcionando.
  2. Acesse o site Obtenha softwares e drivers referente ao seu modelo de notebook.
  3. Selecione o sistema operacional na lista suspensa e expanda a seção BIOS .
  4. Se o BIOS disponível for uma versão posterior à versão instalada, baixe e instale o BIOS mais recente para o seu notebook.
Reinicie o notebook após atualizar o firmware do BIOS.
Caso não tenha o HP Support Assistant instalado ou prefira não utilizá-lo para verificar automaticamente se há drivers e instalá-los, siga as etapas abaixo para atualizar manualmente os drivers do adaptador gráfico em seu notebook:
  1. Conecte o notebook ao adaptador CA e a uma tomada que esteja funcionando.
  2. Acesse o site Obtenha softwares e drivers referente ao seu modelo de notebook.
  3. Selecione o sistema operacional na lista suspensa e expanda a seção Driver - Gráficos .
  4. Baixe e instale o driver de vídeo mais recente.
Reinicie o notebook após atualizar os drivers do adaptador gráfico.

Solução de problemas específicos no monitor do notebook

Essa seção oferece exemplos dos problemas de vídeo mais comuns, além de informações sobre como solucionar vários desses problemas. Ao lidar com esses casos mais sérios, o problema pode ser consequência de hardware quebrado ou com defeito. Sua prioridade é identificar o problema e completar as atividades de solução de problemas, e depois realizar todas as tarefas de manutenção de usuário mencionadas. Caso ainda tenha problemas de vídeo, será necessário Falar com a HP (clique no link no topo desta página) para marcar o reparo ou a substituição do hardware.
Você será solicitado a executar os testes de diagnóstico do HP Support Assistant para verificar a condição do problema e determinar se o reparo está coberto pela garantia.
Problemas de tela podem ser detectados em qualquer um dos três diferentes estados de vídeo do computador: estado em nível de BIOS, em nível do Windows (SO) e de chip de vídeo avançado. Irregularidades visuais notadas somente quando o computador está em operação geralmente podem ser ajustadas usando drivers atualizados do Windows ou do chip de vídeo. Porém, danos físicos que exigem reparo ou substituição geralmente podem ser detectados em operações em nível de BIOS, antes do computador entrar no Windows. O custo das peças de reposição e da assistência irá variar de acordo com o problema exato e a localização das instalações de reparo.
  • Se a tela estiver sem imagem (tudo preto ou tudo branco) ou a imagem estiver rachada ou distorcida durante o processo de inicialização, provavelmente há algum dano físico que exigirá reparo ou substituição.
  • Se a imagem estiver limpa no estado de BIOS mas distorcida no estado do Windows, talvez seja possível corrigir o problema instalando os drivers mais recentes do BIOS, do chipset da CPU ou de vídeo do Windows.
  • Se a imagem normalmente está clara mas fica distorcida ao executar um programa específico com requisitos altos de vídeo, como assistir a vídeos ou jogar games online, talvez seja possível corrigir o problema alterando a resolução de tela ou instalando drivers atualizados do site do fabricante de chip gráfico ou do site do desenvolvedor do aplicativo.
Leia a seção Consulte também para informações sobre como contatar o Suporte Técnico HP.
Se o texto estiver confuso ou os objetos estiverem levemente desfocados nas bordas, esticados e fora de proporção, pode ser necessário alterar a resolução. Para resolver esses problemas, baixe e instale os drivers mais recentes de vídeo e de chipset e configure a resolução do monitor para a mais alta resolução compatível, conforme mencionado acima.
A resolução do monitor do computador pode estar definida para um valor que não seja o da resolução máxima possível. Quando o adaptador gráfico redimensiona a imagem, as bordas dos objetos exibidos podem ficar levemente desfocadas, pois a imagem toda é ampliada ou reduzida para se encaixar às bordas da tela. Se a imagem ficar desfocada apenas quando se usa um software, como um determinado jogo, por exemplo, certifique-se de que a resolução recomendada para o jogo corresponda à resolução do monitor.
Figura 3: Imagem desfocada
Figura 4: Imagem correta
Figura 5: Imagem esticada
Figura 6: Imagem correta
Para resolver esses problemas, instale os drivers mais recentes e configure a resolução de tela para a resolução máxima suportada. Se isso não corrigir o problema, certifique-se de ter instalado os chipsets mais recentes disponíveis. Você também pode verificar se possui um processador gráfico (GPU) separado e, em caso positivo, se os chipsets dos dois processadores combinam.
Ao exibir a mesma imagem tanto na área de trabalho do notebook quanto em um painel externo (monitor, tela de projeção ou televisão), a imagem exibida na tela do notebook pode encolher para uma resolução mais baixa e barras pretas podem aparecer nas margens da tela reduzida.
Figura 7: Exemplo de barras pretas e redução de tela
Isso geralmente acontece quando as telas têm resoluções diferentes. Quando o controle de vídeo detecta duas telas, ele normalmente usa como padrão a resolução menor para ambos os dispositivos. Para resolver esse problema, desconecte o dispositivo externo para verificar se a resolução muda de volta para as configurações desejadas, e então reconecte-o e ajuste as configurações de resolução para cada dispositivo.
  • Para usar o Windows no controle da exibição de vídeo, conecte ambas as telas, clique com o botão direito na área de trabalho, selecione Personalizar e clique em Configurações de vídeo (Resolução). Em alguns modelos, você pode selecionar opções avançadas para Espelhar a mesma imagem em ambas as telas ou Estender a imagem da área de trabalho em ambas.
  • Para usar um recurso de manutenção de vídeo avançado para controlar a exibição de vídeo, clique com o botão direito na área de trabalho e selecione Vídeo ou Opções de Vídeo na lista. Os nomes das opções de vídeo avançado podem variar, e nem todos os modelos têm um chip de alto desempenho ou uma unidade de processamento gráfico (GPU) secundária.
Se o problema persistir, verifique se há atualizações para o adaptador gráfico e o firmware do notebook e instale-as.
Em razão da natureza da tecnologia da tela, um determinado número de pontos (pixels) pode não ser exibido corretamente. É possível instalar os drivers de vídeo e de BIOS atualizados para eliminar qualquer problema potencial de software de vídeo. Se o problema continuar e a tela tiver muitos defeitos de pixels em uma certa área, isso pode distrair a visão. Se o BIOS e os drivers estiverem atualizados, não há nada que o usuário possa fazer para solucionar o problema.
Figura 8: Exemplo de defeitos de pixels no monitor
Para obter mais informações sobre pixels com defeito, consulte Notebooks HP - Sobre os defeitos e terminologia da tela LCD .
A tela fica preta ou sem imagem, e não aparecem mensagens de erro nela. Será necessário determinar se a tela sem imagem é causada por um problema com o monitor ou na inicialização do computador .
Figura 9: Tela sem imagem
Um teste rápido para monitores com defeito é conectar o computador a um monitor externo com um cabo de conexão VGA, conectar a alimentação CA tanto do notebook quanto do monitor, e pressionar os botões de Liga/Desliga no computador e no monitor.
Se uma imagem for exibida no monitor externo mas não na tela do notebook, baixe e instale o BIOS e o driver gráfico mais recente, assim como o chipset mais recente da CPU. Se ainda assim não houver imagem, há um problema físico e será necessário entrar em contato com a HP para reparo.
Se não há imagem nem no monitor interno nem no externo e o computador não iniciar adequadamente, esse é um problema de inicialização, não de monitor. Consulte Notebooks HP - Resolver problemas de tela preta sem mensagens de erro ao iniciar ou reiniciar .
As condições a seguir indicam um problema na tela ou em outro hardware do notebook. Não há ajustes de usuário ou ações corretivas para essas condições. Entre em contato com uma assistência técnica autorizada para obter serviços técnicos.
Figura 10: Tela cintilando
Figura 11: Linhas verticais no monitor
Figura 12: Linhas verdes sólidas horizontais
Figura 13: Cores incorretas
Entre em contato com o Suporte Técnico HP para obter mais assistência.

Telas quebradas ou fisicamente danificadas

LCDs rachados exibem imagem em diversos padrões diferentes. Esse tipo de dano físico pode ser detectado já nas operações de inicialização, em nível de BIOS, antes que o computador entre no Windows (ou outros sistemas operacionais). A tela deve ser substituída. Não há nenhuma ação disponível para corrigir esse problema. O notebook pode ser utilizado quando conectado a um monitor externo.
Figura 14: Linhas horizontais e verticais
Figura 15: Linhas diagonais ou irregulares
A HP não recomenda que os usuários tentem substituir uma tela danificada. Entre em contato com um centro de assistência técnica autorizada. Para obter mais informações, consulte Notebooks HP - Tela de cristal líquido (LCD) quebrada

Consulte também

Suporte técnico . Cada país e região conta com seus próprios procedimentos de suporte ao equipamento e ao cliente. Para verificar o que está disponível em seu país ou região, visite a página de Suporte técnico da Hewlett Packard , selecione um país ou região e clique em Fale com a HP. Como alternativa, clique no link Fale com a HP , no canto superior desta página.

Links de suporte relacionados

Fóruns de suporte HP

Encontre soluções e colabore com outras pessoas no Fórum dos usuários HP
HP PortugalHP PortugalHP PortugalHP no YouTube