Ir para o conteúdo

Usar e configurar o TouchPad (Windows 7 e Vista)

  • ImprimirImprimir
Este documento se aplica aos notebooks HP com Windows 7 e Windows Vista.
Um TouchPad é um dispositivo apontador com uma superfície sensível ao toque localizado no descanso de mão do notebook. Em alguns notebooks, o lado direito do TouchPad geralmente tem uma linha vertical que indica uma função de rolagem. Além disso, o TouchPad geralmente é acompanhado por dois ou mais botões que funcionam como os botões esquerdo e direito de um dispositivo apontador de um mouse convencional.
Figura 1: Exemplo de TouchPad - Nem todos os recursos estão disponíveis em todos os computadores
1 - LED TouchPad
2 - Área sensível ao toque
3 - Botão de clique esquerdo
4 - Botão liga/desliga do TouchPad
5 - Zona de rolagem vertical
6 - Botão de clique direito
O TouchPad pode ser configurado para interpretar vários gestos em sua superfície como ações diferentes. Por exemplo, se o TouchPad tiver sido configurado para isso, passar dois dedos para a esquerda ao navegar em um site o levará a uma página visualizada anteriormente; ou dar dois toques no TouchPad enquanto o cursor do mouse passa sobre um arquivo de texto fará o arquivo abrir em seu editor de texto padrão.
É possível ajustar a sensibilidade do TouchPad, ativar ou desativar os recursos e gestos e alterar a funcionalidade dos botões. Normalmente, é necessário um pouco de prática para se sentir confortável usando o TouchPad.
As ações do TouchPad mais comumente usadas baseiam-se em gestos e fornecem atalhos para navegar em janelas e arquivos e trabalhar com eles rapidamente. A maioria dos softwares e modelos de TouchPad é compatível com todos os gestos listados. Em alguns casos, esses recursos serão desativados no software do TouchPad, bastando somente habilitá-los ou configurá-los.
Deslize seu dedo pelo TouchPad para mover o cursor na tela.
Toque no TouchPad uma vez para clique simples e duas vezes para clique duplo do cursor.
Para girar uma imagem ou parte da tela, coloque dois dedos sobre o TouchPad e gire-os.

A rotação do TouchPad funciona apenas nos aplicativos que já possuem uma função de girar, como um navegador de fotos.
Se quiser arrastar e soltar um item, toque no TouchPad duas vezes para selecionar o item, deslize seu dedo para movê-lo e levante o dedo para soltá-lo.
Para rolar uma janela, tela ou lista, toque no TouchPad com dois dedos e em seguida passe-os de um lado para outro ou para cima e para baixo. Levante os dedos para interromper a rolagem.
Para aumentar ou diminuir o zoom ao trabalhar em uma janela, coloque dois dedos no TouchPad e mova-os para fora para aumentar o zoom e para dentro para diminuir o zoom.

O zoom do TouchPad funciona apenas nos aplicativos que já possuem funções de zoom, como um navegador de fotos ou processador de texto.
As opções de configuração do TouchPad estão localizadas na página de propriedades do TouchPad. Para abrir a página de propriedades:
  1. Clique em Iniciar , digite mouse no campo de pesquisa e selecione Mouse na lista de resultados.
  2. Na guia Configurações do dispositivo do painel Propriedades do mouse, clique com o botão direito no dispositivo TouchPad .
É possível ajustar as configurações do TouchPad para rolagem, botões, sensibilidade do toque, sensibilidade da margem e ações de gestos para adequar a suas preferências pessoais.
Nota:Nem todos os notebooks usam o Synaptics TouchPad, mas todos os touchpads possuem recursos e opções de configuração semelhantes.
Figura 2: Página de propriedades do TouchPad
Página de propriedades do touchpad para TouchPads Synaptics.
Os gestos de rolagem horizontal e vertical dedicados do TouchPad permitem a rolagem em uma janela de programa. Eles são ativados e pré-configurados por padrão. Entretanto, é possível personalizar como cada gesto é implementado na página de propriedades do TouchPad.
Para ajustar as configurações de rolagem:
  1. Abra a página de propriedades do TouchPad.
  2. Expanda o título da categoria Rolagem .
  3. Selecione Rolagem com um dedo ou Rolagem com dois dedos .
    Nota:Caso seja novo no uso de gestos em um dispositivo apontador, é recomendável configurar apenas uma dessas duas opções inicialmente até que se acostume a usá-los.
    Figura 3: Rolagem com dois dedos
    Propriedades do touchpad destacando Rolagem com dois dedos.
  4. Selecione Ativar rolagem vertical e Ativar rolagem horizontal . Isso permite a rolagem em uma janela de programa com o deslize de um ou dois dedos para cima e para baixo e para a esquerda e para a direita no TouchPad.
  5. Configure outras opções de rolagem até que esteja satisfeito com o comportamento dos gestos.
  6. Clique em OK para fechar a página de propriedades do TouchPad.
Os botões de clique esquerdo e direito dedicados do TouchPad oferecem a mesma funcionalidade dos botões de um dispositivo apontador externo. Eles são ativados e pré-configurados por padrão. Contudo, é possível personalizar cada botão usando a página de propriedades do TouchPad.
Para configurar os botões esquerdo e direito:
  1. Abra a página de propriedades do TouchPad.
  2. Expanda o título da categoria Botões .
  3. Selecione Ação do botão esquerdo ou Ação do botão direito e selecione uma ação na lista Ação do botão. O padrão para o botão esquerdo é Clique primário (seleção normal, arrastar normal) ; já Clique secundário (menu de contexto, arrastar especial) é o padrão para o botão direito.
    Figura 4: Selecionar ação do botão direito ou esquerdo
    Propriedades do touchpad com botões direito e esquerdo destacados.
  4. Clique em OK para fechar a página de propriedades do TouchPad.
Os gestos de toque simples e duplo dedicados do TouchPad imitam o comportamento de clique simples e clique duplo de um dispositivo apontador externo. Também é possível tocar e arrastar um item da mesma maneira que um usuário clica no botão esquerdo e o mantém pressionado em um dispositivo apontador externo para arrastar um item pela tela. Esses comportamentos são ativados e pré-configurados por padrão. É possível personalizar como o toque é implementado no painel de propriedades do TouchPad.
Para ajustar as configurações de toque:
  1. Abra a página de propriedades do TouchPad.
  2. Expanda o título da categoria Toque .
  3. Selecione a opção Tocar e arrastar ou Zonas de toque e altere a ação associada a ela. Zonas de toque permitem a configuração de cada canto do TouchPad para que funcione como um botão separado.
    Figura 5: Ajustar o recurso de toque
    Propriedades do touchpad com Toque destacado
  4. Clique em OK para fechar a página de propriedades do TouchPad.
As opções de Sensibilidade do toque permitem o ajuste da capacidade de resposta do TouchPad à pressão de seu dedo. Se o cursor pular enquanto o usuário digitar no teclado ou quando o dedo ou palma acidentalmente passar no TouchPad, a configuração da sensibilidade está muito leve; é possível reduzi-la para corrigir esse problema. Se o cursor não se mover suavemente a não ser que o dedo seja pressionado firmemente no TouchPad ou se o movimento do cursor estiver com atraso ou letárgico, a configuração de sensibilidade está muito pesada; é possível aumentá-la para corrigir esse problema.
Para ajustar a sensibilidade do TouchPad:
  1. Abra a página de propriedades do TouchPad.
  2. Expanda os títulos das categorias Apontar e Sensibilidade e selecione Sensibilidade de toque .
    Por padrão, o controle deslizante de sensibilidade fica ajustado aproximadamente no centro.
    Figura 6: Ajustar a sensibilidade do touchpad
    Propriedades do touchpad com Sensibilidade destacado.
  3. Passe o dedo pelo TouchPad e observe como o cursor se move.
    • Caso o cursor se mova erraticamente quando o mais leve toque é feito na superfície do TouchPad, mova o controle deslizante em direção à posição Toque forte , clique em Aplicar e teste a sensibilidade novamente.
    • Se for necessário pressionar o dedo firmemente na superfície do TouchPad para que o cursor responda, mova o controle deslizante para a posição Toque leve , clique em Aplicar e teste a sensibilidade novamente.
  4. Quando estiver satisfeito com o toque e o movimento, clique em OK para fechar a página de propriedades do TouchPad.
Ajustar as configurações de EdgeMotion corrigirá problemas como:
  • O cursor move somente até certa parte da tela.
  • É necessário tocar no TouchPad duas ou três vezes para mover o cursor de um lado ao outro da tela.
  • O cursor para de se mover na extremidade do TouchPad.
  • O cursor é sensível a pressão na extremidade do TouchPad.
Para ajustar os recursos EdgeMotion do TouchPad:
  1. Abra a página de propriedades do TouchPad.
  2. Expanda a categoria Apontador e clique em EdgeMotion .
    Figura 7: Ajustar EdgeMotion
     Propriedades de EdgeMotion do touchpad com Apontador destacado.
  3. Clique em Realizar EdgeMotion ao arrastar e apontar . Isso ativará a funcionalidade EdgeMotion .
    Para desabilitar essa funcionalidade, selecione Sem EdgeMotion .
  4. Selecione Região de EdgeMotion para ver um esboço do TouchPad. A área sombreada ao longo das margens representa a área onde o dedo pode ser mantido para que o movimento do cursor continue.
    Como padrão, a Região de EdgeMotion é distribuída uniformemente ao longo da margem do TouchPad.
    Figura 8: Ajustar EdgeMotion
    Propriedades do touchpad com EdgeMotion destacado.
  5. Mova o dedo lentamente pelo TouchPad e observe como o cursor continua a se mover quando o dedo é mantido em uma área sombreada.
  6. Para acomodar o tamanho do dedo, selecione e arraste uma ponta na margem da Região do EdgeMotion para ajustar a área.
    Clique em Aplicar e teste o movimento do cursor novamente.
  7. Selecione Velocidade de EdgeMotion para visualizar o controle de ajuste de velocidade. Mova o controle deslizante para ajustar a velocidade do cursor quando o dedo for mantido na Região do EdgeMotion .
  8. Quando estiver satisfeito com a região e a velocidade selecionadas, clique em OK para fechar a página de propriedades do TouchPad.
Caso queira que o TouchPad funcione como um mouse de notebook padrão que não usa gestos, é possível desativar esses recursos.
Para desativar todos os gestos:
  1. Clique com o botão direito do mouse no item Dispositivo apontador Synaptics na bandeja de sistema do Windows.
  2. Selecione Desativar gestos .
    Figura 9: Ativar/desativar gestos
    Ícone da barra de tarefas para propriedades do dispositivo apontador, com Desativar gestos destacado.
Para ativar os gestos novamente, simplesmente desmarque Desativar gestos no menu pop-up.
Por padrão, todos os gestos do TouchPad são ativados. Entretanto, alguns gestos são mais fáceis de executar e mais úteis do que outros. Caso o usuário não queira usar ou tenha um problema com um gesto individual, é possível desativá-lo.
Para desativar um gesto:
  1. Abra a página de propriedades do TouchPad.
  2. Selecione um gesto do TouchPad ou clique no sinal de adição [+ ] ao lado de um gesto para selecionar uma ação específica.
    Figura 10: Desativar um gesto
    Propriedades do touchpad com Ativar/Desativar pinça para zoom destacado.
  3. Desmarque o campo Ativar para desativar as configurações para aquele gesto ou ação.
O gesto ou a ação poderá ser reativado quando necessário.
Em alguns notebooks, o TouchPad pode ser desativado pressionando o botão liga/desliga ao lado do TouchPad. Se o notebook não possuir botão liga/desliga, ainda será possível desativar o TouchPad na tela Propriedades do mouse .
Nota:Será necessário usar um mouse externo ou outro dispositivo apontador para controlar o cursor quando o TouchPad estiver desativado.
Para desativar o TouchPad:
  1. Clique em Iniciar , digite mouse no campo de pesquisa e selecione Mouse na lista de resultados.
  2. Na guia Configurações do dispositivo , da tela Propriedades do mouse , clique no botão Desativar para desativar o TouchPad.
    Figura 11: Desativar o TouchPad
    Propriedades do mouse com Desativar destacado.
O TouchPad poderá ser reativado quando necessário.
A HP aprimora seus produtos constantemente e fornece atualizações dos softwares aos usuários. É altamente recomendável verificar periodicamente se há software, drivers e até mesmo BIOS do sistema atualizados para garantir a máxima funcionalidade do notebook e do dispositivo apontador TouchPad. Para saber como encontrar os softwares e drivers mais recentes, consulte Obter software e drivers .

Links de suporte relacionados

Fóruns de suporte HP

Encontre soluções e colabore com outras pessoas no Fórum dos usuários HP
HP PortugalHP PortugalHP PortugalHP no YouTube