Ir para o conteúdo

Ativação do Windows 7

  • ImprimirImprimir
Este documento se refere aos notebooks HP e Compaq com Windows 7.
Para ajudar a prevenir pirataria de software, a Microsoft exige que o Windows 7 seja ativado antes de ser usado como software completo. A maioria dos notebooks HP com Windows 7 teve o sistema operacional pré-ativado, para tornar mais fácil a configuração do seu notebook. Porém, caso decida instalar uma versão diferente do Windows 7 (como um upgrade para a versão Enterprise) ou uma cópia adquirida em loja, será necessário ativá-la. Também podem ocorrer situações em que o Windows solicita a ativação do produto mesmo que ele já tenha sido ativado.

Tipos de ativação do Windows 7

Há dois métodos para ativar o Windows 7: Ativação do Windows e Pré-instalação bloqueada pelo sistema .
  • A Ativação do Windows (WPA) envia um número de ID de instalação para a Microsoft antes de o Windows ser verificado e ativado. O WPA envolve dois números. Um deles é a ID de instalação (gerada quando a chave de produto do Windows 7 é inserida) que o proprietário do notebook fornece à Microsoft, tanto pela Internet quanto pelo telefone. O segundo é a ID de confirmação, atribuída pela Microsoft e usada para ativar o sistema operacional. Esse método é usado ao se atualizar ou instalar o Windows 7 usando um disco (e não a Recuperação de Sistema HP).
  • A Pré-instalação bloqueada pelo sistema (SLP) é realizada na fábrica. Não é necessária nenhuma intervenção para ativar o sistema operacional antes do uso inicial. Em sistemas ativados por SLP, a maior parte do hardware do computador pode ser substituída sem necessidade de reativar o software através da Microsoft.

O alerta antipirataria do Windows 7

O alerta antipirataria do Windows 7 aparece periodicamente se a cópia do seu Windows não tiver sido ativada. Se o Windows 7 for ativado, o lembrete não aparecerá mais.
Figura 1: Exemplo de alerta antipirataria do Windows 7
Exemplo de alerta antipirataria do Windows 7
Se você atualizou o computador para o Windows 7, com base em uma versão anterior do Windows, ou se já tem uma nova cópia do Windows 7 instalada em seu notebook, a exibição dessa mensagem é normal até que o produto seja ativado.
Se você está recebendo a mensagem de antipirataria e seu notebook veio com o Windows 7 pré-instalado, então talvez o Windows 7 precisará ser ativado novamente ou o sistema precisará ser recuperado por meio da Recuperação de Sistema HP, que restaura o sistema operacional à condição original de fábrica.

Por que o Windows 7 pode precisar ser ativado novamente

Se o notebook veio com o Windows 7 pré-instalado, estas condições podem fazer com que o Windows precise de ativação pela Microsoft:
  • Atualização do Windows.
  • Concluir a Recuperação de Sistema HP após a recuperação com os Discos de Recuperação HP.
  • Instalar determinados softwares e drivers de dispositivos.
  • Desinstalar determinados arquivos ou softwares do sistema operacional.
  • Atualizar o BIOS ou instalar um novo flash BIOS de outra empresa que não seja da HP.
  • Substituir a placa-mãe por outra que não tenha a versão OEM (fabricante original do equipamento) do BIOS.

Termos da ativação do Windows

A lista abaixo explica os termos utilizados durante o processo de ativação:
  • Ativação do Windows (WPA, Windows Product Activation) - Requer uma pessoa para desbloquear o computador antes de o Windows poder ser usado.
  • Pré-instalação de sistema bloqueado (SLP, System Locked Pre-installation) - Em geral, nenhuma intervenção pessoal é necessária para ativar o Windows.
  • Contrato de Licença de Usuário Final (EULA - End-User License Agreement ) - Contrato que o usuário precisa aceitar para utilizar o Windows.
  • Certificado de Autenticidade (COA, Certificate of Authenticity) - Comprovação do método de identificação de propriedade para ajudar a comprovar que o produto não foi falsificado ou copiado. Pode estar na forma de uma etiqueta contendo o código de barras e o número de identificação do produto.
  • Número de identificação da instalação - Gerado com base na chave do Certificado de Autenticidade informada durante a instalação do Windows.
  • Número de identificação de confirmação - Número que permite a conclusão do processo de ativação.

Ativar o Windows 7 pela internet

A forma mais fácil e rápida de ativar a cópia do seu Windows 7 é fazê-lo pela Internet. Se você não tiver uma conexão de Internet ou for inconveniente fazer uma conexão de rede, consulte Outras maneiras de ativar o Windows 7 .
Para ativar o Windows 7 pela internet:
  1. Conecte-se à Internet.
  2. Clique em Iniciar , digite sistema no campo de pesquisa, e selecione o aplicativo do painel de controle Sistema a partir da lista de resultados.
    Figura 2: Sistema
    Sistema
  3. Na janela Sistema, vá até Ativação do Windows , depois clique em Alterar chave do produto .
    Figura 3: Alterar chave do produto
    Alterar chave do produto
  4. Na janela Ativação do Windows , selecione Ativar o Windows online agora .
    Figura 4: Ativar o Windows online agora
    Ativar o Windows online agora
  5. Digite a chave de produto no campo Chave do Produto (Product Key) , clique em Avançar , depois siga as instruções na tela para concluir a ativação.
    Figura 5: Inserir a chave de produto
    Inserir a chave de produto
    A chave de produto está localizada na etiqueta Certificado de Autenticidade fixada no notebook (geralmente na parte inferior) ou na embalagem do CD do Windows 7.
    Figura 6: Chave de produto (Product Key) na etiqueta do Certificado de autenticidade (Certificate of Authenticity)
    Chave de produto (Product Key) na etiqueta do Certificado de autenticidade (Certificate of Authenticity)
    Se você estiver com a embalagem do CD do Windows 7, consulte Aplicar a Etiqueta do Certificado de Autenticidade da Atualização do Windows 7 no Computador para referências posteriores.
  6. Se a ativação do produto for bem-sucedida, uma tela será exibida no Windows 7, e a instalação prosseguirá. Etapas concluídas.
    Figura 7: Ativação do Windows feita com sucesso
    Ativação do Windows feita com sucesso
Assim que tiver ativado o Windows 7 com sucesso, o aplicativo Sistema no Painel de Controle indicará que o Windows está ativado.
Para informações mais detalhadas sobre a ativação do Windows 7, consulte o artigo da Microsoft TechNet Windows Activation Technologies in Windows 7 (Tecnologias de ativação do Windows no Windows 7; em inglês).

Outras maneiras de ativar o Windows 7

As outras maneiras de ativação do Windows 7 estão explicadas abaixo.
Se a ativação do Windows 7 pela Internet não for possível, ative o produto entrando em contato com a Microsoft pelo telefone.
Nota:Ao entrar em contato com a Microsoft, não solicite um “novo” código de ativação. Se você o fizer, a Microsoft o direcionará para a compra de um novo sistema operacional. Não é necessário substituir o sistema operacional; basta reativar a instalação atual.
Para reativar o Windows 7 pelo telefone:
  1. Desconecte o notebook da rede (ou desative sua conexão com a Internet).
  2. Clique em Iniciar , digite sistema no campo de pesquisa, e selecione o aplicativo do painel de controle Sistema a partir da lista de resultados.
    Figura 8: Sistema
    Sistema
  3. Na janela Sistema, vá até Ativação do Windows , depois clique em Alterar chave do produto .
    Figura 9: Alterar chave do produto
    Alterar a tela da chave do produto.
  4. Na janela Ativação do Windows , clique em Mostrar outros métodos de ativação .
    Figura 10: Mostrar outros métodos de ativação
    Mostrar outros métodos de ativação
  5. Clique em Usar o sistema telefônico automatizado .
    Figura 11: Usar o sistema telefônico automatizado
    Usar o sistema telefônico automatizado
  6. No menu Clique no local mais próximo , selecione o país/região mais adequado e clique em Avançar .
  7. Anote as identificações de instalação e as identificações de confirmação, depois ligue para o número fornecido na janela Ativar o Windows agora .
  8. Siga as instruções do sistema telefônico e anote os números da ID de confirmação.
  9. Digite os números da ID de confirmação nos campos A até H, na mesma sequência fornecida pelo sistema telefônico. Quando terminar, clique em Avançar .
  10. Se a ativação do produto for feita com sucesso, uma tela informativa será exibida; e o procedimento, concluído. Se a ativação do equipamento não tiver êxito, você pode tentar ativá-lo pela Internet ou pode tentar fazer uma recuperação do sistema.
Assim que tiver ativado o Windows 7 com sucesso, o aplicativo Sistema no Painel de Controle indicará que o Windows está ativado.
Se seu notebook HP veio com o Windows 7 instalado, a Recuperação de Sistema pode ser usada como alternativa à ativação on-line ou pelo telefone. O Windows 7 é restaurado à condição original de fábrica, que vem pré-ativada por padrão.
Para realizar a recuperação do sistema da HP, ligue o computador e pressione imediatamente a tecla F11 repetidamente.
Nos computadores vendidos nos Estados Unidos e que estão sendo usados pela primeira vez, o processo de recuperação do sistema pode levar pouco mais de 15 minutos. Nos computadores vendidos em outros países/regiões e nos computadores que exibiram a mensagem após a recuperação, a Recuperação de Sistema poderá durar mais de 45 minutos. Para obter mais informações sobre a Recuperação de Sistema, consulte o documento de suporte HP Executar uma Recuperação de Sistema HP (Windows 7) .
Após fazer uma recuperação do sistema ou reinstalar o Windows 7, não haverá necessidade de repetir o processo de ativação. Há diversas situações de recuperação que devem ser consideradas.
  • Se o notebook tiver sido fornecido com o Windows 7, e se o Gerenciador de Recuperação estiver funcionando, use-o para restaurar o notebook às condições padrão de fábrica. O Windows 7 é ativado automaticamente.
  • Se o notebook tiver sido fornecido com o Windows 7, mas o Gerenciador de Recuperação não estiver funcionando, use o disco de recuperação para restaurar o notebook às condições padrão de fábrica. O Windows 7 é ativado automaticamente.
  • Se o notebook foi fornecido com uma versão anterior do Windows, porém inclui o disco de atualização para Windows 7 fornecido pela HP, recupere o notebook às condições padrão de fábrica e atualize-o novamente para o Windows 7, que é ativado automaticamente.
  • Se o notebook tiver sido fornecido com uma versão anterior do Windows e tiver sido atualizado ou instalado de forma personalizada para a versão completa de varejo do Windows 7, use o DVD da Microsoft para reinstalar o Windows 7, que é ativado automaticamente.
  • Se o notebook foi fornecido com o Windows 7, mas o Gerenciador de Recuperação não está funcionando, e os discos de recuperação não foram criados, solicite um DVD de recuperação do Windows 7. Pode ser necessário entrar em contato com a Microsoft para ativar o Windows 7.

Consulte também

Site Microsoft Product Activation (Ativação de Produtos Microsoft; em inglês)
Nota:Um ou mais links acima o levarão para fora do site da Hewlett-Packard. A HP não controla e nem é responsável pelas informações existentes fora de seu site.

Links de suporte relacionados

Fóruns de suporte HP

Encontre soluções e colabore com outras pessoas no Fórum dos usuários HP
HP PortugalHP PortugalHP PortugalHP no YouTube