Ir para o conteúdo

Baixar e usar o Utilitário de criação de disco flash de recuperação USB

  • ImprimirImprimir
Este documento se aplica aos notebooks HP fornecidos com Windows 7 e Windows Vista.
A maioria dos notebooks tem a habilidade de criar mídia de recuperação removível usando o software Gerenciador de recuperação HP. Se essa opção não estiver disponível no Gerenciador de recuperação e seu computador ainda tiver a partição de recuperação no disco rígido, ainda é possível criar uma solução de recuperação em um dispositivo flash USB removível baixando e usando um utilitário de criação de disco flash de recuperação USB. Use este documento para criar uma solução de recuperação USB quando a opção não estiver disponível no Gerenciador de recuperação.
Criar uma solução de recuperação em um dispositivo flash USB é útil para notebooks que não têm uma unidade de disco óptico interna. Os requisitos para criar uma solução de recuperação para Vista ou Windows 7 em um dispositivo flash USB incluem:
  • Apenas uma cópia da solução de recuperação pode ser criada.
    Se você já criou ou tentou criar discos de recuperação, não use o Utilitário de Disco Flash. Se o primeiro processo de criação apresentou falha, você pode obter discos de recuperação da HP.
  • O computador deve ter a configuração original HP, incluindo a partição de recuperação, com Vista ou Windows 7.
    A solução de recuperação USB não poderá ser criada se o sistema operacional original tiver sido alterado ou se a partição de Recuperação tiver sido apagada ou removida.
  • Seu dispositivo de armazenamento USB deve ter pelo menos 8 GB de espaço livre disponível. Verifique a quantidade exata de espaço livre que o drive flash possui antes de criar a solução de recuperação. Use um disco flash de 16 GB para obter os melhores resultados.
  • Conecte a unidade flash USB a um conector USB 2.0. O utilitário de criação de disco flash de recuperação USB não reconhece portas USB 3.0.
  • Unidades de disco rígido externas USB não poderão ser utilizadas.

Criar uma solução de recuperação USB usando o Utilitário de criação de disco flash

Siga estas etapas para baixar e executar o Utilitário de criação de disco flash HP:
  1. Baixar o utilitário de criação de disco flash de recuperação USB
    1. Clique em um dos links a seguir para baixar o utilitário de acordo com o sistema operacional fornecido com seu notebook:
    2. Selecione o botão Download.
    3. Na caixa de diálogo Download de arquivo - Aviso de segurança, selecione o botão Salvar.
      Figura 1: Salvar download de arquivo
      Imagem da caixa de diálogo Download de arquivo - Aviso de segurança
      Nota:Não selecione Executar durante o processo de download. Se você selecionar Executar, o processo de criação do disco será iniciado imediatamente e você não poderá utilizar o computador enquanto o disco de recuperação estiver sendo criado no disco flash USB.
    4. Salve o arquivo em um local de fácil acesso na sua unidade de disco rígido, como a área de trabalho do Windows ou a pasta Meus documentos.
  2. Executar o utilitário de criação de disco flash de recuperação USB
    Cuidado: Todos os dados no dispositivo USB serão apagados neste processo. Certifique-se de salvar qualquer informação importante do dispositivo antes de criar a solução de recuperação.
    Conecte a fonte de alimentação CA.
    Feche todos os softwares.
    Insira seu dispositivo de armazenamento USB no conector USB 2.0.
    Clique duas vezes no arquivo do Utilitário de disco flash de recuperação USB que foi baixado e salvo anteriormente.
    Quando for solicitado, aceite o contrato de usuário do software.
    Quando for solicitado, selecione o nome do dispositivo de armazenamento flash USB que deseja usar para a solução de recuperação.
    Aguarde enquanto o utilitário cria a solução no dispositivo de armazenamento.
    Cuidado:Durante o processo de criação, o computador fará pausas periodicamente e não haverá sinais de ação durante períodos longos. Não interrompa o processo de criação de disco nem remova o dispositivo de armazenamento USB. Quando o processo de criação estiver concluído, o computador será reinicializado e solicitará o logon no Windows.
    Quando terminar, remova o dispositivo de armazenamento USB e guarde-o em um local seguro. Você pode usar esta solução de recuperação para retornar o software do computador ao estado em que ele estava quando o computador foi adquirido.

Problemas comuns que podem ocorrer durante a criação da solução de recuperação

Veja a seguir problemas e mensagens de erro comuns que podem ocorrer quando se cria uma solução de recuperação em uma unidade flash USB 2.0. Selecione uma mensagem de erro para mais informações.
Quando o Utilitário de criação de disco flash de recuperação USB não detecta uma unidade USB removível, o erro "Nenhuma unidade removível (USB) foi detectada" é exibido.
Figura 2: Erro Nenhuma unidade removível (USB) foi detectada
Imagem da mensagem de erro Nenhuma unidade removível (USB) foi detectada
Para resolver um problema quando o utilitário não reconhece o USB, faça o seguinte:
  • Saia do utilitário de criação de disco de recuperação, desconecte o dispositivo de armazenamento USB e reconecte-o a uma porta USB 2.0. O Windows deve reconhecer o dispositivo. Caso isso aconteça, reinicie o utilitário.
  • Abra o Windows Explorer para verificar se o Windows reconhece a unidade flash USB. Se a unidade USB não for detectada, realize tarefas padrão de solução de problemas com dispositivos USB.
  • Execute uma redefinição física no computador. Consulte Usar a redefinição física para resolver problemas de hardware e software para mais informações.
  • Use um dispositivo de armazenamento USB com 16 GB.
  • Formate o dispositivo de armazenamento USB no Windows e tente novamente.
Erros de leitura ocorrem com mais frequência na unidade disco rígido quando ela lê os dados de recuperação para transferi-los ao dispositivo de armazenamento USB. Experimente as etapas a seguir para tentar corrigir problemas que possam ocorrer na unidade de disco rígido:
  1. Reinicie o computador e pressione a tecla F2 para abrir os diagnósticos da unidade de disco rígido.
  2. Se o teste da unidade de disco rígido apresentar um bom resultado, tente criar a imagem novamente. Entre em contato com a HP se o problema persistir.
  3. Se uma mensagem de falha na unidade de disco rígido for exibida, entre em contato com a HP sobre a necessidade de substituir a unidade.
Se uma mensagem parecida com "O disco tem proteção contra gravação" ou "Não foi possível acessar a unidade" for exibida, a proteção contra gravação da unidade flash foi ativada.
  • Na maioria dos dispositivos de armazenamento flash, o recurso de proteção contra gravação é uma pequena alavanca perto do conector. A proteção pode ser desativada movendo a alavanca para uma posição diferente.
  • O sistema operacional Windows pode definir os atributos de um arquivo para ocultá-lo ou torná-lo somente leitura. Abra o Windows Explorer e clique com o botão direito no disco flash para visualizar as propriedades de qualquer arquivo no dispositivo. Remova todas as tags somente leitura.
  • Como as etapas de solução de problemas de discos flash podem variar de acordo com o fabricante do dispositivo, consulte o site web específico do fabricante para obter suporte adicional.
Como o processo de criação de disco de recuperação faz uso intensivo da CPU e de leitura/gravação, o computador precisa estar conectado a uma fonte de alimentação CA o tempo todo. Se seu computador não estiver conectado, você receberá uma mensagem de cuidado.
Figura 3: Aviso Operando com energia da bateria
Imagem do aviso Operando com energia da bateria.
Para resolver esse problema, conecte o adaptador CA ao notebook e observe as luzes LED de alimentação para verificar se há energia disponível no computador. Se o erro persistir, solucione problemas no adaptador CA ou substitua-o.
Essa mensagem indica que a mídia de recuperação do seu sistema já foi criada.
Devido a restrições de licenciamento, apenas uma solução de recuperação pode ser criada.
Figura 4: Mensagem informando que a mídia de recuperação já foi criada
Imagem da mensagem informando que a mídia de recuperação já foi criada.
Caso não tenha mais esse disco de recuperação, é possível adquirir discos de recuperação extras da HP. Consulte Computadores HP - Procurando por discos de recuperação?

Links de suporte relacionados

Fóruns de suporte HP

Encontre soluções e colabore com outras pessoas no Fórum dos usuários HP
HP PortugalHP PortugalHP PortugalHP no YouTube