Ir para o conteúdo

Configurar uma nova conexão a uma rede local sem fio (Windows 7)

  • ImprimirImprimir
Este documento se aplica aos notebooks HP com Windows 7.
Uma rede sem fio ou Wi-Fi fornece todas as funções de uma rede com fio, mais a flexibilidade de estar em diferentes locais dentro do alcance do sinal da rede. Você pode permanecer conectado a uma impressora e à Internet e compartilhar a rede com mais de um computador enquanto aproveita a mobilidade do seu notebook.
Este documento assume que você já tenha criado uma rede doméstica sem fio conforme o documento Criar uma rede doméstica sem fio ou que tenha esteja tentando se conectar a uma rede sem fio funcional em um ambiente que oferece acesso Wi-Fi aos seus clientes.

Antes de começar

Antes de conectar-se a uma rede sem fio pela primeira vez, é necessário reunir os seguintes itens:
  • Um adaptador sem fio para o computador . Ele permite que o computador envie e receba o sinal do roteador sem fio na rede. A maioria dos notebooks tem um adaptador sem fio incorporado, e ele pode ser identificado por um ícone de conexão sem fio localizado na parte frontal ou lateral do gabinete, acima do teclado ou em uma das teclas de função. Adaptadores sem fio externos, que podem ser conectados a portas USB ou outras portas de dispositivo, estão disponíveis para notebooks e desktops sem um adaptador sem fio interno.
  • Informações de segurança e nome da rede . É necessário saber o nome da rede (SSID), o tipo de segurança (WEP ou WPA) e a chave de segurança (senha). Ao configurar sua rede doméstica, você obtém essas informações. Em uma rede pública Wi-Fi, peça estas informações ao provedor.

Configurar a rede Wi-Fi pela primeira vez

Na primeira vez que você se conecta a uma rede Wi-Fi específica, é necessário digitar todas as informações de configuração para estabelecer a conexão. É possível configurar o computador para que ele se conecte automaticamente quando estiver dentro do alcance da rede. Siga as etapas abaixo para configurar sua conexão WiFi.
Nota:A imagem original de fábrica do computador HP conta com os drivers necessários para o dispositivo integrado de rede sem fio, além do HP Wireless Assistant. Se você tiver alterado o sistema operacional (SO), baixe e instale a versão mais recente do driver do dispositivo de rede sem fio e o HP Wireless Assistant correspondente ao seu modelo e SO. Nem todos os computadores contam com um dispositivo sem fio integrado.Se o computador não tiver uma imagem HP de fábrica, procure informações sobre como configurar uma rede sem fio em www.google.com.br ou www.youtube.com.
  1. Inicie o computador e ligue o dispositivo sem fio.
    Para ligar o dispositivo sem fio, simplesmente mova a chave para a posição Ativado . A chave do dispositivo de rede sem fio e do dispositivo Bluetooth (se houver) está localizado na lateral do gabinete ou acima do teclado, dependendo do modelo. Em alguns computadores, a chave é, na verdade, um ponto de toque no painel acima do teclado ou em uma das teclas de função.
    Na maioria dos computadores, há um LED que acende na cor azul quando o dispositivo de rede sem fio está ligado e ativado e na cor laranja quando está desligado ou desativado. Alguns modelos mais novos usam um esquema de cor diferente e têm um LED integrado à tecla de função correspondente.
  2. Localize, na área de notificação da barra de ferramentas, o ícone do HP Wireless Assistant.
    • Se ele estiver Ativado , passe para a próxima etapa.
    • Se estiver Desativado , clique com o botão direito no ícone e selecione Abrir o Wireless Assistant . Clique em Ativar para habilitar o dispositivo.
    • Se não houver nenhum ícone, clique em Iniciar , digite hp wireless assistant no campo de pesquisa e clique em HP Wireless Assistant nos resultados da pesquisa. Ative (habilite) o dispositivo sem fio.
      Se HP Wireless Assistant não estiver listado nos resultados da pesquisa, use outro computador para baixá-lo da página de Drivers e Downloads de seu equipamento HP.
  3. Agora que o dispositivo sem fio foi ligado e ativado, localize o ícone das redes sem fio disponíveis na área de notificação da barra de ferramentas. Se não houver nenhum ícone de rede sem fio, mas o cabo de rede estiver conectado, desconecte o cabo de rede. O ícone de rede sem fio será exibido.
  4. Clique com o botão direito no ícone de rede sem fio, clique em Abrir Centro de Rede e Compartilhamento , clique em Configurar uma nova conexão ou rede e selecione Conectar-se manualmente a uma rede sem fio .
    Figura 1: Configurar uma conexão ou uma rede
    Imagem da janela Configurar uma conexão ou rede
  5. Clique em Avançar para continuar.
  6. Digite as informações necessárias de segurança da rede. Essas são as informações usadas na configuração de sua rede doméstica.
    Figura 2: Conectar-se manualmente a uma rede sem fio
    Imagem da janela de conexão manual a uma rede sem fio
    • Nome da rede (SSID)
    • Tipo de segurança (WEP e WPA são tipos comuns)
    • Tipo de criptografia (recurso adicional de alguns tipos de segurança)
    • Senha ou chave de segurança
    • Iniciar esta conexão automaticamente . Selecione esta opção se quiser que o computador faça logon automaticamente assim que estiver ao alcance da rede sem fio.
  7. Para verificar se a conexão com a rede sem fio foi estabelecida, clique no ícone de redes disponíveis para exibir uma lista com as redes sem fio disponíveis.
    Figura 3: Redes sem fio disponíveis
    Imagem da janela Redes sem fio disponíveis

Reconectar-se a uma rede existente

Após configurar uma conexão a sua rede doméstica ou a uma rede pública Wi-Fi, é possível reconectar-se à mesma rede posteriormente.
Se você selecionou, durante a configuração original, a opção Iniciar esta conexão automaticamente , a conexão com a rede será feita assim que você levar o computador até o local de alcance da rede sem fio existente, usando os valores digitados durante a configuração.
Nota:Se alguma condição de segurança tiver sido alterada – por exemplo, a senha – haverá uma solicitação para que você digite a nova senha. Consulte Gerenciar sua conexão de rede sem fio
Caso não tenha selecionado a opção de conexão automática, faça o seguinte quando o computador estiver ao alcance da rede sem fio.
  1. Ligue o dispositivo sem fio e clique no ícone da rede na barra de tarefas para exibir uma lista de redes sem fio disponíveis.
  2. Selecione a rede desejada e clique em Conectar .
    Figura 4: Redes sem fio disponíveis
    Imagem da janela Redes sem fio disponíveis
  3. Digite a senha ou a chave de segurança quando for solicitado.

Gerenciar sua conexão de rede sem fio

Caso tenha problemas para se reconectar a uma rede ou precise alterar alguma configuração, por exemplo, sua senha, siga as instruções abaixo para abrir o Centro de Rede e Compartilhamento.
  1. Clique no ícone da rede na barra de tarefas e depois clique em Abrir o Centro de Rede e Compartilhamento .
  2. Clique em Gerenciar rede sem fio no painel esquerdo da janela Centro de Rede e Compartilhamento.
  3. Selecione a rede que deseja gerenciar, clique nela com o botão direito e selecione Propriedades .
    Figura 5: Gerenciar redes sem fio
    Imagem da janela Gerenciar redes sem fio com uma rede sem fio e Propriedades selecionado.
  4. Você pode alterar valores como o tipo de proteção ou a senha na guia Segurança . Quando terminar de gerenciar as configurações, clique em OK .
    Figura 6: Guia Segurança nas Propriedades da rede sem fio
    Imagem da guia Segurança nas Propriedades da rede sem fio

Links de suporte relacionados

Fóruns de suporte HP

Encontre soluções e colabore com outras pessoas no Fórum dos usuários HP
HP PortugalHP PortugalHP PortugalHP no YouTube