Ir para o conteúdo

Solução de problemas de webcam (Windows 7)

  • ImprimirImprimir
Este documento se aplica a computadores HP com webcams integradas e Windows 7.
Alguns notebooks e computadores Touch e AiO HP são fornecidos com webcams pré-instaladas que podem ser utilizadas para gravar vídeos ou captar imagens estáticas. Uma webcam é um dispositivo de entrada de vídeo, semelhante a um scanner ou câmera, e não funcionará a não ser que você tenha software que funcione com o hardware da sua webcam. Os dois tipos mais comuns de software que usam webcams são os programas de mensagens instantâneas via internet (para chamadas de videoconferência pela internet) e de edição de vídeo (para criação e compartilhamento de arquivos de vídeo).
Siga a seção abaixo que descreve melhor a situação.

Assista um vídeo sobre solução de problemas de webcam no Windows 7

Não tem certeza de como captar as imagens da webcam no Windows? Não tem certeza se seu computador tem uma webcam?

Etapa 1: Procurar pelo hardware da webcam

Faça uma inspeção visual rápida na parte superior da tela do seu computador. Olhando de perto, caso seu computador tenha uma webcam, deve ser possível ver uma pequena lente na parte central superior. Alguns modelos não acompanham uma webcam e a área onde ela normalmente ficaria é substituída por um pequeno plugue de plástico. Com frequência, há pequenos orifícios em torno da parte superior central da sua tela. Esses orifícios existem para o microfone ou outros sensores e não contêm uma webcam.
  • Se o computador não tiver uma webcam integrada, será necessário usar uma webcam externa por USB.
  • Caso seu computador tenha uma webcam integrada e você não consiga utilizá-la, passe para a etapa 2.
Figura 1: Localização da webcam substituída por um plugue - sem hardware de webcam interna instalado
Localização da webcam sem a webcam instalada

Etapa 2: Localizar e utilizar o software da webcam que acompanha o seu computador

Se seu computador acompanha uma webcam integrada, a HP instalou previamente um software que pode ser utilizado para gravar e compartilhar vídeo de webcam: Cyberlink YouCam, MediaSmart WebCam ou TouchSmart Webcam. Localize esses produtos de software no seu computador da seguinte forma:
  1. Clique em Iniciar para expandir o menu Iniciar.
  2. Insira uma das palavras a seguir no campo de pesquisa:
    • youcam (em alguns desktops All-in-One e vários notebooks)
    • mediasmart (em vários desktops All-in-One e notebooks)
    • touchsmart (em computadores Touch)
  3. Clique no nome do software de webcam na lista de resultados da pesquisa. Se o nome do seu software de webcam não for exibido na lista de resultados de pesquisa, tente pesquisar novamente usando um dos outros nomes.
  4. O que acontece quando o software é aberto?
    • Se não conseguir localizar e abrir o software de webcam para o seu computador, passe para a próxima etapa.
    • Se o software da webcam for encontrado, abrir e exibir uma imagem, então não é mais necessário continuar. A sua webcam está funcionando.
    • Se o software for encontrado, abrir, mas não exibir vídeo na janela principal, reinicie o computador e tente novamente. Se o problema persistir, consulte a seção de solução de problemas "O vídeo não é exibido no software da webcam".

Etapa 3: Baixar e instalar o software YouCam para Windows 7

Siga as etapas abaixo para baixar e instalar o Cyberlink YouCam:
  1. Feche todos os outros softwares que estejam abertos, especialmente softwares que utilizem a webcam, como o Windows Live Messenger e o Skype.
  2. Conecte-se à internet caso ainda não tenha se conectado.
  3. Baixe e instale o Software Cyberlink YouCam (sp56980) do site de suporte técnico da HP.
  4. Siga as instruções de configuração na tela para concluir a instalação.
    Nota:Talvez um erro seja exibido se uma versão anterior do YouCam, MediaSmart Webcam ou TouchSmart Webcam for detectada. Nesse caso, isso indica que o software da webcam já está instalado. Você pode cancelar a instalação e utilizar o Gerenciador de recuperação HP para reinstalar o software da webcam fornecido com seu computador, ou clicar em Sim na mensagem para desinstalar o HP TouchSmart Webcam e substituí-lo por esta versão do Cyberlink YouCam.
  5. Abra o Cyberlink YouCam clicando em Iniciar , digitando youcam no campo de pesquisa e clicando em YouCam na lista de resultados.
  6. O que acontece quando o YouCam é aberto?
    • Se o YouCam abrir e uma imagem for exibida, então não é necessário continuar. A sua webcam está funcionando.
    • Se o YouCam abrir mas não nenhum vídeo for exibido na janela principal, reinicie o computador e tente abrir o YouCam novamente. Se o problema persistir, consulte a seção de solução de problemas "O vídeo não é exibido no software da webcam".
É possível abrir um software que utilize a webcam, como YouCam, Skype ou Live Messenger, mas o vídeo não é exibido na janela principal do programa. Siga as etapas abaixo na ordem apresentada até que o vídeo da webcam seja exibido no seu software ou se determine que o computador precisa de assistência técnica:

Etapa 1: Certificar-se de que a webcam seja o dispositivo de vídeo/captura selecionado

A sua webcam precisa estar selecionada como dispositivo de captura de vídeo no seu software de webcam. Se o computador tiver mais de uma fonte de entrada de vídeo, o seu software de webcam pode estar conectado a outra coisa que não a sua webcam.
Para selecionar a webcam como a fonte de vídeo, abra o seu software de webcam e procure por câmera de vídeo, fonte de vídeo ou captura de vídeo nas propriedades ou preferências do software. Eis alguns exemplos comuns de como selecionar a webcam como fonte de vídeo:
Nota: O nome da sua webcam é exibido como Dispositivo de vídeo USB, Webcam HP, Câmera USB 2.0, Webcam HP Pavilion ou algo semelhante. Caso não saiba qual é o nome, selecione um para ver se o vídeo é exibido. Caso contrário, tente selecionar outros nomes de dispositivos de vídeo até que as imagens da sua webcam sejam exibidas na janela.
  1. No YouCam, clique no ícone Configurar.
  2. Selecione o nome da sua webcam na lista suspensa Dispositivo de captura.
    Figura 2: Configurações do Cyberlink YouCam
    Configurações do Cyberlink YouCam
  3. Selecione OK para aceitar a seleção. Feche e reinicie o aplicativo YouCam para exibir uma imagem.
Nota:Estas etapas se referem à versão 5 do Skype. A versão em seu computador pode ser diferente.
  1. No Skype, clique em Ferramentas e em Opções.
  2. Clique em Configurações de vídeo no lado esquerdo da página.
  3. Selecione o nome da sua webcam na lista Selecionar webcam.
    Figura 3: Configurar a webcam no Skype
     Opções do Skype
  4. Quando o vídeo for exibido no painel, clique em Salvar.
  1. No Live Messenger, clique no ícone da seta na barra de tarefas do Windows Live Messenger.
  2. Clique em Ferramentas e em Configuração de áudio e vídeo.
    Figura 4: Seleção de Configuração de áudio e vídeo do Windows Live Messenger
    Abrir as Ferramentas de configuração de áudio e vídeo
  3. Clique em Avançar.
  4. Selecione o nome da sua webcam na lista suspensa.
    Figura 5: Selecionar uma webcam no Live Messenger
    Selecionar uma webcam no Messenger
  5. Clique em Concluir.
O vídeo deve ser exibido após a seleção da webcam como fonte. Caso contrário, passe para a etapa 2.

Etapa 2: Reiniciar o computador

A webcam pode estar associada a outro software ou não estar respondendo. Com frequência, reiniciar o computador pode corrigir o problema. Reinicie o computador e abra o seu software de webcam assim que o Windows terminar de carregar.
Se reiniciar o computador não corrigir esse problema, continue com a solução de problemas.

Etapa 3: Atualizar ou mudar o driver da webcam

Alguns aplicativos exigem drivers atualizados da webcam para exibir vídeo, ou podem precisar de um driver mais básico. Siga estas etapas para alterar o driver da sua webcam:
  1. Acesse a página Download de software e drivers da HP para o modelo do seu computador HP e selecione a versão do Windows utilizada no momento.
  2. Siga uma destas tarefas de acordo com o que você descobriu:
    • Se uma atualização de driver de webcam estiver disponível na HP, baixe o arquivo para o seu computador e instale o software de acordo com as instruções da página. Após a atualização, reinicie o computador e tente usar o software novamente. Se o problema persistir, conclua o resto destas etapas para utilizar um driver de vídeo USB genérico do Windows.
    • Se não houver um driver de webcam disponível na HP ou não for possível acessar a internet, continue seguindo estas etapas para instalar um driver de vídeo USB genérico do Windows.
  3. Clique em Iniciar, digite gerenciador de dispositivos no campo de pesquisa e selecione Gerenciador de Dispositivos na lista de resultados.
  4. Clique duas vezes em Dispositivos de imagem para expandir a lista de drivers de webcam.
    Figura 6: Gerenciador de Dispositivos
    Gerenciador de Dispositivos
    Se não houver uma categoria de dispositivos de imagem no Gerenciador de Dispositivos, pare de seguir estas etapas e consulte a seção A webcam não é exibida no Gerenciador de Dispositivos neste documento.
    Se mais de um driver de webcam estiver listado, clique com o botão direito no driver e selecione desinstalar em todos os drivers exceto HP Webcam-101 ou Dispositivo de vídeo USB Microsoft. Após os outros drivers serem removidos, reinicie seu computador e abra o software. Se o problema persistir, continue seguindo estas etapas.
  5. Clique com o botão direito no nome da webcam na categoria Dispositivos de imagem (HP Webcam-101 ou Dispositivo de vídeo USB Microsoft) e selecione Atualizar driver.
  6. Clique em Navegar pelo computador para selecionar um driver de Dispositivo de Vídeo USB específico.
    Clique duas vezes em Dispositivos de imagem para expandir a lista de drivers de webcam, clique com o botão direito no driver de webcam e selecione Propriedades.
    Figura 7: Seleção de Propriedades da webcam
    Gerenciador de Dispositivos exibindo as propriedades da webcam HP
    Anote o nome atual do driver de webcam (exemplo: HP Webcam), pois ele pode ser alterado após a atualização.
  7. Na janela Propriedades de webcam, selecione Atualizar driver....
  8. Quando solicitado, selecione a opção Navegar pelo computador para ir até o driver desejado.
  9. Quando solicitado, selecione a opção Permitir que eu escolha em uma lista de drivers de dispositivo no computador.
  10. Remova a marca de seleção de Mostrar hardware compatível, selecione Microsoft no painel Fabricante e selecione Dispositivo de Vídeo USB no painel Modelo.
  11. Clique em Avançar para instalar o driver da webcam.
  12. Aguarde a instalação do Dispositivo de Vídeo USB e clique em Fechar.
  13. Após o dispositivo ser atualizado para Dispositivo de vídeo USB no Gerenciador de Dispositivos, reinicie seu computador e abra o software. Se o problema persistir, instale a atualização do BIOS mais recente da HP e obtenha todas as atualizações mais recentes do Windows 7 da Microsoft.
Os drivers para os Dispositivos de imagem, que incluem a webcam, não são exibidos no Gerenciador de Dispositivos. Para solucionar esse problema, siga as etapas abaixo:
  1. Desligue o computador e desconecte o cabo de alimentação.
  2. Remova a bateria do compartimento no notebook. Caso seu computador tenha uma bateria selada que não possa ser removida, execute uma redefinição conforme demonstrado neste documento de suporte da HP: Consulte Usar a redefinição física para resolver problemas de hardware e software .
  3. Mantenha o botão Liga/Desliga pressionado por 10 segundos, reinsira a bateria e reconecte o cabo de alimentação.
  4. Ligue o computador e aguarde a inicialização do Windows.
  5. Clique em Iniciar, digite gerenciador de dispositivos no campo de pesquisa e selecione Gerenciador de Dispositivos na lista fornecida.
  6. Se não houver uma categoria Dispositivos de imagem listada, selecione Ação e depois Verificar se há alterações de hardware.
    Figura 8: Verificar se há alterações de hardware
    Menu suspenso de ação com Verificar se há alterações de hardware selecionado
  7. Se o Gerenciador de Dispositivos não reconhecer a webcam após a verificação, use a Restauração do Sistema Microsoft para voltar a um momento em que a webcam estava funcionando normalmente. Se o problema persistir, a webcam pode ter se desconectado internamente, o que exige assistência técnica.
A webcam que estava funcionando em um dos programas pré-instalados parou de funcionar repentinamente após uma atualização agendada do Windows Update ou uma atualização recomendada para o YouCam ou MediaSmart.
Para resolver esse problema, reinstale o driver original HP Webcam-101 ou Dispositivo de Vídeo USB Microsoft.
  1. Clique em Iniciar, digite gerenciador de dispositivos no campo de pesquisa e selecione Gerenciador de Dispositivos na lista.
  2. Clique duas vezes em Dispositivos de imagem para expandir a lista de drivers de webcam.
  3. Se HP Webcam-101 ou Dispositivo de Vídeo USB Microsoft estiver listado, clique com o botão direito no driver, selecione Atualizar driver e siga as instruções exibidas na tela.
  4. Reinicie seu computador, abra o software de webcam e tente visualizar novamente. Se o problema persistir, use a Restauração do Sistema Microsoft para retornar a um momento em que a webcam estava funcionando corretamente.
A instalação de vários drivers e programas de webcam pode causar conflitos. Se estiver usando mais de um programa que utiliza a webcam, como o Skype para mensagens instantâneas e o YouCam para salvar vídeos, certifique-se de que somente um deles esteja aberto ao utilizar a webcam. Não tente abrir ambos os programas ao mesmo tempo e feche o software de webcam quando tiver terminado de utilizá-la. É uma boa ideia aguardar 5 a 10 segundos após fechar o software de webcam e antes de abrir outro programa de webcam.
Reiniciar o computador pode ser o bastante para resolver a maioria dos conflitos de software. Se o problema persistir, desinstale um dos softwares de webcam e reinstale o que deseja utilizar.
A webcam funciona, mas a imagem não está clara ou o vídeo está entrecortado.
A primeira coisa a ser feita é certificar-se de que o ambiente de gravação do vídeo tenha uma boa iluminação. Depois ajuste a qualidade da imagem usando as opções disponíveis no software de webcam. A maioria dos softwares de webcam permite ajustar configurações de qualidade para contraste, cores e brilho. Para solucionar problemas de reprodução entrecortada, reduza o tamanho da imagem do vídeo nas configurações de software, use uma conexão à internet de alta velocidade (para programas de mensagens instantâneas) e não use outros dispositivos USB de alta velocidade ao mesmo tempo em que estiver utilizando a webcam.
Eis alguns artigos úteis da HP que podem resolver problemas mais específicos de qualidade de vídeo:
Se seu computador acompanha uma webcam integrada, a HP oferece software que pode ser utilizado com a webcam. Caso esse software tenha sido removido, é possível reinstalá-lo usando o Gerenciador de recuperação HP da seguinte maneira:
Nota: Se o sistema operacional do seu computador foi atualizado, estas etapas não funcionarão. Ao invés disso, será necessário baixar e instalar o software de webcam da HP ou da internet (como no caso do Cyberlink YouCam).
  1. Clique em Iniciar, digite recuperação no campo de pesquisa e selecione Gerenciador de Recuperação na lista de resultados.
  2. Selecione Reinstalação de drivers e aplicativos.
    Figura 9: Preciso de ajuda imediatamente
    Gerenciador de recuperação, Preciso de ajuda imediatamente
  3. Selecione o software adequado (como Cyberlink YouCam ou MediaSmart) e selecione Instalar.
    Figura 10: Software Cyberlink YouCam
    Gerenciador de recuperação HP com o software Cyberlink YouCam selecionado
Para desabilitar a webcam e impedir que ela seja utilizada, desative o dispositivo no Gerenciador de Dispositivos da seguinte forma:
  1. Clique em Iniciar, digite gerenciador de dispositivos no campo de pesquisa e selecione Gerenciador de Dispositivos na lista de resultados.
  2. Clique duas vezes em Dispositivos de imagem.
  3. Clique com o botão direito no nome da webcam e selecione Desativar.
    Figura 11: Janela do Gerenciador de Dispositivos exibindo Dispositivos de imagens para uma webcam HP (a sua pode ser diferente)
  4. Clique em Sim na mensagem que informa que o dispositivo deixará de funcionar.
  5. Para certificar-se de que sua webcam foi desativada, abra o software da webcam, por exemplo, o YouCam, e veja se o vídeo ainda é reproduzido. Se um erro ocorrer afirmando que não foi possível encontrar um dispositivo de imagens (ou algo semelhante), não será necessário continuar. Se ainda for exibido vídeo no seu software de webcam, o dispositivo de imagens incorreto foi desativado. Repita estas etapas para desativar sua webcam.
    Nota: Para reativar a webcam, repita essas etapas e selecione Ativar em vez de Desativar.

Links de suporte relacionados

Fóruns de suporte HP

Encontre soluções e colabore com outras pessoas no Fórum dos usuários HP
HP PortugalHP PortugalHP PortugalHP no YouTube