Ir para o conteúdo

Usar e solucionar problemas de leitores de cartões de memória (Windows 8)

  • ImprimirImprimir
Este documento se aplica aos leitores de cartões de memória pré-instalados nos notebooks HP e Compaq com Windows 8.
Muitos notebooks HP e Compaq vêm com leitores de cartões de memória pré-instalados. Os cartões de memória são usados basicamente para importar fotografias de câmeras digitais, mas também podem ser úteis para compartilhar fotos e arquivos.
Figura 1: Leitor de cartões de memória (o seu pode ser diferente)
Leitor de cartões de memória
Nota:Nem todos os tipos de cartões de memória são suportados em todos os computadores. Consulte as especificações do seu computador para saber quais são os tipos de cartão de memória suportados.
Os tipos de cartões de memória mais comuns são:
  • CompactFlash I
  • CompactFlash II
  • Microdrive
  • Secure Digital (SD)
  • miniSD
  • Memory Stick
  • Memory Stick PRO
  • Memory Stick Duo
  • Memory Stick PRO Duo
  • SmartMedia
Para saber mais sobre especificações de cartões de memória, consulte o documento de suporte da HP Informações gerais sobre cartões de memória .

Usar o leitor de cartões

Escolha um assunto para saber mais sobre como usar o leitor de cartões:
Cuidado:Se seu leitor de cartões tiver uma luz indicadora ativa, não insira ou remova cartões enquanto essa luz do leitor estiver piscando. Isso pode acarretar perda de dados no cartão ou danificar permanentemente o leitor de cartões.
O cartão de memória tem uma letra de unidade associada a ele, da mesma forma que uma unidade de CD/DVD ou de disco rígido. Use o cartão de memória da mesma maneira que qualquer outra unidade no computador. Por exemplo, clique duas vezes no ícone do cartão de memória para abrir uma nova janela, que exibirá os arquivos no cartão.
As próximas etapas explicam como usar os cartões de memória em um leitor de cartões:
  1. Insira o cartão de memória.
    A janela Reprodução automática será exibida. Se isso não ocorrer, acesse o cartão pelo Explorador de arquivos.
  2. O cartão de memória tem uma letra de unidade associada a ele, da mesma forma que uma unidade de CD/DVD ou de disco rígido. Use o cartão de memória da mesma maneira que qualquer outra unidade no computador. Por exemplo, clique duas vezes no ícone do cartão de memória para abrir uma nova janela, que exibirá os arquivos no cartão.
  3. A política de remoção padrão de cartões de memória no Windows 8 é a Remoção rápida, que permite que você desconecte o dispositivo sem a necessidade de usar o recurso Remover hardware com segurança. Assim que terminar de trabalhar com os arquivos do cartão de memória, remova o cartão.
    A configuração Remoção rápida pode ser alterada para aprimorar o desempenho. Para consultar ou alterar a política de remoção de cartões de memória, siga as etapas abaixo:
    Na tela inicial, digite gerenciador de dispositivos para abrir o botão Pesquisar e selecione Gerenciador de Dispositivos nos resultados da pesquisa.
    Figura 2: Gerenciador de Dispositivos
    Uma pesquisa por Gerenciador de Dispositivos
    Na janela do Gerenciador de Dispositivos, clique duas vezes para expandir a lista Unidades de disco. Os leitores de cartões de memória são considerados dispositivos de unidade no Windows.
    Na lista de dispositivos de unidade, clique com o botão direito no dispositivo (por exemplo, SD Memory Card) para exibir um menu suspenso. Clique em Propriedades nesse menu.
    Figura 3: Propriedades do cartão de memória
    Propriedades do cartão de memória
    Clique na guia Políticas na janela Propriedades.
    Selecione Remoção rápida ou Melhor desempenho, dependendo de sua preferência, e clique em OK.
    Figura 4: Política de remoção de cartões de memória
    Política de remoção de cartões de memória
    Se você selecionou a política de remoção de cartões de memória Melhor desempenho, use o recurso Remover hardware com segurança para remover cartões de memória. Esse recurso aparece na forma de ícone, na área de notificação da barra de tarefas, na área de trabalho do Windows.
    Figura 5: Remover hardware com segurança na barra de tarefas
    Remover hardware com segurança na barra de tarefas
    Clique no ícone Remover hardware com segurança e selecione Ejetar para remover o cartão de memória.
    Em alguns computadores, você pode usar o recurso de ejeção na janela Este computador para ejetar ou remover com segurança o cartão de memória.
    Na tela inicial, digite explorador de arquivos para abrir o botão Pesquisar e selecione Explorador de Arquivos nos resultados da pesquisa.
    Figura 6: Explorador de Arquivos
    Uma pesquisa por Explorador de Arquivos
    Na janela Este computador, clique com o botão direito no ícone do cartão de memória e selecione Ejetar.
    Figura 7: Ejetar disco removível
    Imagem de ejetar disco removível
Antes de armazenar qualquer coisa no cartão pela primeira vez, formate-o na câmera digital ou seguindo as instruções abaixo:
  1. Insira o cartão de memória na entrada. Se a janela Reprodução automática for exibida, feche-a.
  2. Na tela inicial, digite explorador de arquivos para abrir o botão Pesquisar e selecione Explorador de Arquivos nos resultados da pesquisa.
    Figura 8: Explorador de Arquivos
    Uma pesquisa por Explorador de Arquivos
  3. Em Armazenamento removível, clique com o botão direito no ícone do cartão de memória que representa o tipo de cartão inserido.
  4. Selecione Formatar.
  5. Digite um nome para o rótulo do volume no campo de rótulo. Esse é o nome que será exibido ao lado da letra da unidade no Windows.
    Figura 9: Janela Formatar
    Janela Formatar
  6. Clique em Iniciar.
  7. Clique em OK na janela Formatação concluída.
  8. Clique em Fechar para concluir.

Resolver problemas com cartões de memória

Leia a seção abaixo que corresponde ao problema que está ocorrendo:
Inserir um cartão SDHC em um leitor de cartões de memória incompatível pode fazer com que o cartão pare de responder ou trave a janela do computador. Para corrigir imediatamente o travamento, clique duas vezes no ícone Remover hardware com segurança (na área de notificação, no canto inferior direito da área de trabalho do Windows), selecione o leitor de cartões USB e clique em Ejetar. O leitor de cartões pode não funcionar até que o computador seja reiniciado. Agora você pode remover o cartão de memória com segurança e usar o computador para outras atividades.
Para usar o cartão de memória de alta capacidade sem travar o cartão ou a janela do computador, faça o seguinte:
  • Se você estiver usando o cartão em uma câmera ou outro dispositivo, conecte o dispositivo ao computador usando o cabo USB ou FireWire. Quando conectada, a maioria dos dispositivos consta no Windows como disco removível e pode ser usada da mesma maneira que um leitor de cartões.
  • Adquira um dispositivo USB de leitura de cartões de memória que se conecte a uma porta USB aberta. Certifique-se de que o dispositivo USB possa ler cartões SDHC. Esses dispositivos são baratos e podem ser usados em qualquer computador com portas USB.
    Figura 10: Adaptador de leitor de cartões SDHC para USB
    Adaptador de leitor de cartões SDHC para USB
Certifique-se de que o leitor de cartões ofereça suporte especificamente para o formato SDXC. É possível acessar o cartão SDXC usando um adaptador ou leitor USB compatível com SDXC. Procure o logotipo SDXC no dispositivo ou verifique com o fabricante quais são as informações.
Cuidado:Nunca formate um cartão de memória SDXC em um dispositivo não compatível. Caso isso aconteça, o cartão de memória se tornará incompatível com dispositivos SDXC, pois os dados no cartão de memória SDXC serão apagados, e o cartão será formatado para um sistema de arquivos diferente.
Se não for possível acessar o cartão de memória ou se a unidade não estiver listada na janela Este computador, siga as etapas abaixo até que a unidade seja exibida:
Nota:Se não houver cartão no leitor, o Windows 8 não exibirá a unidade na janela Este computador.
Nota:Se você estiver usando um leitor de cartões que não veio com o computador, consulte o fabricante do adaptador para obter ajuda.
  1. Remova e reinsira o cartão de memória.
    Se a janela Reprodução automática for exibida ou se o cartão de memória estiver listado na janela Este computador, os procedimentos estão concluídos. Caso contrário, passe para a próxima etapa.
  2. Reinicie o computador:
    Pressione as teclas Windows + I.
    O botão Configurações é exibido à direita da tela.
    Clique em Energia e selecione Reiniciar.
    Se a janela Reprodução automática for exibida ou se o cartão de memória estiver listado na janela Este computador, os procedimentos estão concluídos. Caso contrário, passe para a próxima etapa.
  3. Experimente usar outro cartão de memória do mesmo tipo na mesma entrada. Se esse cartão de memória funcionar, o leitor de cartões está funcionando corretamente. Substitua o cartão de memória original. Se o outro cartão não funcionar, continue seguindo estas instruções.
  4. Desligue o computador, desconecte o cabo de alimentação e remova a bateria do notebook. Recoloque a bateria, reconecte o cabo de alimentação e ligue o computador para testar o leitor de cartões.
    Se a janela Reprodução automática for exibida ou se o cartão de memória estiver listado na janela Este computador, os procedimentos estão concluídos. Caso contrário, passe para a próxima etapa.
  5. Desligue o computador, desconecte o cabo de alimentação e remova a bateria do notebook. Acenda uma lanterna na entrada vazio do leitor de cartões para ver se há pinos internos amassados. Endireite os pinos amassados com a ponta de uma lapiseira mecânica. Entre em contato com a assistência técnica do computador se o pino estiver amassado e em contato com outro pino.
    Se você solucionou o problema dos pinos amassados, recoloque a bateria, reconecte o cabo de alimentação, ligue o computador e reinsira o cartão de memória. Se a janela Reprodução automática for exibida ou se o cartão de memória estiver listado na janela Este computador, os procedimentos estão concluídos. Se não houver pinos amassados, passe para a próxima etapa.
  6. Os leitores de cartões de memória usam USB. Insira um dispositivo USB em uma porta USB livre para testar o USB. Se o dispositivo funcionar corretamente, passe para a próxima etapa. Se o dispositivo também falhar, há um problema com o USB. Consulte o documento de suporte da HP Solucionar problemas de conexão USB (Windows 8) ou Performing an HP System Recovery (Windows 8) (Executar a Recuperação de Sistema HP - Windows 8; em inglês) para obter mais soluções de problemas.
Se você estiver com problemas ao ler e gravar dados em cartões de memória, use as dicas para solução de problemas abaixo:
  • Experimente usar outro cartão de memória do mesmo tipo na mesma entrada. Se esse cartão funcionar, o leitor de cartões está bom, mas o cartão de memória original deverá ser substituído.
  • Alguns cartões têm uma trava de segurança contra leitura/gravação. Verifique se a trava está na posição Write Enabled (gravação ativada) antes de tentar gravar dados.
  • Verifique se a quantidade de dados que você tentou armazenar não superou a capacidade do cartão.
  • Verifique se há sujeira ou algum material isolando um dos orifícios ou danificando os contatos de metal nas extremidades do cartão de memória. Limpe os contatos com um pano que não solte fiapos umedecido em álcool isopropílico. Se necessário, substitua o cartão de memória.
  • Certifique-se de que o cartão de memória seja compatível com o leitor.
  • Certifique-se de que o cartão de memória esteja totalmente inserido na entrada.
  • Desligue o computador, desconecte o cabo de alimentação e remova a bateria do notebook. Acenda uma lanterna na entrada vazio do leitor de cartões para ver se há pinos internos amassados. Endireite os pinos amassados com a ponta de uma lapiseira mecânica. Entre em contato com a assistência técnica do computador se o pino estiver amassado e em contato com outro pino.
  • Se os erros persistirem, substitua o cartão de memória.
Ao inserir um cartão no leitor de cartões, um ícone incorreto pode ser exibido na janela Este computador. Para resolver esse problema, faça uma pesquisa usando o nome/número de produto do seu computador na página Suporte e drivers HP , e baixe e instale o driver mais recente para o leitor de cartões de memória.
Se o notebook parar de responder quando o cartão for removido, siga as seguintes etapas:
  1. Remova o cartão.
  2. Reinicie o computador:
    1. Pressione as teclas Windows + I.
      O botão Configurações é exibido à direita da tela.
    2. Clique em Energia e selecione Reiniciar.
  3. Após o carregamento do Windows, reinsira o cartão. O notebook fará uma busca pelo cartão.
  4. Na tela inicial, digite gerenciador de dispositivos para abrir o botão Pesquisar e selecione Gerenciador de Dispositivos nos resultados da pesquisa.
    Figura 11: Gerenciador de Dispositivos
    Uma pesquisa por Gerenciador de Dispositivos
  5. No Gerenciador de dispositivos, o cartão deverá estar localizado em Dispositivos USB, Unidades de disco ou Outros dispositivos. Clique duas vezes nos títulos das categorias para expandir as listas e localizar o cartão de memória.
  6. Quando o cartão for localizado, clique com o botão direito nele e selecione Desinstalar.
  7. Remova e reinsira o cartão. O notebook fará uma busca pelo cartão.
Os drivers do leitor de cartões podem estar corrompidos ou podem parar de funcionar corretamente, além disso novos drivers e firmwares são ocasionalmente lançados para resolver problemas. Pode estar disponível um novo firmware para o leitor de cartões de memória que resolverá o seu problema específico.
Para ter certeza de que está usando o driver e o firmware mais recente, verifique periodicamente se há atualizações na página Download de software e drivers HP referente ao seu modelo. Digite o nome/número de produto na página para exibir uma lista de atualizações disponíveis para seu equipamento.
Nota:Se você estiver utilizando um adaptador para o tipo de cartão de memória não compatível com o leitor, e o cartão não funcionar, consulte o fabricante do adaptador para obter suporte.

Links de suporte relacionados

Fóruns de suporte HP

Encontre soluções e colabore com outras pessoas no Fórum dos usuários HP
HP PortugalHP PortugalHP PortugalHP no YouTube