Ir para o conteúdo

Instruções para a instalação do hardware de um modelo IDE interno

  • ImprimirImprimir

Introdução

Instalar um dispositivo interno nos canais IDE (Integrated Drive Electronics) dentro do computador pode ser confuso, especialmente quando já há vários dispositivos conectados. Esse documento contém informações sobre a instalação do hardware de unidades gravadoras de DVD/CD IDE HP e problemas comuns relacionados a essa instalação.
Cuidado: Antes de fazer qualquer instalação interna no computador, é importante descarregar a energia estática, tocando uma superfície de metal antes de tocar no interior do computador.

Remover a tampa do computador

Há vários tipos de gabinetes de computador e muitos métodos para remover suas tampas. Geralmente, se houver parafusos prendendo a tampa, se encontram na parte de trás do computador. Algumas tampas de computador não têm parafusos e, nesse caso, há travas nas tampas para prendê-las ao gabinete. O manual do computador tem informações sobre como remover a tampa.

Determinar o cabo

Decida se a unidade gravadora de DVD/CD HP ficará sozinha em um dos cabos IDE ou se compartilhará um cabo IDE com outro dispositivo. A maioria dos computadores tem dois canais IDE, possibilitando que até quatro dispositivos sejam conectados simultaneamente. Somente dois dispositivos IDE podem ser conectados por cabo em cada canal (Consulte a seção "Determinar as configurações dos jumpers" abaixo). Se o computador não tiver um canal IDE desocupado, a unidade gravadora de DVD/CD HP terá de compartilhar um cabo com outro dispositivo.
Alguns problemas devidos ao cabeamento incorreto podem incluir a não detecção do dispositivo, detecção incorreta de um dos dispositivos em um cabo compartilhado, inicialização lenta, travamento do sistema durante a inicialização e perda ou detecção incorreta de dispositivos no outro canal IDE.

Determinar as configurações dos jumpers

Recomendamos o uso do cabo que acompanha a unidade de DVD/CD HP porque ele foi desenvolvido para acomodar dois dispositivos em um canal IDE. Ao usar esse cabo, é necessário definir a configuração Master/Slave (mestre/escravo) usando os denominados “jumpers.” Olhando na parte traseira da unidade HP (Figura 1), os jumpers estão localizados à esquerda do conector do cabo IDE. Nas unidades gravadoras de DVD/CD HP, da esquerda para a direita, a configuração dos pinos é Cable Select (CS), Slave (SL) e Master (MA). O pequeno conector de plástico é colocado nos pares verticais de pinos da esquerda para a direita para que a seleção desejada seja feita.
Se a unidade de DVD/CD HP estiver compartilhando um canal com outro dispositivo, verifique a configuração do jumper do outro dispositivo.
  • Se o outro dispositivo estiver com o jumper na posição Master, coloque o jumper da unidade gravadora de DVD/CD HP em Slave.
  • Se o outro dispositivo estiver com o jumper na posição Slave, coloque o jumper da unidade gravadora de DVD/CD HP em Master.
  • Se o outro dispositivo estiver com o jumper na posição Cable Select, coloque o jumper da unidade gravadora de DVD/CD HP em Cable Select.
Como não há padrão universal, os dispositivos IDE têm suas próprias configurações para os jumpers. Para determinar o que cada par vertical de pinos representa em outro dispositivo IDE, consulte a documentação que o acompanha.

Cable Select

Se o modelo da sua unidade gravadora de DVD/CD HP não tiver vindo com um cabo ou se por algum motivo você precisar usar o cabo que já existia no sistema, pode ser necessário ajustar os jumpers na parte de trás da unidade HP para que possa ser usada nesse cabo. Verifique as configurações do jumper no outro dispositivo IDE na controladora secundária. Se o dispositivo IDE na controladora secundária estiver com jumper em Cable Select, a unidade gravadora de DVD/CD HP também precisará estar com jumper em Cable Select (Figura 1). Contanto que ambos os dispositivos estejam com jumpers em Cable Select, os dispositivos devem funcionar corretamente, mas insistimos que é melhor usar um cabo IDE padrão, como o que acompanha a maioria das unidades HP para evitar problemas em potencial. Ao usar um cabo IDE padrão, um dispositivo deve estar com o jumper em Slave e o outro em Master.
Figura 1: Configurar os jumpers na unidade gravadora de DVD/CD HP

Localizar um slot para a unidade

Um slot de 5,25 polegadas disponível no computador é um dos requisitos mínimos de sistema dos gravadores de DVD/CD HP. Se não houver slots disponíveis, remova um dos dispositivos IDE existentes ou troque a unidade gravadora de DVD/CD HP por uma versão externa do dispositivo.
Antes de instalar o gravador de DVD/CD em um slot, é importante considerar a localização física dos canais IDE na placa-mãe, pois a extensão do cabo é limitada a 45 cm. Se os canais IDE estiverem na parte inferior do gabinete e a unidade gravadora de DVD/CD HP estiver instalada na parte superior, o cabo IDE pode não ser longo o suficiente. Se necessário, mude a posição dos dispositivos IDE no computador para permitir que o cabo os conecte à placa-mãe.

Instalar a unidade

Insira a unidade gravadora de DVD/CD no slot e prenda-a na posição com os parafusos fornecidos. Alguns computadores precisam de trilhos para a instalação de unidades nos slots vazios. Consulte a documentação do computador para obter informações adicionais sobre o que é necessário para instalar a unidade gravadora de DVD/CD HP.

Conectar os cabos

Cabo de alimentação

O cabo de alimentação pode ser inserido somente na direção correta, porque o conector tem formato trapezoidal que impede sua conexão incorreta (Figura 2).
Figura 2: Conector de alimentação na parte traseira da unidade

Cabo de áudio (opcional)

Se a placa de som do computador puder suportar vários dispositivos ou se a unidade de gravação de DVD/CD HP for instalada como o dispositivo de reprodução de áudio padrão, um cabo de áudio pode ser conectado ao conector audio-out (saída de áudio) na parte de trás da unidade gravadora. A outra extremidade desse cabo se conecta ao conector na placa de som do computador. Nem todas as placas de som suportam mais de um dispositivo por vez. Verifique a documentação da placa de som para obter informações. Não é necessário conectar o cabo de áudio à unidade de gravação de DVD/CD HP para que ela possa gravar CDs de áudio.

Cabo de dados

O cabo de dados (cabo IDE) se conecta ao conector de 40 pinos na unidade gravadora de DVD/CD HP (Figura 3). É importante que a posição Pino 1 no cabo corresponda à mesma posição na unidade gravadora de DVD/CD HP e também na placa-mãe (Figuras 3 e 4). O Pino 1 é identificado pela faixa colorida ao longo da extremidade do cabo de dados.
Figura 3: Conector do cabo de dados na posição do Pino 1 na parte de trás da unidade
Figura 4: Conectar o cabo e posição do pino

O cabo IDE é muito curto

A especificação IDE requer que o cabo tenha 12 polegadas (30 cm) da placa-mãe ao primeiro conector e 6 polegadas (15 cm) do conector intermediário até o conector final. Qualquer coisa, além disso, tenderá a reduzir os sinais provenientes das linhas do cabo. Cabos maiores que 18 polegadas (45 cm) estão disponíveis, entretanto, outros problemas podem ser experimentados devido à sua utilização. Se a única opção for usar um cabo maior que a especificação IDE padrão, problemas de detecção podem ocorrer ou a unidade de gravação de DVD/CD HP pode falhar ao tentar gravar CDs. Descubra uma maneira de instalar os dispositivos para que os cabos alcancem seus conectores usando o cabo com comprimento padrão.

Compartilhar o canal IDE com o disco rígido

Dispositivos similares em velocidade de acesso devem compartilhar um canal IDE, quando possível. A melhor configuração é que a unidade gravadora de DVD/CD seja configurada no canal IDE secundário. Se dois dispositivos já estiverem conectados ao canal IDE secundário, mude um destes para a posição Slave na controladora IDE principal com a unidade de disco rígido. Se o gravador de DVD/CD tiver de compartilhar o canal IDE com um disco rígido, passe os jumpers da unidade gravadora de DVD/CD para Slave e mantenha o disco rígido com o jumper na posição Master no canal principal. Quando o gravador de DVD/CD e um disco rígido compartilham um canal IDE, pode haver problemas de desempenho nos dois dispositivos.

Ligar o computador

Ligue o computador e após sua inicialização, o Windows atribuirá uma letra de unidade para o gravador de DVD/CD HP e ele poderá ser usado como o leitor padrão de CD-ROM.
Se o Windows não detectar a unidade gravadora de DVD/CD HP, pode ser necessário acessar a tela de configuração do BIOS (Basic Input/Output System) do sistema e fazer alterações. Alguns computadores podem requerer alterações na configuração do BIOS específicas para os ajustes IDE para que o Windows possa detectar o dispositivo e atribuir-lhe uma letra de unidade.
Consulte o manual do usuário do computador para obter informações sobre como alterar as configurações IDE no BIOS.
Algumas configurações a serem identificadas no BIOS são:
  • Verifique se o canal IDE ao qual a unidade gravadora de DVD/CD HP está conectada está ativada e definida como “CD-ROM” ou “none" (nenhum).
  • Gravadores de CD: Desative o Ultra DMA no canal IDE e ajuste-o para PIO Mode 3.
  • Gravadores de DVD+RW: Ative o DMA no canal IDE.

Problemas comuns e soluções

Há alguns problemas básicos ou variações desses problemas que podem ocorrer quando uma ou mais das etapas acima não são seguidas corretamente.

Ausência de imagem na tela quando o computador é ligado

Normalmente, isso significa que o Pino 1 não está corretamente alinhado no cabo de dados na placa-mãe ou na parte de trás do gravador de DVD/CD HP. Desconecte o cabo IDE, determine o Pino 1 de todos os conectores e reconecte o cabo.

A tela exibe um erro e o Windows não inicia

Isso pode ser associado à localização dos pinos dos jumpers dos dois dispositivos IDE em um determinado canal. Verifique se um dispositivo está com jumper na posição Master e o outro na posição Slave. A posição Mestre do jumper em um dispositivo não é necessariamente a mesma em outro dispositivo. Cada fabricante tem suas próprias especificações para isso. Consulte a documentação de todos os dispositivos IDE em questão.

Ponto de exclamação amarelo ao lado da controladora do disco rígido no Gerenciador de dispositivos

Verifique se o cabo está conectado à controladora IDE corretamente. A faixa colorida no cabo deve estar alinhada ao Pino 1 no conector da placa-mãe (Figura 4).

Nenhum dispositivo em um canal IDE foi detectado após a instalação da unidade gravadora de DVD/CD HP

Isso pode ser um problema de jumper nas posições master/slave. Se os jumpers não estiverem instalados corretamente, ambos os dispositivos podem não ser detectados pelo sistema. Os dispositivos devem ser detectados após os jumpers serem instalados corretamente. Isso também pode ser um problema da localização física dos dispositivos no cabo IDE. Experimente trocar as conexões dos dois dispositivos no cabo.

A unidade gravadora de DVD/CD HP não tem atribuição de letra

Isso pode ser causado por um conflito na maneira como o sistema está tentando atribuir letras de unidades aos dispositivos.
Outra causa pode ser um driver de modo real (DOS) carregado no arquivo Config.sys. O procedimento abaixo o auxiliará a desativar um possível driver incompatível.
Para editar o arquivo Config.sys: (Microsoft(R) Windows 95, 98, NT, 2000 e XP)
  1. Clique em Iniciar e em Executar.
  2. Digite sysedit e clique em OK.
  3. Digite REM no começo de todas as linhas no arquivo CONFIG.SYS que incluam a informação "device=" ou "devicehigh=" e que carreguem quaisquer unidades de CD-ROM.
    Por exemplo,
    device=cdrom.sys
    devem ser alteradas para
    REM device=cdrom.sys.
    Isso impedirá que quaisquer drivers potencialmente conflitantes controlem a unidade de CD-ROM ou a unidade gravadora de DVD/CD HP.
  4. Se drivers do DOS estavam sendo carregados, lembre-se de salvar as alterações REM feitas ao arquivo, clicando em Arquivo e em Salvar.
  5. Desligue o computador normalmente, desligue a alimentação do computador, reconecte a unidade gravadora de DVD/CD HP e reinicie o computador normalmente.

Links de suporte relacionados

Fóruns de suporte HP

Encontre soluções e colabore com outras pessoas no Fórum dos usuários HP
HP PortugalHP PortugalHP PortugalHP no YouTube