Ir para o conteúdo

Configurar uma rede local sem fio no Windows XP

  • ImprimirImprimir
Este documento se refere aos notebooks HP com Windows XP.

Compreender as redes sem fio

Uma rede sem fio ou Wi-Fi fornece todas as funções de uma rede com fio típica, mas também possibilita roaming. Já que o computador se conecta à rede através de sinais de rádio, ao invés de cabos, a pessoa pode se deslocar dentro da rede, por exemplo, do escritório para uma sala de conferência, e permanecer na rede o tempo todo.
Há três principais tipos de conexões de rede sem fio:
  • Um Ponto de acesso é uma estação que transmite e recebe informações de rede. Um ponto de acesso conecta usuários a outros usuários dentro da rede, além de poder servir de ponto de interconexão entre uma rede sem fio e uma rede de fiação fixa. Os pontos de acesso geralmente são usados em grandes redes públicas ou comerciais que fornecem serviços a múltiplos usuários.
  • Uma rede sem fio Ad-Hoc é uma configuração ponto a ponto, geralmente entre dois computadores. As redes Ad-Hoc normalmente são utilizadas por um curto espaço de tempo, com o objetivo de compartilhar ou transferir arquivos.
  • Um Roteador sem fio é um gateway entre uma conexão de Internet ou uma rede de fiação fixa e uma rede sem fio. A maiorias das redes sem fio domésticas ou de pequenas empresas utiliza o roteador sem fio para conectar os usuários entre si e à Internet.
Para conectar-se a uma rede local sem fio, siga um ou mais dos métodos abaixo.

Método 1: Preparar o notebook

Antes de conectar a uma rede WiFi, o seu notebook precisa de um adaptador de rede sem fio. A maioria dos notebooks requer que um adaptador de rede sem fio PCMCIA seja inserido e instalado na entrada PCMCIA. Outros têm o adaptador sem fio integrado ao próprio notebook. Notebooks com adaptadores sem fio integrados geralmente têm um botão liga/desliga da conexão sem fio em sua frente ou lateral.
NOTA:A figura a seguir estará localizada no botão liga/desliga da conexão sem fio, ou perto dele:
Figura 1: Símbolo sem fio HP
Se estiver instalando um adaptador de rede sem fio PCMCIA, siga as instruções fornecidas com a placa para instalar os drivers e software corretos.

Método 2: Estabelecer a fiação da rede

Se ainda não o tiver feito, conecte o modem DSL ou a cabo ao telefone ou entrada de TV a cabo e determine se há conexão à internet. Se você não tiver conexão à internet, será necessário entrar em contato com o provedor para configurá-la antes de poder se conectar.

Método 3: Conectar-se à rede WiFi

Com o seu adaptador de rede sem fio instalado, o notebook está pronto para se conectar a qualquer ponto de acesso, roteador sem fio ou rede ad-hoc. Siga as etapas abaixo para configurar a conexão de rede:
  1. No Microsoft Windows XP, clique em Iniciar , em Painel de Controle e em Conexões de rede e Internet .
    No Windows ME ou 2000, clique em Iniciar , em Configurações e em Painel de Controle .
  2. Clique duas vezes em Conexões de rede .
  3. Clique com o botão direito no ícone Conexão de rede sem fio e selecione Propriedades (veja a Figura 2). Se este ícone não estiver presente, o adaptador sem fio não está conectado ou ligado.
    Figura 2: O ícone Conexão de rede sem fio
  4. Clique na guia Redes sem fio .
  5. Na guia Redes sem fio, cada rede disponível ao alcance é listada em Redes disponíveis . Clique na rede à qual deseja se conectar e clique em Configurar .
    Figura 3: A guia Rede sem fio e Redes disponíveis
    Se não houver redes listadas em Redes disponíveis, então você está fora do alcance do roteador sem fio ou ponto de acesso.
  6. As configurações Nome da rede (SSID) e criptografia sem fio (WEP) podem ser definidas na guia Associação.
    Redes sem fio têm graus variáveis de segurança. Algumas redes sem fio não exigem criptografia e as configurações dessa guia serão automaticamente definidas para você. Se isto descreve a sua rede, clique em OK e vá para a Etapa 8 .
    Figura 4: Configurações de criptografia sem fio
    Se a rede sem fio à qual você está se conectando utiliza comunicação de criptografia padrão, marque a opção Criptografia de dados (habilitada para WEP) e desmarque a opção A chave é fornecida automaticamente .
  7. Complete a configuração da criptografia sem fio digitando a Chave da rede nas caixas de texto Chave de rede: e Confirmar chave da rede: . Selecione o número correto na caixa Índice de chaves (avançado) . Consulte seu administrador de rede ou o seu software roteador sem fio para obter informações sobre a chave e o índice de chave requeridos na rede.
    Clique em OK para retornar às Propriedades de conexão de rede sem fio.
  8. Se as configurações definidas estiverem corretas, o nome da rede será relacionado na lista Redes preferidas. Clique em OK e feche o Painel de Controle. O notebook agora deve estar conectado à rede sem fio.
    Figura 5: O ícone Conexão de rede
Pode ser necessário reiniciar o notebook para que algumas alterações surtam efeito.

Método 4: Alterações requeridas para o suporte a WPA

O WPA requer as seguintes mudanças de software:
  • Pontos de acesso sem fio
  • Adaptadores de rede sem fio
  • Programas de cliente sem fio

Método 5: Fazendo roaming com outra rede

Ao trazer o seu notebook para outra área de rede sem fio, o Windows tenta se conectar a esta rede. Se tiver sucesso, você está automaticamente conectado à rede. Se o Windows não reconhecer a rede, consulte as instruções anteriores para instalar manualmente a rede sem fio.

Fóruns de suporte HP

Encontre soluções e colabore com outras pessoas no Fórum dos usuários HP
HP BrasilHP BrasilHP BrasilCanal HP