Ir para o conteúdo

Executar uma Recuperação de Sistema HP (Windows Vista)

  • ImprimirImprimir
Este documento se destina aos notebooks HP e Compaq fornecidos com Windows Vista. Ele NÃO se destina a desktops HP.
Este documento explica como restaurar o computador ao estado original de fábrica. Este documento está dividido em seções de acordo com as diferentes maneiras de executar uma Recuperação do sistema. Use a seção abaixo que melhor atender suas necessidades. Leia TODOS os enunciados de Cuidado antes de executar a Recuperação do sistema!
NOTA:É importante fazer backup dos arquivos importantes antes de recuperar o computador. Esse processo de recuperação da HP também tem um recurso de backup que pode ser usado para seus dados importantes.
Se seu computador tiver sido fornecido originalmente com o Windows XP e foi atualizado para o Vista, consulte Recuperar o sistema operacional Windows XP usando a Recuperação HP (2006 ou posterior) .
Executar uma Recuperação do Sistema apaga e reformata totalmente a unidade de disco rígido - isso inclui excluir todos os arquivos de dados que você criou e armazenou na unidade. A Restauração do Sistema reinstala o sistema operacional, programas e drivers. Os softwares que não tiverem sido instalados de fábrica deverão ser reinstalados. Esteja preparado para reinstalar softwares não incluídos originalmente no computador. Quando a restauração estiver concluída, será necessário configurar uma conexão de Internet, configurar o programa antivírus, obter todas as atualizações críticas do Windows, as atualizações de definição de vírus e as atualizações de antispyware.
ATENÇÃO:Se o computador recebeu um upgrade para o Windows Vista a partir do Windows XP, a Recuperação do Sistema fará o Vista voltar para o XP. Será necessário reinstalar o Windows Vista após a recuperação do sistema.
NOTA:Os computadores HP com Microsoft Windows Vista não são vendidos com CDs de recuperação. Em vez disso, usam um espaço (partição) na unidade de disco rígido para armazenar as informações de recuperação. O uso de uma partição oculta é uma maneira conveniente de eliminar o uso de discos de recuperação, que podem ser perdidos ou riscados. Os discos de recuperação do Windows Vista podem ser criados com o Gerenciador de recuperação.
Siga as instruções abaixo para restaurar o computador a partir da área de trabalho do Windows Vista:
  1. Desconecte e remova todos os dispositivos externos , como impressoras, unidades USB e cartões de memória.
  2. Na área de trabalho do Windows, clique em Iniciar e digite gerenciador de recuperação no campo Pesquisar .
  3. Selecione Gerenciador de recuperação na lista e pressione a tecla Enter . Se solicitado, permita que a ação continue.
  4. Na tela de Boas-vindas ao Gerenciador de recuperação , clique em Avançar .
    Figura 1: Gerenciador de recuperação: Bem-vindo ao Gerenciador de recuperação
    Imagem da tela de boas-vindas do gerenciador de recuperação indicando a seleção
  5. Na tela Reinstalação de programa , selecione Não e clique em Avançar .
    Figura 2: Gerenciador de recuperação: Reinstalação de programa
    Imagem da tela de reinstalação de programa indicando seleções
  6. Na tela Reinstalação de driver de hardware , selecione Não e clique em Avançar .
    Figura 3: Gerenciador de recuperação: Reinstalação de driver de hardware
    Imagem da tela de reinstalação de driver de hardware indicando seleções
  7. Na tela Restauração do Sistema da Microsoft , selecione Não e clique em Avançar .
    Figura 4: Gerenciador de recuperação: Restauração do Sistema Microsoft
    Imagem da tela de restauração do sistema da Microsoft indicando seleções
  8. Na tela Restaurar o computador às condições originais de fábrica , clique em Sim e em Avançar .
    Figura 5: Gerenciador de recuperação: Restaurar o computador às condições originais de fábrica
    Imagem da tela Restaurar o computador indicando seleções
    O computador é reiniciado e outra tela de Boas-vindas ao Gerenciador de recuperação é aberta.
    NOTA: Se o computador não exibir outra tela de Boas-vindas ao Gerenciador de recuperação , as partições RECOVERY ou FACTORY_IMAGE na unidade de disco rígido foram excluídas OU os arquivos nestas partições foram excluídos. É necessário ter um conjunto de discos de recuperação para executar uma Recuperação de Sistema. Siga as instruções listadas na seção Iniciar a recuperação com os discos de recuperação .
  9. Na tela de Boas-vindas ao Gerenciador de recuperação , clique em Avançar .
  10. Na tela Restauração do Sistema da Microsoft , selecione Não e clique em Avançar .
  11. Na tela Recuperação do Sistema , confirme que você deseja executar uma Recuperação do Sistema selecionando Sim e depois clicando em Avançar .
  12. O Gerenciador de recuperação oferecerá a opção de fazer backup dos arquivos de dados. Para isso, leia Fazer backup dos seus arquivos .
    Se não quiser fazer backup dos seus arquivos, selecione Não e clique em Avançar .
  13. Quando a Recuperação do sistema estiver concluída, o computador será reiniciado e continuará com a configuração do Windows. Conclua as telas de configuração e aguarde até que o computador termine a instalação. Depois, desligue o computador, reconecte todos os periféricos e ligue-o novamente.
  14. Antes de usar o computador, atualize-o e proteja-o. Reinstale os softwares antivírus e de segurança que estavam instalados antes da restauração do sistema.
  15. Reinstale todos os aplicativos adicionados após a compra do computador e restaure os arquivos que foram salvos no backup.
Se o Windows Vista não puder acessar a Partição de recuperação na unidade de disco rígido , mas ela estiver funcionando corretamente, você poderá executar a recuperação do sistema seguindo este procedimento:
NOTA:Se as partições RECOVERY ou FACTORY_IMAGE da unidade de disco rígido tiverem sido excluídas OU se os arquivos nessas partições tiverem sido excluídos, estas instruções não funcionarão. Você precisará usar os discos de recuperação.
  1. Desligue o computador, se ele ainda não estiver desligado.
  2. Desconecte e remova todos os dispositivos externos , como impressoras, unidades USB e cartões de memória.
  3. Ligue o computador e pressione imediatamente a tecla F11repetidamente , cerca de uma vez por segundo, até que o Gerenciador de recuperação seja exibido.
  4. Na tela de Boas-vindas ao Gerenciador de recuperação , clique em Avançar .
  5. Na tela Restauração do Sistema da Microsoft , selecione Não e clique em Avançar .
  6. Na tela Recuperação do Sistema , selecione Sim e clique em Avançar para continuar com o processo de recuperação.
  7. O Gerenciador de recuperação oferecerá a opção de fazer backup dos arquivos de dados. Para isso, leia Fazer backup dos seus arquivos .
    Para continuar a recuperação, selecione Não e clique em Avançar .
  8. A tela de progresso da recuperação será exibida. Aguarde enquanto os arquivos são restaurados.
  9. Quando a Recuperação do Sistema terminar, clique em Concluir .
  10. O computador reiniciará e prosseguirá para a configuração do Windows. Conclua as telas de configuração e aguarde até que o computador termine a instalação. Depois, desligue o computador, reconecte todos os periféricos e ligue-o novamente.
  11. Antes de usar o computador, atualize-o e proteja-o, reinstalando o software antivírus e de segurança que estava instalado antes da Recuperação do sistema.
  12. Reinstale todos os aplicativos adicionados após a compra do computador e restaure todos os arquivos pelos que foram salvos no backup.
Siga as instruções abaixo para restaurar o computador com um conjunto de discos de recuperação (CDs ou DVDs):
  1. Desconecte e remova todos os dispositivos externos , como impressoras, unidades USB e cartões de memória.
  2. Ligue o computador, se ele ainda não estiver ligado, e insira o primeiro disco de recuperação (identificado como Número 1).
  3. Quando o primeiro disco estiver na unidade e ela estiver fechada, desligue o computador mantendo pressionado o botão Liga/Desliga .
  4. Ligue o computador. O computador abrirá o programa Gerenciador de recuperação.
  5. Na tela Recuperação do Sistema , selecione Executar o programa pelo disco e clique em Avançar . Tela de boas-vindas do Gerenciador de recuperação
  6. Na tela de Boas-vindas ao Gerenciador de recuperação , clique em Avançar .
  7. Na tela Restauração do Sistema da Microsoft , selecione Não e clique em Avançar .
  8. Outra tela Recuperação do Sistema é exibida. Selecione Sim e clique em Avançar .
  9. O Gerenciador de recuperação oferecerá a opção de fazer backup dos arquivos de dados. Para isso, leia Fazer backup dos seus arquivos .
    Se não quiser fazer backup de seus arquivos, selecione Recuperar sem fazer backup dos arquivos e clique em Avançar .
  10. Leia e siga as instruções exibidas nas telas. Se alguma tela solicitar um disco, insira o próximo disco. Em alguns casos, pode ser necessário inserir o mesmo disco várias vezes até a tela permitir o prosseguimento.
  11. Quando a Recuperação do sistema estiver concluída, o computador será reiniciado e continuará com a configuração do Windows. Conclua as telas de configuração e aguarde até que o computador termine a instalação. Depois, desligue o computador, reconecte todos os periféricos e ligue-o novamente.
  12. Antes de usar o computador, atualize-o e proteja-o. Reinstale os softwares antivírus e de segurança que estavam instalados antes da restauração do sistema.
  13. Reinstale todos os aplicativos adicionados após a compra do computador e restaure os arquivos que foram salvos no backup.
Durante o processo de recuperação, você terá a oportunidade de fazer backup dos arquivos em disco ou em outra unidade removível. Assim que tiver começado um dos processos de recuperação anteriores e tiver a opção de fazer backup dos arquivos, você poderá seguir as instruções abaixo para concluir o processo de backup e recuperação:
  1. Inicie um dos métodos de recuperação descritos nas outras seções deste documento e continue lendo e respondendo as telas até chegar à pergunta "Deseja fazer backup dos dados antes de começar a recuperação?"
  2. Selecione Fazer backup dos arquivos primeiro e clique em Avançar .
    Figura 6: Gerenciador de recuperação: Seleção fazer backup dos arquivos primeiro
    Imagem da tela de opção de Backup indicando a seleção Fazer backup dos arquivos
  3. Selecione os tipos de arquivos que você gostaria de salvar. Desmarque os tipos de arquivos que você sabe que não deseja salvar. Clique em Avançar quando terminar.
    Figura 7: Gerenciador de recuperação: Quais tipos de arquivos você deseja adicionar ao backup?
    Imagem da tela de seleção de tipos de arquivos
  4. A tela Verificando é exibida. Aguarde o Gerenciador de recuperação verificar os arquivos que podem ser incluídos no backup.
    Figura 8: Gerenciador de recuperação: Verificando
    Imagem da tela Verificando com indicador de progresso
  5. Selecione um dispositivo de armazenamento na lista.
    Figura 9: Gerenciador de recuperação: Onde deseja salvar o backup?
    Imagem das opções de local de armazenamento de backup
  6. Clique em Avançar .
  7. As próximas telas variam de acordo com o tipo de dispositivo de armazenamento selecionado. Leia e responda às telas exibidas para transferir os arquivos da unidade de disco rígido para o dispositivo. Se você tiver selecionado uma unidade de CD ou DVD, o sistema pedirá que você insira um disco virgem.
    NOTA: Se o processo falhar, certifique-se de que o dispositivo de armazenamento tenha espaço suficiente para os arquivos. Você também pode desmarcar tipos de arquivos para reduzir a quantidade de arquivos a ser copiada. Arquivos corrompidos também podem causar falhas no backup. Em alguns casos, pode não ser possível salvar arquivos usando esse método de backup.
  8. Quando o Gerenciador de recuperação terminar de fazer o backup dos arquivos, você poderá remover o disco de backup ou o dispositivo de armazenamento e prosseguir com o processo de recuperação (clicando em Avançar).
    Figura 10: Gerenciador de recuperação: Backup criado com êxito
    Imagem indicando backup com êxito

Fóruns de suporte HP

Encontre soluções e colabore com outras pessoas no Fórum dos usuários HP
HP BrasilHP BrasilHP BrasilCanal HP