Ir para o conteúdo

Solucionar problemas de configuração e de conexão à Internet em uma rede sem fio (Windows Vista)

  • ImprimirImprimir
Este documento se aplica aos notebooks HP com Windows Vista.
Se o computador não possui o sistema operacional Vista, consulte:
Leia este documento se tiver problemas na configuração de uma nova conexão para uma rede doméstica sem fio ou rede Wi-Fi pública. Este documento presume que todos os componentes sem fio necessários foram configurados e que uma rede doméstica sem fio foi configurada com êxito. No entanto, agora há um problema para conectar o computador à rede sem fio.

Decidir onde iniciar as atividades de solução de problemas

A primeira etapa de solução de problemas é identificar os sintomas para determinar se o problema está na conexão de rede do computador ou na Internet da rede. Para abrir o Centro de Rede e Compartilhamento do Windows Vista, faça o seguinte:
Clique em Iniciar , digite Centro de Rede e Compartilhamento no campo de pesquisa e pressione a tecla Enter .
Identifique o gráfico de status de rede exibido no Centro de Rede e Compartilhamento e use a tabela abaixo para executar as ações corretivas necessárias. Nos exemplos, a ilustração indica que há um problema e indica que não há conexão.
Essa imagem indica que o computador já esteve conectado à rede sem fio doméstica e tinha acesso à Internet anteriormente, mas de repente não consegue se conectar à Internet .

Antes de iniciar a solução de problemas de conexão da rede à Internet, confirme se há uma boa conexão com a rede, conforme mencionado na seção acima, e experimente o seguinte:
Ações corretivas:

Essa imagem indica que não há rede sem fio disponível, ou que há uma rede mas o computador nunca se conectou a ela.
Ações corretivas:

Este documento não fornece informações sobre como configurar uma nova rede sem fio.

Abra a Ajuda e Suporte , selecione Ferramentas para solução de problemas e inicie a Central de Rede Doméstica HP para configurar uma rede.

O Vista monitora as conexões de rede e Internet. Se algum problema for detectado, o Windows Vista exibirá a mensagem sem conexão ou conexão limitada e solicitará permissão para diagnosticar o problema. Clique em OK para permitir que o Vista faça o diagnóstico dos problemas e restaure a conexão.
  • Se nenhuma mensagem de erro for exibida mas não houver conexão com a internet, clique com o botão direito no ícone de conexão de rede na bandeja do sistema e selecione Diagnosticar e reparar no menu. Permita que o Vista repare e restabeleça a conexão.
  • Se não houver ícone de conexão de rede na bandeja do sistema, clique em Iniciar , digite Rede no campo de pesquisa e selecione Centro de Rede e Compartilhamento na lista. Selecione Diagnosticar e reparar no painel esquerdo. Permita que o Vista repare e restabeleça a conexão.
Quando um computador estabelece conexão com um roteador ou com a internet, ele usa vários endereços IP para gerenciar a comunicação. Se a alimentação elétrica do computador, do roteador ou do serviço de internet for interrompida momentaneamente, o endereço IP poderá ser alterado, afetando as conexões. Os LEDs no equipamento podem indicar que há conexão, mas os endereços IP podem não corresponder.
Para restaurar a alimentação elétrica do modem, do roteador e do computador e estabelecer os endereços IP adequados, faça o seguinte:
  1. Desligue o modem.
  2. Desconecte o cabo Ethernet, de alimentação e da linha telefônica do modem.
  3. Desligue o roteador (se presente na rede).
  4. Desconecte o cabo Ethernet, de alimentação e da linha telefônica (se estiver usando um modem roteador) do roteador.
  5. Desligue o computador.
  6. Aguarde 30 segundos para que a energia se dissipe dos dispositivos.
  7. Reconecte o cabo Ethernet, da linha telefônica e de alimentação ao modem.
  8. Ligue o modem e aguarde a conclusão do processo de inicialização.
  9. Quando todos os LEDs disponíveis estiverem acesos no modem, conecte o cabo Ethernet, da linha telefônica e da alimentação ao roteador.
  10. Aguarde até que o roteador conclua a inicialização e todos os LEDs disponíveis estejam acesos.
  11. Ligue o computador e tente reconectar-se à a rede desejada.
Se as etapas acima não resolverem o problema, prossiga com as etapas abaixo. Se elas não resolverem o problema da conexão com a Internet, entre em contato com seu provedor para obter ajuda na solução de problemas com o modem e com a configuração do provedor.

Verificar se o interruptor de rede sem fio está ligado

Para que o adaptador de rede sem fio funcione de maneira correta, é preciso realizar duas ações separadamente: ligar o dispositivo sem fio e permitir que ele envie e receba sinais.
Há maneiras diferentes de verificar o status da rede sem fio e ligar ou desligar o dispositivo sem fio. É importante usar o mesmo método para ativar e desativar o dispositivo de rede.
A maioria dos notebooks tem um interruptor ou botão no gabinete que envia energia aos dispositivos Bluetooth e de rede sem fio. Em geral, o botão ou interruptor sem fio fica localizado em um destes três lugares:
Na parte superior do tecladoNa lateral do computadorNa parte frontal do computador
Uma luz indicadora acende em azul quando os dispositivos de comunicação Bluetooth ou Wi-Fi estão ativos. Se o computador tiver tanto Bluetooth quanto Wi-Fi mas um deles estiver desligado ou o dispositivo estiver desativado, a luz brilhará na cor âmbar. A luz indicadora não acende quando a alimentação para o dispositivo está desligada. O software HP Wireless Assistant deve ser usado para ativar ou desativar as funções de conexão sem fio individuais.
Os dispositivos sem fio podem ser ligados e desligados por meio do HP Wireless Assistant. Essa ferramenta foi desenvolvida para controlar os dispositivos de rede local sem fio e Bluetooth individualmente. A rede local sem fio pode ser ligada ao mesmo tempo que o Bluetooth está desligado e vice-versa.
A ação de controle do HP Wireless Assistant é independente do interruptor de alimentação do dispositivo sem fio. É possível que o LED do dispositivo sem fio acenda na cor azul porque a alimentação está sendo enviada, embora o dispositivo esteja desligado. Por padrão, o HP Wireless Assistant está configurado para exibir o ícone Ativado ou Desativado da conexão sem fio na bandeja do sistema do Windows. Porém, o computador pode ser configurado para não exibir os ícones na bandeja de sistema.
A HP recomenda que o HP Wireless Assistant seja configurado para exibir os ícones conforme descrito abaixo.
  1. Clique em Iniciar , digite wireless assistant no campo de pesquisa e selecione HP Wireless Assistant na lista.
    Se o HP Wireless Assistant não estiver instalado:
  2. Verifique o status dos dispositivos sem fio instalados. Todos devem estar ativados.
  3. Clique em Propriedades para abrir a janela Configurações.
  4. Selecione a opção Exibir o ícone do Wireless Assistant na área de notificação e clique em Aplicar . O ícone será exibido na área da bandeja do sistema.
Agora você pode monitorar a rede rapidamente verificando o LED de alimentação sem fio , o ícone de dispositivo de rede local sem fio e o ícone de conexão da rede .
NOTA:Se o HP Wireless Assistant não estiver instalado, ele estará disponível na seção drivers de rede da página de Suporte e drivers do site hp.com.br.
Nem todos os notebooks HP são configurados com dispositivos de rede sem fio integrados. Se o computador tiver um adaptador de rede sem fio externo, o dispositivo provavelmente é ativado quando o adaptador PCMCIA ou USB é conectado. Consulte a documentação do fabricante para obter instruções específicas. Para redefinir a conexão, remova o adaptador da conexão PCMCIA ou da porta USB e insira-o novamente enquanto o Windows estiver sendo executado. O Windows Vista deve detectar o adaptador sem fio e começar a procurar a conexão sem fio. Você pode conectar-se a qualquer rede sem fio local.
Alguns adaptadores PCMCIA para redes sem fio têm LEDs que indicam determinados comportamentos da rede.
  • Se não houver luzes acesas no adaptador, ele pode não estar conectado corretamente ao notebook.
  • Se a luz estiver piscando, o notebook pode estar fora do alcance da rede sem fio ou a rede pode não estar configurada corretamente.
  • Uma luz acesa geralmente indica que o cartão está recebendo o sinal sem fio e que a rede está configurada corretamente.
Se desconectar e conectar novamente o adaptador não resolver o problema, acesse o site do fabricante do adaptador para baixar o software e os drivers atualizados do adaptador sem fio.
Se o HP Wireless Assistant não estiver instalado no computador, use o Windows Mobility Center para controlar os dispositivos sem fio. O Windows Mobility Center pode ativar ou desativar todos os dispositivos sem fio ao mesmo tempo. Porém, ele não pode ativar ou desativar a rede sem fio e os dispositivos Bluetooth individualmente, como é possível com o HP Wireless Assistant.
A ação de controle do Windows Mobility Center é independente do interruptor de alimentação do dispositivo sem fio. É possível que o LED do dispositivo sem fio acenda na cor azul porque a alimentação está sendo enviada, embora o dispositivo esteja desligado.
Para verificar o status dos dispositivos sem fio instalados, siga as etapas abaixo.
  1. Clique em Iniciar , digite mobility no campo de pesquisa e selecione Windows Mobility Center na lista.
  2. Na janela do Windows Mobility Center, verifique se o gráfico da Rede sem fio é exibido como Conectado .
  3. Na janela do Windows Mobility Center, esse gráfico mostra o status da rede: Recurso sem fio desativado . Clique em Ativar sem fio .
    Os dispositivos da rede sem fio agora estão ativados via Windows Mobility Center.

Verificar se a conexão de rede sem fio está ativada

Para que o adaptador de rede sem fio funcione de maneira correta, é preciso realizar duas ações separadamente: ligar o dispositivo sem fio e permitir que ele envie e receba sinais.
Assim que tiver verificado se há energia disponível para o dispositivo sem fio, verifique se o dispositivo é capaz de enviar e receber sinais.
A conexão a uma rede com ou sem fio pode ser desativada ou ativada. Para verificar o status, faça o seguinte:
  1. Clique com o botão direito no ícone de conexão de rede na bandeja do sistema e selecione Central de Rede e Compartilhamento .
  2. Selecione Gerenciar conexões de rede .
  3. Verifique o status da rede sem fio. Nessa imagem, a rede sem fio está desativada.
  4. Para ativar a rede, clique com o botão direito na conexão e selecione Ativar . Pode demorar alguns segundos para que a conexão se torne ativa.
Se a conexão de rede não for ativada por meio da Central de Rede e Compartilhamento do Windows ou se for ativada mas não conectar, use o HP Wireless Assistant para ativar o adaptador sem fio.
Para verificar o status, faça o seguinte:
  1. Clique em Iniciar , digite wireless no campo de pesquisa e selecione HP Wireless Assistant na lista.
  2. Siga as instruções exibidas na tela para ativar o adaptador sem fio.
O adaptador sem fio deve estar ativado.

Verificar as configurações de rede atuais

Se o computador tiver sido conectado a várias redes domésticas ou corporativas ou a várias redes Wi-Fi públicas, ele pode tentar se conectar automaticamente à rede errada ou usar as configurações de segurança erradas.
Quando o computador detectar uma rede sem fio, se já tiver se conectado a ela antes, ele tentará restabelecer a conexão. A conexão pode não ser com a rede desejada. É possível especificar qual sequência o computador deve usar quando várias redes sem fio forem detectadas. Talvez seja melhor remover manualmente redes antigas ou não utilizadas da lista de conexões.
Para determinar a que rede o computador está conectado ou para selecionar outra rede, faça o seguinte:
  1. Clique com o botão direito no ícone de conexão de rede na bandeja do sistema e selecione Central de Rede e Compartilhamento no menu.
  2. A janela exibirá o nome das redes e os tipos de conexão.
    • Se estiver conectado à rede incorreta, selecione Desconectar .
    • Se você quiser impedir uma conexão futura com essa rede, selecione Exibir status e desmarque as três opções de conexão automática. Clique em OK para aceitar a alteração.
    • Se a rede desejada estiver listada mas não conectada, ou se houver conexão fraca, selecione Exibir status , selecione a guia Segurança e verifique ou altere os valores em segurança , chave de segurança (senha) e índice de chaves .
A configuração incorreta da criptografia é a causa mais comum de problemas nas redes sem fio. Em geral, para resolver problemas de criptografia, siga as etapas abaixo:
  1. Verifique se a conexão à rede sem fio está ativada.
    1. Clique em Iniciar e, no campo Pesquisar , digite Rede e Compartilhamento . Selecione Central de Rede e Compartilhamento no menu quando a opção for exibida.
    2. Na Central de Rede e Compartilhamento, selecione Gerenciar conexões de rede no painel esquerdo. A janela Conexões de rede será exibida.
    3. Examine a conexão sem fio. Se estiver desativada, clique com o botão direito no ícone da conexão sem fio e selecione Ativar .
  2. Verifique se o notebook detecta o nome ou SSID da rede sem fio à qual você está se conectando.
    1. Clique em Iniciar e, no campo Pesquisar , digite Rede e Compartilhamento . Selecione Central de Rede e Compartilhamento no menu quando a opção for exibida.
    2. Na Central de Rede e Compartilhamento, selecione Conectar-se a uma rede no painel esquerdo. Quando a janela Conectar-se a uma rede for exibida, selecione Sem fio no menu suspenso.
    3. O nome da rede a ser conectada deve estar listado em redes sem fio. Se o nome não estiver listado, consulte a documentação do fabricante para saber como solucionar problemas do roteador sem fio.
  3. Confirme se a Chave da rede configurada no notebook corresponde à Chave da rede requerida pelo roteador ou ponto de acesso sem fio.
    1. Clique em Iniciar e, no campo Pesquisar , digite rede e compartilhamento . Selecione Central de Rede e Compartilhamento no menu quando a opção for exibida.
    2. Na Central de Rede e Compartilhamento, selecione Gerenciar redes sem fio no painel esquerdo. A janela Conexões de rede será exibida.
    3. Na lista Redes que você pode exibir e modificar , clique com o botão direito no nome da rede a ser conectada e selecione Propriedades .
    4. Na janela Propriedades da rede sem fio, selecione a guia Segurança , insira os dados de criptografia sem fio corretos digitando a Chave da rede na caixa de texto Chave da rede: e clique em OK para salvar essas configurações.
Uma situação comum para baixa conectividade de rede é conectar-se acidentalmente à rede incorreta. Também é possível que uma conexão pareça estar correta, mas na verdade ela não exista. Por exemplo, uma interrupção na alimentação para um roteador ou modem, ou até mesmo uma interrupção momentânea no sinal do provedor, pode alterar os endereços IP. Esses tipos de problemas podem ser resolvidos desconectando-se do roteador da rede e restabelecendo a conexão manualmente, com a senha e índice de chave corretos.
Antes de executar este método, verifique se o dispositivo sem fio está ativado e a luz indicadora de rede está piscando em azul.
Siga as etapas abaixo para desconectar-se de uma rede sem fio e pesquisar e reconectar-se manualmente à rede sem fio desejada.
  1. Clique com o botão direito no ícone de conexão de rede na bandeja do sistema e selecione Central de Rede e Compartilhamento .
    Como alternativa, clique em Iniciar , digite Rede e Compartilhamento no campo de pesquisa e selecione Central de Rede e Compartilhamento na lista.
  2. Se houver uma ou mais conexões sem fio, clique em Desconectar . Em alguns instantes, a rede sem fio desaparecerá da tela.
  3. Na janela Central de Rede e Compartilhamento, selecione Configurar uma conexão ou rede no painel esquerdo.
    NÃO selecione a opção Conectar-se a uma rede . Se o problema for senha ou índice de chaves incorretos, essa opção repetirá a conexão com as informações incorretas.
  4. Na janela Escolher uma opção de conexão, selecione Conectar-se manualmente a uma rede sem fio e clique em Avançar .
  5. Insira as informações requeridas sobre a rede sem fio e clique em Avançar .
    • Nome da rede .
    • Tipo de segurança . Deve ser a mesma segurança definida no roteador sem fio
    • Chave/senha de segurança .
    • Selecione Iniciar a conexão automaticamente .
    • Selecione Conectar mesmo que a rede não esteja transmitindo .
  6. Se a rede sem fio existir, selecione Usar a rede existente quando for solicitado. As informações inseridas substituirão os valores anteriores que estavam causando o problema de conexão.
    Selecione a rede desejada e clique em Conectar .
    Após alguns instantes, uma mensagem será exibida, indicando que o computador foi Conectado com êxito à rede.
  7. Quando a conexão estiver estabelecida, coloque o cursor do mouse sobre o ícone da rede conectada na bandeja do sistema e verifique nome, velocidade, nível e status da conexão. Se a conexão estiver fraca ou lenta, consulte Aproximar o computador do roteador para minimizar interferências .
Nesse ponto, deve haver boa conexão entre o notebook e o roteador ou ponto de acesso sem fio. Dependendo da configuração, deve haver acesso a outros computadores e aplicativos na rede ou acesso à Internet. Se nenhum ícone de conexão sem fio for exibido, isso indica que o driver está ausente ou corrompido. Consulte Reinstalar o driver da rede sem fio para obter detalhes sobre como corrigir esse problema.
Os roteadores de rede sem fio têm alcance de transmissão limitado. Quanto mais distante o computador estiver do roteador, mais fraco será o sinal de transmissão. Objetos sólidos, como paredes, móveis de metal e eletrodomésticos, podem interferir no sinal e diminuir o alcance útil.
Para fazer um teste, coloque o computador em um local mais próximo do roteador e reduza a interferência de dispositivos elétricos. Se o teste de conexão, com o computador próximo ao roteador, comprovar que a conexão sem fio está funcionando, você poderá mudar o computador de lugar para determinar o alcance da conexão.
Para ampliar o alcance útil do roteador da rede sem fio, considere comprar uma antena de fabricante diferente do fabricante do roteador ou use um repetidor de sinal.

Teste os componentes individuais

Como este documento lida com problemas na configuração de uma nova rede sem fio doméstica, pode ser útil testar os componentes individuais conectando temporariamente o computador aos componentes com um cabo de rede ou instalando drivers atualizados.
É possível determinar se há um problema com o roteador sem fio em uma rede conectando o computador diretamente ao roteador da rede com um cabo Ethernet. Se não conseguir se conectar à rede sem fio mas conseguir ver outros dispositivos na rede e acessar a Internet por meio da conexão com fio, pode ser que haja um problema com o dispositivo sem fio no computador.
Por outro lado, pode ocorrer um problema com um endereço IP incorreto ou a senha de segurança. Pode ser necessário desligar ou ligar o dispositivo de rede sem fio do computador durante o teste para verificar se o roteador está configurado com o nome correto (SSID), a senha de segurança e a chave de rede.
  1. Aproxime o computador do roteador (se necessário) e conecte o cabo Ethernet à porta de rede no computador e a uma das portas disponíveis no roteador.
  2. Clique com o botão direito no ícone de conexão de rede na bandeja do sistema e selecione Central de Rede e Compartilhamento .
  3. A janela exibirá o nome das redes e os tipos de conexão.
  4. Selecione Gerenciar conexões de rede .
  5. Verifique o status da rede com fio.
  6. Se a rede com fio ou sem fio estiver Desativada , clique com o botão direito na conexão e selecione Ativar . Pode demorar alguns segundos para que a conexão seja ativada.
    • Se a janela da Central de Rede e Compartilhamento exibir conexões do computador para o roteador de rede e do roteador para o modem do provedor ou DSL, clique no ícone de Internet para abrir um navegador e exibir uma página na Web, o que indica que o roteador está configurado.
    • Se a janela da Central de Rede e Compartilhamento exibir conexões do computador com o roteador de rede mas não com a Internet, o roteador pode não estar configurado. Consulte Redefinir e reconfigurar o roteador .
    • Se o roteador de rede não conseguir se conectar à Internet e programas que requeiram alterações nas configurações do firewall tiverem sido instalados, consulte os arquivos de ajuda do fabricante do roteador para obter informações sobre como restaurar o roteador aos padrões de fábrica.
  7. Após verificar a conexão com fio direta à Internet, ligue o dispositivo sem fio, desconecte o cabo Ethernet do computador e configure manualmente uma nova conexão com a rede sem fio.
Se as etapas acima não resolverem o problema, tente usar um cabo Ethernet diferente. Se isso não funcionar, consulte Notebooks HP - Solucionar problemas de conexão com a Internet ou com a rede usando um cabo Ethernet para se conectar a um roteador ou modem para obter mais ideias de solução de problemas.
Ao conectar o computador diretamente ao modem do provedor ou DSL usando um cabo Ethernet, você determinará se o sinal está sendo recebido do provedor de Internet. Abra um navegador e acesse qualquer site. Se houver outro computador disponível, conecte-o diretamente ao modem para verificar se ele consegue se conectar.
  • Se nenhum computador conseguir se conectar à Internet, entre em contato com o provedor para obter assistência técnica.
  • Se um dos computadores puder se conectar por meio de conexão direta, mas o outro não, o problema é específico desse computador. Consulte Problemas avançados de conexão de rede e Internet e entre em contato com a HP para obter assistência técnica.
Se o ícone da conexão sem fio não for exibido entre 15 a 30 segundos após a ativação da rede sem fio, ou se a mensagem de erro do Windows Dispositivo não encontrado for exibida, o driver do software pode estar ausente ou corrompido. Para resolver esse problema, baixe e instale os drivers e o BIOS mais recentes pelo site da HP. Como um driver pode ser excluído acidentalmente somente uma vez, caso desapareça do Gerenciador de Dispositivos mais de uma vez, entre em contato com a HP para obter suporte técnico.
Para obter os drivers atualizados do adaptador de rede sem fio e a versão mais recente do BIOS do notebook, acesse a página Downloads e drivers da HP e procure drivers atualizados. Será necessário saber o número exato do modelo ou número de produto do computador. Certifique-se de selecionar o sistema operacional correto.
Se não for possível conectar o computador à Internet, use outro computador para estabelecer a conexão e pesquisar drivers. Ao baixar os arquivos, use a opção Salvar , não a opção Executar , para baixar os drivers para um cartão de memória, unidade flash, CD/DVD ou outra mídia portátil.
Se o adaptador sem fio em uso foi adquirido separadamente, consulte o site do fabricante para obter o software mais recente.

Problemas avançados de conexão de rede e Internet

Se o computador se conectava à rede sem fio em algum momento no passado mas agora não consegue se conectar ao roteador da rede sem fio ou ao modem do provedor ou DSL, e você tiver executado todas as ações para solução de problemas anteriores, execute as ações abaixo e, se necessário, entre em contato com a HP para obter assistência técnica.
Se a conexão sem fio parar de funcionar repentinamente quando o notebook estiver funcionando com a bateria, você poderá desativar algumas configurações de economia de energia.
Os notebooks usam configurações de energia para equilibrar o desempenho e a duração da bateria. Se a opção de energia estiver configurada em baixa energia para maximizar a duração da bateria, isso poderá reduzir a energia para o adaptador de rede. É preciso configurar a Saída de energia em 100% (desempenho máximo) para alimentação com bateria ou com o adaptador de CA. Siga as instruções abaixo para verificar as configurações corretas:
  1. Clique em Iniciar , digite energia no campo de pesquisa e selecione Opções de energia na lista.
  2. Selecione o plano de energia Alto desempenho .
Feche o Gerenciador de Dispositivos, reinicie o notebook e tente se reconectar à rede sem fio.
A maioria dos dispositivos sem fio pode ser configurada para desativar a energia e reduzir o consumo da bateria. Isso geralmente não é um problema quando o notebook está conectado a um adaptador de CA. Porém, ao usar o notebook com a alimentação da bateria, o adaptador pode ser desligado para economizar energia. Para desativar essa configuração de energia, siga as instruções abaixo.
  1. Clique em Iniciar , digite dispositivo no campo de pesquisa e selecione Gerenciador de Dispositivos na lista.
  2. Clique no sinal de adição (+) ao lado de Adaptadores de rede , clique com o botão direito no adaptador sem fio (Wi-Fi) na lista e selecione Propriedades .
  3. Na janela de propriedades do adaptador, selecione a guia Gerenciamento de energia e desmarque a opção O computador pode desligar o dispositivo para economizar energia .
Feche o Gerenciador de Dispositivos, reinicie o notebook e tente se reconectar à rede sem fio.
Se você tiver instalado um roteador novo ou tiver alterado várias vezes as configurações do seu roteador ao tentar solucionar problemas de conexão, será preciso restaurar as condições de fábrica do roteador e executar o programa de instalação do fabricante para configurar o roteador. Siga as etapas abaixo como instruções gerais, mas consulte o Manual do Usuário do roteador para obter informações específicas para o modelo.
NOTA:A maioria dos fabricantes permite redefinir o roteador à condição de fábrica e fornece um assistente para guiá-lo pelo processo de instalação e configuração. Para redefinir o roteador, desconecte a alimentação CA e pressione o botão Reset (redefinir) na parte de trás do aparelho.
  1. Insira os endereços IP padrão do roteador no campo de endereço URL do navegador.
    • 3Com: http://192.168.1.1
    • D-Link: http://192.168.0.1
    • Linksys: http://192.168.1.1
    • Netgear: http://192.168.0.1
    Esses endereços IP são fornecidos apenas para fins informativos.
  2. Quando a página inicial do roteador for exibida, pode ser necessário inserir uma senha para executar tarefas de configuração. Consulte o Manual do Usuário fornecido com o roteador para obter informações específicas sobre o modelo.
    NOTA:A maioria dos fabricantes permite redefinir o roteador à condição de fábrica e fornece um assistente para guiá-lo pelo processo de instalação e configuração. Para redefinir o roteador, desconecte a alimentação CA e pressione o botão Reset (redefinir) na parte de trás do aparelho. Agora você pode iniciar o processo de configuração.
  3. Quando você tiver acesso de administrador ao roteador, altere o nome padrão do roteador, às vezes conhecido como SSID, para um nome diferente dos demais roteadores em sua área.
  4. Configure a Criptografia Sem Fio (WEP) ou o Acesso Protegido Wi-Fi (WPA) para impedir que outros computadores conectem-se à sua rede doméstica.
  5. Insira a senha de acesso à rede, às vezes denominada frase de segurança. Certifique-se de escolher uma senha fácil de lembrar, como um número de telefone para o qual você liga com frequência ou uma frase fácil.
  6. Se o roteador estiver conectado ao modem do provedor ou DSL, abra o navegador e verifique se o computador tem acesso à Internet.
Os computadores podem ser infectados por diversos spywares e vírus por causa da ausência de um firewall. Consulte Notebooks HP - Melhorar o desempenho do seu notebook para obter mais informações sobre como proteger o computador dessas ameaças.
Além disso, certifique-se de que as configurações do firewall permitam o acesso à internet. Consulte o arquivo de ajuda do firewall para obter mais informações sobre suas configurações.
Se não for possível resolver o problema de uma conexão sem fio que já funcionou antes, mas agora não conecta, fazer a restauração do sistema pode ser a última opção. A Restauração do Sistema da Microsoft cria pontos de restauração de maneira automática e periódica, se tiver sido configurada para isso. Use um ponto de restauração existente para retornar o sistema à condição em que estava quando a conexão sem fio funcionava. Consulte Notebooks HP - Usar a Restauração do Sistema Microsoft para obter mais informações.

Fóruns de suporte HP

Encontre soluções e colabore com outras pessoas no Fórum dos usuários HP
HP BrasilHP BrasilHP BrasilCanal HP