Ir para o conteúdo

Calculadora Empresarial HP 10bII suporte

Modos de operação e procedimentos de limpeza

  • ImprimirImprimir

Representação numérica

Há várias configurações diferentes que permitem ao usuário personalizar a HP 12c acordo com as necessidades pessoais.
Uma das configurações básicas está relacionada à representação numérica. As operações financeiras básicas geralmente apresentam duas casas decimais de moeda, exigindo dois dígitos após a marca de raiz (ponto decimal), e esta é a representação padrão. A HP 12c permite que o número de casas decimais do número no visor seja alterado por esta sequência de teclas: [tecla de número], onde [tecla de número] se refere a qualquer em para .

Exemplo 1

Calcule 4/7 e mostre o valor resultante, com quatro, seis e sete dígitos depois da marca de raiz.

Solução

Esta sequência de teclas pode ser usada:
Pressionamento de teclaVisor
Figura 1: Exibir o valor com quatro dígitos
Figura 2: Exibir o valor com seis dígitos
Figura 3: Exibir o valor com sete dígitos
NOTA:Um arredondamento automático ocorre com a representação do número, mas internamente, há sempre uma mantissa de dez dígitos e um expoente de dois dígitos de dez para cada número.
Se for necessário verifique a mantissa do número no visor:
Pressionamento de teclaVisor
(mantenha por quanto tempo for necessário).
Figura 4: Verificar a mantissa do número
Há também um modo de notação científica que exibe números com sete dígitos significativos e o expoente de dez. Isso é útil se um número for muito grande para ser exibido normalmente ou se o número tiver de ser exibido dessa forma para ser consistente com outros valores.
Pressionamento de teclaVisor
Figura 5: Exibir números com sete dígitos e expoente de dez
Se houver necessidade de alterar a marca de raiz de ponto (padrão) para vírgula e inversamente, a HP 12c permite alternar de um para o outro com esta sequência:
  • Com a calculadora desligada, mantenha pressionada .
  • Ligue a calculadora.
  • Liberar .
Figura 6: Alterar marca de raiz de ponto para vírgula

Configurações e enunciadores

A Figura 7 mostra todos os enunciadores que podem tornar-se visíveis no visor de uma HP 12c durante a operação normal:
Figura 7: Exibir os símbolos enunciadores no visor
Seus significados são:
SímbolosDescrição
(intermitente)As pilhas estão quase esgotadas e devem ser substituídas.
f ou gA tecla correspondente ou foi pressionada e sua ação ainda está ativa; pressione para substituir.
INICIARA sequência de teclas foi executada para indicar que os pagamentos ocorrem no início dos períodos de composição; para retornar ao modo de final e desativar o enunciador, pressione .
D.MAA sequência de teclas foi executada para indicar que as datas são inseridas e apresentadas no formato DD.MMAAAA; para alterar o modo para M.DA e desativar o enunciador, pressione .
CA sequência de teclas foi realizada para indicar que períodos ímpares são considerados com a taxa de juros compostos quando são realizadas operações de TVM; pressione novamente para alternar a condição do enunciador e usar juros simples para períodos ímpares.
PRGMUm modo de programa está ativo ou um programa está sendo executado. Se o modo de programa estiver ativo, pressione Para retornar à operação normal e desativar o enunciador; se 'Em execução' estiver piscando no visor, um programa está sendo executado e pressionar o encerrará.
NOTA:Se 'Running' piscar no visor e o indicador 'PRGM' não for exibido, uma função interna está sendo realizada e pressionar não a encerrará.

Organização da memória

Na HP 12c, a memória é organizada como um conjunto de registros que pode conter uma representação numérica válida. Toda a memória disponível na HP 12c para o usuário é representada na Figura 8 em termos de registros. Seu conteúdo na figura são os conteúdos padrão quando a memória é apagada ou quando a calculadora é ligada pela primeira vez.
Figura 8: Exibir o conteúdo padrão
Os registros R0 a R9 e R.0 a R.9 são de "propósito geral", e podem ser acessados diretamente pelo usuário ou por algumas funções internas. A área sombreada representa os registros que podem ser convertidos automaticamente em etapas do programa. Apesar de os registros R1 a R6 serem de uso geral como qualquer outro, seu conteúdo é usado pelas funções estatísticas. Registros financeiros , , , e são usados pelas funções TVM, Vínculo, Depreciação e Fluxo de Caixa, mas também podem ser usados para armazenar qualquer número válido.

Como limpar o conteúdo da memória seletivamente

A "limpeza principal" da HP 12c é realizada quando esta sequência é executada:
  • Com a calculadora desligada, mantenha pressionada .
  • Ligue a calculadora.
  • Liberar .
Se a operação tiver êxito, o visor exibirá:
Figura 9: O visor exibirá depois da limpeza da memória
O conteúdo da memória da HP 12c agora corresponde a aqueles exibidos na Figura 8.
É possível limpar partes específicas da memória da HP 12c memória com o uso das funções de limpeza em -LIMPAR no teclado. As diferentes funções incluídas são:
Pressionamento de teclaVisor
Limpa o conteúdo dos registros de R1 a R6 e os registros de pilha X, Y, Z e T para 0,00 sem alterar o conteúdo de qualquer outro registro. Isso permite que somas da nova estatística sejam coletadas.
Se a calculadora estiver no modo de programa (enunciador PRGM ativado), limpará as oito primeiras etapas do programa de ( ) e liberará todos os registros usados por programas para armazenamento de dados, se houver. Se a calculadora estiver no modo normal (execução), apenas posicionará a memória do programa na etapa # 00.
Limpa os cinco registros financeiros , , , e para zero.
Limpa todos os registros que contêm números válidos ao seu conteúdo padrão, como exibido na Figura 8. não limpa nenhuma instrução de programa, mesmo se elas estiverem armazenadas em registros convertidos em etapas do programa.
Apaga o enunciador f e todas as sequência de teclas parciais ( , , , , , etc)
Calculadora Empresarial HP 10bII

Fóruns de suporte HP

Encontre soluções e colabore com outras pessoas no Fórum dos usuários HP
HP BrasilHP BrasilHP BrasilCanal HP