Ir para o conteúdo

Configurar conexões Bluetooth (Windows 7)

  • ImprimirImprimir
Este documento se aplica aos notebooks HP com Windows 7.
Se o computador estiver usando Windows Vista, consulte Notebooks HP - Configurar conexões Bluetooth com o Vista .
Se o computador estiver usando Windows XP, consulte Notebooks HP - Configurar conexões Bluetooth com o XP .
O adaptador Bluetooth do notebook cria conexões via rádio de curto alcance a uma PAN (rede pessoal) sem fio e pode acessar outros dispositivos compatíveis com Bluetooth, como computadores, telefones celulares, headsets, mouse e impressoras.
Como a função Bluetooth conecta o computador via rádio em vez de cabos, os dispositivos podem ser movidos para lugares próximos e permanecer conectados ao computador. Os dispositivos Bluetooth podem conectar-se automaticamente ao computador quando entram na área de serviço dele. Geralmente, a área de serviço para computadores ou celulares é de aproximadamente 9 metros (30 pés); porém, ela é de apenas 1 metro (3 pés) para headsets ou teclados.
Se você sair da área de recepção do headset ou desligá-lo, uma mensagem de erro será exibida:
Figura 1: Mensagem de erro
Imagem de uma mensagem de erro do dispositivo de som.
Se essa mensagem de erro aparecer, repita as etapas de inicialização e conexão novamente.
Alguns, mas não todos, os notebooks HP são vendidos com recursos Bluetooth integrados. Os documentos de Especificação do produto que acompanham o computador informam se ele tem ou não um dispositivo Bluetooth. O HP Wireless Assistant também pode ser usado para verificar se o dispositivo está instalado e ativado, já que ele lista somente dispositivos sem fio que estejam instalados no computador.

Baixar o driver de Bluetooth HP e usar o assistente para adicionar dispositivos no Windows 7

Antes de configurar conexões Bluetooth, clique em driver de Bluetooth HP para baixar o softpaq do site da HP e use o assistente Adicionar um dispositivo para detectar automaticamente seu dispositivo Bluetooth ou identificar o problema.
Execute o assistente Adicionar um dispositivo seguindo estas etapas.
  1. Clique em Iniciar , digite adicionar no campo de pesquisa e selecione Adicionar um dispositivo na lista. O assistente procura por dispositivos que possam ser adicionados ao computador.
  2. Assim que seu dispositivo tiver sido detectado, você poderá adicionar o dispositivo Bluetooth ao seu computador.
Se seu dispositivo não for detectado, tente essas ações e execute o assistente Adicionar um dispositivo novamente:
  • Certifique-se de que o dispositivo esteja totalmente carregado ou conectado ao adaptador CA.
  • Certifique-se de que seu dispositivo Bluetooth esteja ligado e no modo de descoberta. Para saber como deixar seu dispositivo Bluetooth pronto para ser descoberto, consulte as instruções que acompanham o dispositivo.
Para configurar manualmente conexões Bluetooth com seu computador, leia o resto deste documento.

Instalar o software de Bluetooth HP

Atualize os drivers para seu software Bluetooth disponíveis pela HP. Isso ajuda seu dispositivo a ser executado e a operar com mais eficiência. Clique em software Bluetooth HP para baixar o softpaq pelo site da HP.

Desativar o ícone do Bluetooth se o computador não tiver Bluetooth

O ícone do Bluetooth pode ser exibido na bandeja do sistema mesmo se o computador não tiver um dispositivo Bluetooth. Se você verificar sua folha de especificações e o computador não tiver um dispositivo Bluetooth, você poderá ocultar o ícone do Bluetooth.
Para ocultar o ícone, siga estas etapas:
  1. Clique no ícone Mostrar ícones e clique em Personalizar .
  2. Na lista Comportamentos , clique na caixa Mostrar ícone e notificações e selecione Ocultar ícone e notificações .
O ícone do Bluetooth não será mais exibido na bandeja do sistema.

Verificar se o dispositivo está ligado e ativar o HP Network Assistant e o Mobility Center

A maioria dos notebooks tem um interruptor ou botão no gabinete que envia energia aos dispositivos Bluetooth e de rede sem fio. Uma luz indicadora acende em azul quando os dispositivos de comunicação Bluetooth ou WiFi são ligados. A luz acende na cor âmbar quando a alimentação do dispositivo é desligada. A luz indicadora não acende quando a alimentação para o dispositivo está desligada. Use o HP Wireless Assistant ou HP Mobility Center para ativar ou desativar as funções de conexão sem fio individuais.
  • Desligar o interruptor ou o botão Bluetooth encerra todas as conexões dos dispositivos que estejam abertas.
  • Colocar o computador em hibernação também desliga a função Bluetooth.
Assim que você tiver ativado seu dispositivo, verifique quais dispositivos Bluetooth estão ativados e ao alcance do seu computador. Consulte a seção Verificar se há dispositivos Bluetooth adicionais deste documento.

Verificar se o dispositivo está instalado e ativado com o HP Network Assistant

O HP Wireless Assistant permite verificar se um dispositivo Bluetooth está instalado e qual é o status dos dispositivos sem fio no computador. Para ativar o dispositivo Bluetooth, faça o seguinte:
  1. Clique em Iniciar , digite sem fio no campo de pesquisa e selecione HP Wireless Assistant na lista.
    Figura 2: Dispositivos sem fio instalados
    Imagem do HP Wireless Assistant.
  2. Por padrão, a coluna Status mostra que ambos os dispositivos sem fio estão ativados ou desativados. Além disso, por padrão, a coluna Ação não é exibida.
Se você quiser controlar um dos dispositivos sem fio individualmente sem afetar os outros dispositivos, clique em Propriedades e selecione a opção Controles independentes para os dispositivos sem fio instalados.
Figura 3: HP Wireless Assistant - Propriedades
Imagem do HP Wireless Assistant, página Propriedades.
Se você tiver removido o HP Wireless Assistant, ele poderá ser reinstalado usando o Gerenciador de recuperação.
  1. Clique em Iniciar , digite recuperação no campo de pesquisa e selecione Gerenciador de recuperação na lista para abrir o Gerenciador de recuperação HP.
  2. Em Preciso de ajuda imediatamente , selecione Reinstalação de software e clique em Avançar .
  3. Selecione HP Wireless Assistant e clique em Avançar .
Siga as instruções na tela para concluir a instalação do HP Wireless Assistant.

Verificar se o dispositivo está instalado e ativado com o Windows Mobility Center

O Windows Mobility Center permite ativar e desativar dispositivos Bluetooth. Para ligar ou desligar dispositivos Bluetooth, faça o seguinte:
  1. Clique em Iniciar , digite mobility no campo de pesquisa e selecione Windows Mobility Center na lista para abrir o Windows Mobility Center.
    Figura 4: Windows Mobility Center
    Imagem do Windows Mobility Center, página inicial.
  2. Use os itens do menu suspenso na seleção Dispositivos sem fio integrados para ativar ou desativar os dispositivos.

Emparelhar o computador a outro computador Bluetooth

Quando o computador está configurado como host, pode descobrir outros computadores e estabelecer conexões. Para segurança, as conexões devem ser emparelhadas, o que significa que os computadores usarão os mesmos protocolos de comunicação e trocarão um código de segurança antes de transferirem qualquer arquivo. Os computadores só precisam ser emparelhados manualmente uma vez. Após o emparelhamento manual, os computadores:
  • reconhecerão um ao outro e se conectarão automaticamente, ou
  • solicitarão a inserção manual de um código estático para que os dispositivos reconheçam um ao outro e façam a conexão.
Para emparelhar (fazer a conexão inicial) entre computadores Bluetooth, ligue ambos os dispositivos e faça o seguinte:
  1. Clique com o botão direito no ícone do Bluetooth e selecione a opção Adicionar um dispositivo Bluetooth .
  2. Selecione o dispositivo desejado na lista de dispositivos Bluetooth disponíveis e clique em Avançar .
  3. Selecione o tipo de emparelhamento desejado. Para maior segurança, selecione a opção Criar um código de emparelhamento para mim e clique em Avançar .
  4. O computador criará e exibirá um código exclusivo. O computador também enviará uma solicitação ao dispositivo remoto desejado e a mensagem de solicitação será exibida no dispositivo.
  5. No dispositivo remoto, clique na mensagem de solicitação, digite o código de emparelhamento exclusivo no campo código e clique em Avançar para aceitar o código.
    NOTA:A solicitação expirará se o código não for inserido rapidamente. Clique na seta Voltar no canto esquerdo superior da janela para retornar à etapa anterior e tentar a conexão novamente.
  6. Dê tempo aos dispositivos para que concluam a conexão.
    Uma mensagem de notificação será exibida no computador host quando a conexão for concluída.
  7. Clique em Fechar para fechar a janela de conexão.
O dispositivo Bluetooth no computador host e o dispositivo remoto podem identificar um ao outro e transferir informações.

Configurar o computador como host

Para configurar o computador como host, é necessário configurá-lo para transmitir seu sinal e permitir que outros dispositivos Bluetooth possam encontrá-lo e emparelhar-se com ele. Quando o computador host estiver corretamente emparelhado ao dispositivo Bluetooth desejado, você deve desativar a transmissão para mantê-lo seguro.
Antes de usar o computador em rede com outros computadores ou acessar outros dispositivos Bluetooth, algumas configurações básicas devem ser feitas. A configuração permitirá que o computador atue como host e conecte-se a outros dispositivos. Após verificar se o botão Bluetooth e o dispositivo estão ativados, faça o seguinte:
  1. Clique com o botão direito no ícone do Bluetooth na barra de tarefas e selecione a opção Abrir as configurações de Bluetooth.
  2. Na guia Opções, verifique as seguintes configurações:
    Figura 5: Propriedades de Bluetooth
    Imagem do rádio Bluetooth, página de propriedades.
    • Em Descoberta, selecione a opção Permitir que os dispositivos Bluetooth encontrem o computador .
      NOTA:Você deve desmarcar essa opção após emparelhar o computador ao dispositivo Bluetooth desejado, para que ele não possa ser visto por outros usuários e garantir sua segurança.
    • Em Conexões, selecione as opções Permitir que os dispositivos Bluetooth conectem-se ao computador e Alertar quando um novo dispositivo Bluetooth quiser se conectar .
    • Se desejar, selecione a opção Exibir o ícone do Bluetooth na área de notificação .
  3. Na guia Compartilhamento, verifique as seguintes configurações:
    • Selecione a opção Permitir que dispositivos remotos procurem, enviem e recebam .
    • Use Procurar para selecionar uma pasta padrão para enviar e receber arquivos.
O computador agora pode ser descoberto por outros dispositivos Bluetooth e permitir conexões entre eles.

O que posso fazer com Bluetooth?

Transferir um arquivo do computador host para outro computador ou dispositivo móvel

Quando dois dispositivos Bluetooth forem emparelhados, os arquivos podem ser transferidos de um dispositivo para o outro usando a funcionalidade padrão do Windows. Para transferir um arquivo para um computador ou dispositivo móvel:
  1. Abra o Windows Explorer e localize a pasta que contém o arquivo que você deseja transferir.
  2. Clique com o botão direito no arquivo desejado, selecione Enviar para e clique em Dispositivo Bluetooth .
  3. Selecione o dispositivo Bluetooth desejado na lista e clique em Avançar .
    • Se os dispositivos Bluetooth tiverem sido emparelhados, o computador transferirá o arquivo para a pasta de documentos Bluetooth padrão no dispositivo remoto.
    • Se os dispositivos Bluetooth não tiverem sido emparelhados, o computador solicitará que você Insira o código de emparelhamento do dispositivo para poder transferir o arquivo.
  4. Dependendo da segurança, o dispositivo que receberá o arquivo poderá solicitar permissão para permitir a transferência.
    Figura 6: Confirmação de transferência de arquivo por Bluetooth
    Imagem da confirmação de transferência de arquivo por Bluetooth

Verificar se há dispositivos Bluetooth adicionais

Para verificar se há dispositivos Bluetooth adicionais, faça o seguinte:
  1. Clique com o botão direito no ícone do Bluetooth e selecione Adicionar um dispositivo Bluetooth para abrir o assistente Adicionar dispositivo Bluetooth.
  2. Selecione a opção Meu dispositivo está instalado e pronto para ser localizado e clique em Avançar .
Os dispositivos Bluetooth adicionais que estiverem ligados e ao alcance do computador serão exibidos.

Conectar-se a uma impressora ou dispositivo serial Bluetooth

O notebook pode ser conectado a um dispositivo serial ou impressora Bluetooth.
  1. Ligue os dispositivos Bluetooth.
  2. Instale o software de impressão que acompanha a impressora Bluetooth. Consulte o manual do usuário da impressora para obter instruções.
  3. Durante a instalação da impressora, será solicitado que você selecione como a impressora se conectará. Selecione a opção Bluetooth . Conclua a instalação da impressora.
  4. Clique duas vezes no ícone Bluetooth na barra de tarefas.
  5. Na barra de menu, clique em Bluetooth e em Configuração do dispositivo .
  6. Na guia Aplicativos clientes, localize a porta serial Bluetooth e veja o nome da porta no canto direito, como por exemplo COM4. Anote o nome da porta COM.
  7. Feche a janela de configuração Bluetooth.
  8. Clique em Iniciar , digite impressoras no campo de pesquisa e selecione Dispositivos e Impressoras na lista.
  9. Clique com o botão direito no ícone da impressora Bluetooth e selecione Propriedades .
  10. Na guia Portas, marque a caixa ao lado do nome da porta que você anotou e clique em OK . Isso ativará o acesso à impressora via porta serial Bluetooth. Imprima a partir de qualquer aplicativo ou arquivo para testar a impressora.

Configurar o áudio Bluetooth

Para configurar o áudio Bluetooth, é necessário configurá-lo para transmitir seu sinal e permitir que outros dispositivos Bluetooth possam encontrá-lo e emparelhar-se com ele. Quando o computador host estiver corretamente emparelhado ao dispositivo Bluetooth desejado, você deve desativar a transmissão para mantê-lo seguro.
  1. Ative o headset Bluetooth.
  2. Clique com o botão direito no ícone do Bluetooth na barra de tarefas e selecione a opção Abrir as configurações de Bluetooth .
  3. Na guia Áudio , selecione o dispositivo Bluetooth desejado e clique em Conectar .
    Figura 7: Configurações Bluetooth - Conectar
    Imagem das Configurações Bluetooth - com Conectar realçado.
  4. Inicie o aplicativo de reprodução de áudio desejado.
Agora deve ser possível ouvir o som no headset Bluetooth. Dependendo do modelo do headset, pode haver uma janela de propriedades para ativar recursos avançados.
Figura 8: Bluetooth - Recursos avançados
Imagem da página de recursos avançados de Bluetooth.
Consulte as instruções do fabricante para mais informações.

Solucionar problemas de áudio Bluetooth

O headset pode não funcionar se for conectado durante a reprodução de áudio por um aplicativo. Tente interromper e reiniciar o aplicativo de reprodução. Deve ser possível ouvir o som pelo headset após o reinício do aplicativo de reprodução.
Se interromper e reiniciar o aplicativo de reprodução não ajudar, use o aplicativo Som para se certificar de que o headset esteja funcionando corretamente.
Para usar o aplicativo de som, siga as etapas abaixo.
  1. Clique em Iniciar , digite som no campo de pesquisa e selecione Som na lista.
  2. Clique na guia Reprodução , caso ainda não esteja visível.
O status do dispositivo é exibido. O dispositivo com a marca de verificação verde ao lado é o dispositivo ativo.
Figura 9: Som - Guia Reprodução
Imagem de Som - Guia Reprodução.
Se você sair da área de recepção do headset ou desligá-lo, uma mensagem de erro será exibida:
Figura 10: Erro no dispositivo de som
Imagem da mensagem de erro no dispositivo de som se o headset estiver fora da área de recepção.
Se essa mensagem de erro aparecer, repita as etapas de inicialização e conexão novamente.

Fóruns de suporte HP

Encontre soluções e colabore com outras pessoas no Fórum dos usuários HP
HP BrasilHP BrasilHP BrasilCanal HP