Ir para o conteúdo

PC HP Mini 210-1040BR suporte

Restaurar o BIOS

  • ImprimirImprimir
Este documento se aplica a todos os notebooks HP.
Se o BIOS do seu notebook ficar corrompido, como por exemplo após falha na atualização do BIOS ou por dano de um vírus, o computador não conseguirá inicializar um sistema operacional. O computador pode exibir a mensagem BIOS APPLICATION ERROR 501 ou simplesmente parar em uma tela preta ou emitir um bipe. Se você não conseguir entrar nas telas do utilitário de configuração do BIOS ou de recuperação do sistema e não conseguir inicializar o computador a partir de dispositivos de armazenamento externo, use este documento para restaurar o BIOS.
Muitos notebooks da HP têm uma ferramenta de restauração do BIOS HP que pode ser capaz de recuperar o BIOS a partir de versão anterior e restaurar a funcionalidade básica. Essa ferramenta pode ou não funcionar em BIOS corrompidos, dependendo de vários fatores, mas vale a pena tentar caso o BIOS fique corrompido.

Recuperar o BIOS do notebook usando uma combinação de pressionamento de teclas

Quando que o upgrade do BIOS é feito em seu notebook, uma cópia da versão anterior é armazenada na partição HP TOOLS em sua unidade de disco rígido. Muitos notebooks HP mais recentes têm um recurso de recuperação emergencial do BIOS que permite recuperar e instalar a última versão válida do BIOS a partir da unidade de disco rígido, desde que o disco continue funcional. Este recurso de recuperação emergencial existe separadamente e foi projetado para funcionar em caso de falha catastrófica do BIOS.
Para recuperar uma versão anterior do BIOS em seu notebook:
  1. Desligue o computador.
  2. Conecte o notebook à tomada usando o adaptador de alimentação.
  3. Com o computador desligado, pressione as teclas Windows e B ao mesmo tempo e mantenha-as pressionadas.
  4. Ainda pressionando as teclas Windows e B, mantenha pressionado o botão Liga/Desliga do notebook por um segundo e solte o botão Liga/Desliga e as teclas.
    A luz do LED de alimentação fica acesa e a tela continua sem imagem por cerca de 40 segundos. Sons de bipe talvez sejam emitidos. Por fim, uma tela de atualização do BIOS HP é exibida e a atualização do BIOS é iniciada automaticamente.
    Se a tela de atualização do BIOS for exibida, vá para a etapa 5 abaixo.
    Se a tela da atualização do BIOS HP não for exibida, siga uma das instruções abaixo, dependendo da condição:
    • O computador inicializa o Windows - O computador inicializará o Windows se o botão Liga/Desliga e as teclas forem soltas cedo demais. Repita as etapas 1 a 4 acima mantendo o botão Liga/Desliga pressionado por 2 a 3 segundos.
    • O LED Liga/Desliga apaga - O computador será desligado se o botão Liga/Desliga for pressionado por tempo demais. Repita as etapas 1 a 4 acima mantendo o botão Liga/Desliga pressionado por 1 a 3 segundos.
    • Não foi possível abrir a tela de atualização do BIOS HP após diversas tentativas - Seu computador não tem suporte a essa função ou está com um problema de hardware que impede a execução da ferramenta. Entre em contato com o suporte da HP.
    Figura 1: Tela de Atualização do BIOS HP
     Foto da Atualização de BIOS HP exibindo um indicador de progresso
  5. Quando o BIOS for recuperado, um botão Continuar inicialização será exibido, e uma contagem regressiva se iniciará. Clique no botão Continuar inicialização para reiniciar o computador imediatamente. O computador reiniciará automaticamente quando a contagem chegar a zero.
    Figura 2: Tela de Atualização do BIOS HP
     Foto da atualização de BIOS HP exibindo um
  6. Quando o computador reiniciar, uma tela preta será exibida com uma mensagem semelhante a esta:
    Uma recuperação do sistema BIOS foi realizada.
    Recuperação do BIOS (500)
    Enter - Continuar
    Pressione a tecla Enter para continuar imediatamente ou permita que o computador reinicie automaticamente.
    NOTA:Após restaurar o BIOS, se o computador exibir repetidamente uma mensagem de que o BIOS foi recuperado, siga as etapas em O aplicativo BIOS HP selecionado está corrompido ou ausente .
  7. Após a reinicialização, o Windows pode exibir uma mensagem afirmando que o computador foi desligado de maneira inadequada, ou que um problema de inicialização foi detectado. Leia e siga as instruções das telas para continuar.

Recuperar o BIOS do notebook usando um dispositivo de armazenamento externo

Se o volume HP_TOOLS tiver sido excluído da sua unidade de disco rígido, uma chave USB com um volume HP_TOOLS pode ser usada como alternativa. A chave pode ser criada manualmente ou usando o SoftPAQ de Atualização do BIOS UEFI HP ou o novo SoftPAQ de Ambiente de Suporte UEFI HP e selecionando a opção Criar uma chave USB. A chave USB não precisa ser inicializável. Porém, isso assume que o bloco de inicialização não esteja corrompido; neste caso, um reparo será necessário.
Para recuperar o BIOS no seu notebook usando a chave USB:
  1. Conecte o notebook ao adaptador CA.
  2. Insira a chave USB com HP_Tools instalado em uma porta USB livre.
  3. Pressione o botão Liga/Desliga enquanto mantém pressionadas as teclas Windows e B.
  4. O recurso de recuperação emergencial substitui o BIOS pela versão na chave USB. O computador reinicializará automaticamente quando o processo for concluído com êxito.
Após recuperar o BIOS, você poderá entrar nas telas do BIOS ou no sistema operacional Windows.