Ir para o conteúdo

Solução de problemas da fonte de alimentação

  • ImprimirImprimir
Este documento destina-se aos desktops HP e Compaq.
Os problemas de fontes de alimentação podem facilmente ser confundidos com outros problemas de inicialização. Antes de assumir que a fonte de alimentação está defeituosa, é importante diagnosticar primeiro a natureza do problema para encontrar as etapas corretas de solução do problema. Para diagnosticar o problema, conecte um cabo de alimentação aterrado do computador a uma tomada elétrica aterrada. Quando o cabo estiver conectado, pressione o botão Liga/Desliga na frente do computador e procure pela pequena luz (LED) e ventoinha na fonte de alimentação, na parte de trás do computador. Use o link abaixo que corresponda ao que você está vendo e ouvindo.
Figura 1: Luz da fonte de alimentação
Imagem da luz da fonte de alimentação

A luz da fonte de alimentação não acende

Siga as instruções abaixo até que a alimentação seja restaurada ou até que seja detectada uma falha de hardware:
Nota:Se o ventilador da fonte de alimentação girar quando o computador é ligado mas a luz não acender, consulte A luz da fonte de alimentação acende ou pisca .
  1. Desconecte tudo do computador, inclusive o cabo de alimentação.
  2. Com o cabo de alimentação desconectado, pressione o botão Liga/Desliga na frente do computador.
  3. Conecte o cabo de alimentação e verifique se o computador liga. Se o computador não ligar, continue seguindo estas instruções.
  4. Troque o cabo de alimentação do computador pelo cabo de alimentação do monitor e verifique se o computador pode ser ligado. Se o computador não ligar, continue seguindo estas instruções.
  5. Com o cabo de alimentação removido, mude a chave vermelha do seletor de voltagem para a posição oposta. Espere cerca de cinco segundos e mude a chave do seletor de volta à sua posição original. Certifique-se de que a chave do seletor de voltagem esteja na posição correta.
    Mostre-me como
    Nota:Conectar uma fonte de alimentação a uma tomada 220 V com a chave posicionada em 115 V pode danificar o computador.
    Seguir essa instrução garante que a chave de voltagem esteja ligada e configurada corretamente para o seu país/região.
    Figura 2: Chave do seletor de voltagem
  6. Conecte o cabo de alimentação e teste se o computador pode ser ligado. Em caso negativo, continue seguindo estas instruções.
  7. Conecte um abajur à mesma tomada para ver se ela está funcionando. Teste o computador em uma tomada diferente para eliminar a possibilidade de que ela seja o problema. Teste as duas coisas para ver se as tomadas estão com energia.
    Mostre-me como
  8. Remova todas as extensões, filtros de linha, estabilizadores e quaisquer conversores que prejudiquem o aterramento. Conecte o cabo de alimentação diretamente à tomada. Teste para ver se a alimentação funciona. Se isso resolver o problema, encontre o dispositivo que estava causando o problema e não o use.
    Mostre-me como
  9. Use um aspirador de pó para remover o acúmulo de poeira dos orifícios do ventilador da fonte de alimentação. Certifique-se de que o computador esteja desligado e de que o cabo de alimentação esteja conectado a uma tomada aterrada. Somente use a extremidade da mangueira do aspirador de pó próximo à área externa da entrada da ventoinha.
    Mostre-me como
    Figura 3: Saída de ar da fonte de alimentação
    Conecte o cabo de alimentação e teste se o computador pode ser ligado. Em caso negativo, continue seguindo estas instruções.
  10. Se todas as etapas acima tiverem sido seguidas e a luz da fonte de alimentação continuar apagada, siga as etapas na próxima seção, A luz da fonte de alimentação acende ou pisca , para recolocar os cabos e verificar o conector do seletor de alimentação.

A luz da fonte de alimentação acende ou pisca

Siga as instruções abaixo na ordem apresentada até que a alimentação seja restaurada ou até que seja detectada uma falha de hardware:
Cuidado:Esse produto contém componentes que podem ser facilmente danificados por descargas eletrostáticas (ESD). Para reduzir o risco de danos por ESD, trabalhe sobre piso sem tapete, use uma superfície de trabalho que dissipe estática (como um bloco de espuma condutora) e use uma pulseira antiestática ligada a uma superfície aterrada, como a estrutura metálica do computador.
  1. Desconecte tudo do computador, inclusive o cabo de alimentação.
  2. Com o cabo de alimentação desconectado, pressione o botão Liga/desliga na frente do computador por cinco segundos.
    Mostre-me como
    Conecte o cabo de alimentação e teste se o computador pode ser ligado. Em caso negativo, continue seguindo estas instruções.
    Nota:Se o ventilador da fonte de alimentação fizer um som metálico inconsistente ou se parar e se mover aleatoriamente, substitua a fonte de alimentação.
  3. Com o cabo de alimentação removido, mude a chave vermelha do seletor de voltagem para a posição oposta. Espere cerca de cinco segundos e mude a chave do seletor de volta à sua posição original. Certifique-se de que a chave do seletor de voltagem esteja na posição correta.
    Mostre-me como
    Nota:Conectar uma fonte de alimentação a uma tomada 220 V com a chave posicionada em 115 V pode danificar o computador.
    Seguir essa instrução garante que a chave de voltagem esteja ligada e configurada corretamente para o seu país/região.
    Figura 4: Chave do seletor de voltagem
    Conecte o cabo de alimentação e teste se o computador pode ser ligado. Em caso negativo, continue seguindo estas instruções.
  4. Conecte um abajur à mesma tomada para ver se ela está funcionando. Teste o computador em uma tomada diferente para eliminar a possibilidade de que ela seja o problema. Teste as duas coisas para ver se as tomadas estão com energia.
    Mostre-me como
  5. Remova todas as extensões, filtros de linha, estabilizadores e quaisquer conversores que prejudiquem o aterramento. Conecte o cabo de alimentação diretamente à tomada. Teste para ver se a alimentação funciona. Se isso resolver o problema, encontre o dispositivo que estava causando o problema e não o use.
    Mostre-me como
    Nota:Caso chegue à conclusão de que o dispositivo que estava causando o problema era um estabilizador, restaurar um disjuntor ou fusível do estabilizador pode resolver o problema.
  6. Remova todos os dispositivos conectados, exceto o teclado, o mouse e o monitor.
  7. Remova os componentes internos acrescentados recentemente, como placa de vídeo, memória, unidades de CD ou DVD e disco rígido. Um dispositivo adicionado usa mais energia. As necessidades adicionais de energia podem exceder os limites da fonte de alimentação. Se o problema desaparecer quando o componente for removido, a única alternativa é mudar a fonte de alimentação para uma com maior potência.
  8. Verifique o botão Liga/Desliga:
    Mostre-me como
    Com o cabo de alimentação desconectado, pressione o botão Liga/Desliga na frente do computador. O botão deve se soltar com facilidade, sem prender no soquete.
    Se o botão ficar preso, ele deve ser substituído ou consertado.
    Se o botão Liga/Desliga não ficar preso e parecer estar funcionando bem, continue seguindo estas instruções.
    Com o cabo de alimentação desconectado, remova a tampa ou o painel lateral do gabinete.
    Siga os fios que saem do botão Liga/Desliga, na frente do computador, até onde se conectam à placa-mãe.
    Observe os cabos do botão Liga/Desliga conectados à placa-mãe. Se o cabo estiver desconectado, encaixe o conector do cabo do botão Liga/Desliga ao conector da placa-mãe.
    Figura 5: Conector do botão Liga/Desliga na placa-mãe
    Recoloque o painel lateral, conecte o cabo de alimentação e teste se o computador pode ser ligado. Em caso negativo, continue seguindo estas instruções.
  9. Localize a peça com defeito:
    1. Com o cabo de alimentação desconectado, remova a tampa ou o painel lateral do gabinete.
    2. Desconecte todos os conectores do cabo de alimentação dos conectores da placa-mãe e da parte de trás dos dispositivos internos (a parte de trás das unidades). Não deixe de anotar ou de se lembrar onde cada cabo se conecta, para referência futura.
      Figura 6: Exemplo de conexões de alimentação comuns
    3. Recoloque o painel lateral, conecte o cabo de alimentação e examine a luz na parte de trás da fonte de alimentação:
      Caso o LED esteja aceso e não esteja piscando, provavelmente a fonte de alimentação está boa e o problema pode estar sendo causado por um componente defeituoso (processador, memória, placa PCI) ou pela placa-mãe. Envie o computador para a assistência técnica ou retire os componentes e os recoloque, um de cada vez, para localizar o componente defeituoso e substituí-lo.
      Se o LED ainda estiver piscando (ele não deve piscar quando todos os conectores tiverem sido retirados), conecte o cabo de alimentação a uma outra tomada que você saiba que está funcionando. Se o LED continuar piscando, a fonte de alimentação deve ser substituída.
      Se a luz do LED estiver apagada agora, conecte o cabo de alimentação a uma outra tomada de parede que você saiba que está funcionando. Se o LED ficar apagado, a fonte de alimentação deverá ser substituída.
      Nota: Se, recentemente, tiver ocorrido uma tempestade elétrica ou sobrecarga de alimentação, é mais provável que a fonte de alimentação, o modem ou a placa-mãe esteja danificada e precise ser substituída. Se a fonte de alimentação tiver sido danificada por causa de sobrecarga de alimentação ou de uma tempestade, isso pode não ser coberto pela seção “atos da natureza” na declaração de garantia. Para maiores informações, consulte a declaração de garantia que acompanha o computador.

Encontrar uma fonte de alimentação para atualização ou substituição

Siga estas instruções antes de encomendar uma nova fonte de alimentação:

Etapa 1: Localizar o consumo máximo

Remova o painel lateral e localize uma etiqueta colada na lateral da fonte de alimentação. Esse adesivo deve ter um número de peça com duas partes de 4 dígitos cada e a potência. A potência aparece como um número de 3 dígitos seguido por um W (como 160 W ou 300 W). A potência também aparece como parte do nome do produto (como DPS350 ou ATX-300). Anote a potência e os números de peça. Se houver mais de um número para a potência, certifique-se de usar o número da potência MÁXIMA.
Figura 7: Um exemplo de texto de etiqueta de fonte de alimentação (pode ser diferente, no seu caso).
Etiqueta mostrando a potência máxima e a potência que você não deve exceder usando os conectores de 12 V.
1 - Potência total da fonte de alimentação. Isso é o que você vai usar para medir o consumo geral da fonte de alimentação.
2 - Números de potência extra exibidas somente para informação. Números como esses não devem ser usados para medir o consumo geral.

Etapa 2: Determinar o tamanho e o tipo da fonte de alimentação

Meça altura, largura e profundidade da fonte de alimentação original. Essas informações podem ser necessárias ao encomendar uma fonte em um site. Também pode ser útil saber o tipo de fonte de alimentação ou gabinete do seu computador:
  • A maioria dos desktops HP contém fontes de alimentação ATX de 15,25 cm (6 pol.) x 12,7 cm (5 pol.) x 8,25 cm (3,25 pol.). Se o seu computador tem uma fonte de alimentação ATX padrão, você pode substituí-la por uma fonte de alimentação vendida na maioria das lojas de eletrônicos.
  • Os computadores Slimline HP usam fontes de alimentação que cabem em gabinetes menores que o ATX. Essas fontes de alimentação são micro-atx ou projetadas especialmente para estes computadores. Ao encomendar uma fonte de alimentação para um computador slimline, certifique-se de usar o número de peça original (ou número de modelo do computador) ao procurar uma peça de reposição ou de atualização.

Etapa 3a: Encomendar uma fonte de alimentação de reposição

Para encontrar um peça de reposição HP exata, consulte o site de Encomenda de Peças HP:
  1. Acesse o site de Encomenda de Peças HP (em inglês). Caso necessário, selecione seu país/região e idioma no canto superior direito da página.
  2. Insira o nome de produto do computador no campo de pesquisa correspondente. O nome do computador está em um adesivo afixado ao gabinete do computador.
  3. Siga as instruções nas páginas para encontrar e exibir uma lista de todas as peças associadas ao nome de produto do computador.
  4. Na lista de peças, encontre uma fonte de alimentação.
    Figura 8: Exemplo de uma fonte de alimentação listada no site de Encomenda de Peças HP
  5. Se a peça puder ser encomendada (tiver uma marca de verificação verde), você poderá encomendá-la da HP seguindo as instruções na página (em inglês).
    Se não quiser pagar o preço listado ou a peça não estiver disponível para encomenda (marcada com um X vermelho), você poderá usar o número de peça ao pesquisar na Internet ou no seu site de leilões favorito para ajudar a encontrar uma peça nova fora da HP.

Etapa 3b: Encomendar uma fonte de alimentação atualizada

Se quiser uma fonte de alimentação atualizada, há outras coisas a se considerar. Ao adicionar ou atualizar outros componentes do sistema, como memória, unidades ópticas ou placas de vídeo, certifique-se de que a fonte de alimentação que você comprar tenha uma potência igual ou superior à potência total combinada de todos os componentes internos. Já que descobrir a potência de cada componente pode ser extremamente difícil, você pode usar o método geral a seguir para encontrar uma fonte de alimentação que irá fornecer alimentação adequadamente a um sistema atualizado:
  1. Descubra o consumo de alimentação de cada novo componente que será adicionado ao computador.
  2. Some o consumo de alimentação de todos os componentes novos.
  3. Adicione o consumo total da fonte de alimentação original ao total. A fórmula para as três etapas é:
    Consumo máximo da fonte de alimentação original + Consumo dos novos componentes <= Consumo máximo da nova fonte de alimentação
    Nota: Você pode subtrair o consumo de alimentação dos dispositivos que serão removidos na atualização. Entretanto, é melhor ter uma fonte de potência maior, caso seja necessário fazer atualizações no futuro.
  4. Adquira e instale uma fonte de alimentação que tenha uma potência igual ou maior que o total.
    Por exemplo, ao instalar uma nova placa de vídeo que tenha um consumo de alimentação de 230W e a fonte de alimentação original tinha 250W, você pode instalar uma fonte de alimentação de 480W ou superior.

Links de suporte relacionados

Fóruns de suporte HP

Encontre soluções e colabore com outras pessoas no Fórum dos usuários HP
HP PortugalHP PortugalHP PortugalHP no YouTube