Ir para o conteúdo

Resolver problemas de mensagens de erro em tela preta que podem ocorrer ao iniciar ou reiniciar

  • ImprimirImprimir
Há várias razões para que um computador não inicie ou reinicie no sistema operacional Windows. Se o computador não inicializar ou reinicializar, você verá ou ouvirá um sintoma que indicará a área geral do problema. Se você não tiver certeza de qual é o problema, consulte Visão geral de como solucionar problemas quando o computador não inicializa ou reinicia corretamente .

Sintoma na inicialização: O computador pode exibir uma mensagem de erro em tela preta durante a inicialização ou reinicialização

Use este documento se os LEDs se acenderem, se você ouvir o som da ventoinha ou da unidade de disco rígido girando, mas uma mensagem indicando um erro for exibida em uma tela preta quando o botão Liga/Desliga do notebook for pressionado.
A causa desse problema pode ser um erro na instrução enviada pelo BIOS a um componente de hardware (por exemplo, um teclado) ou um driver de dispositivo incompatível. Esses tipos de problemas geralmente podem ser resolvidos com o fechamento da mensagem de erro e a instalação do firmware atualizado de um componente crítico.

FAZER ISTO PRIMEIRO - Executar a redefinição física

Se o computador repentinamente deixar de iniciar corretamente, você deve executar a redefinição física como primeiro procedimento.
  1. Desconecte todos os dispositivos periféricos e remova todos os dispositivos USB e cartões de mídia. Você quer testar o computador, não os acessórios!
  2. Desconecte o adaptador de alimentação AC, remova a bateria e mantenha pressionado o botão Liga/Desliga por pelo menos 15 segundos .
  3. Reconecte o adaptador de alimentação AC (mas não conecte a bateria), Pressione o botão Liga/Desliga, Procure LEDs acesos ao lado das teclas caps lock e num lock e Ouça se há sons da unidade de disco rígido ou da ventoinha girando.
Ações a serem tomadas após a execução da redefinição física


Pesquisar a mensagem de erro específica na Web
Se a mensagem de erro exibida não constar na lista, pesquise uma solução específica nestes sites:
Opcionalmente, você pode continuar com as ações nas seções gerais para solução de problemas de tela preta abaixo.
A EFI (Extensible Firmware Interface) está disponível em determinados notebooks HP fabricados no final de 2008 e posteriores.
Para acessar o Menu de inicialização e as opções para solução de problemas em um computador baseado em EFI, pressione o botão Liga/Desliga e imediatamente pressione a tecla ESC . Se o computador não exibir o Menu de inicialização da EFI, ele não tem essa interface.
O ambiente EFI permite selecionar entre estas opções:
A EFI (Extensible Firmware Interface) não está disponível nos computadores fabricados em 2008 ou anteriores.
Ao tentar iniciar o computador, ele pode parar de responder com uma tela preta e vazia antes de chegar na tela azul ou no logotipo do Windows. Se nenhuma mensagem de erro específica for exibida, há várias coisas que podem ser feitas para solucionar o problema de tela preta.
Para remover todos os discos sem sistema e reiniciar o computador, siga as instruções abaixo:
  1. Desconecte todos os dispositivos eSata, USB ou 1394 (Firewire) conectados ao computador.
  2. Remova todos os CDs e DVDs ou cartões de memória das unidades.
  3. Mantenha pressionado o botão Liga/Desliga por 30 segundos para desligar o computador. Depois, pressione e solte o botão Liga/Desliga para ligar o computador.
NOTA:Durante a inicialização, o computador verifica vários dispositivos do sistema operacional em uma ordem predeterminada. É possível alterar a ordem que o computador usa no BIOS do sistema. Para obter mais informações sobre como alterar a ordem de inicialização, consulte o documento Notebooks HP - Configurar a ordem de inicialização no BIOS no sistema .
Após remover discos sem sistema:
  • Se o computador iniciar normalmente na área de trabalho do Windows, nenhuma outra ação será necessária.
  • Se o computador ainda parar na tela preta, restaure as configurações padrão do BIOS.
Para restaurar a configuração padrão do BIOS, abra a tela de Configuração do BIOS:
  1. Desligue o computador e aguarde cinco segundos.
  2. Pressione o botão Liga/Desliga para ligar o notebook e pressione repetidamente f10 para acessar o menu de configuração do BIOS.
    NOTA:Em alguns computadores fabricados entre 2002 e 2006, pressione a tecla f1 para acessar a configuração do BIOS.
  3. Na tela de configuração do BIOS, pressione a tecla f9 para selecionar e carregar as configurações Padrão do BIOS.
  4. Pressione f10 para Salvar as configurações e sair .
  5. Usando as teclas de setas, selecione Yes e pressione Enter na pergunta Exit Saving Changes? (Salvar alterações e sair?).
  6. Siga os avisos para reiniciar o computador.
Se o computador parar de responder na tela preta, continue com as ações para solução de problemas da próxima seção.
Para executar o autoteste da memória:
  1. Conecte o adaptador AC ao computador.
  2. Desligue o computador e aguarde cinco segundos.
  3. Pressione o botão Liga/Desliga para ligar o notebook e pressione repetidamente f10 para acessar o menu de configuração do BIOS.
  4. Use as teclas Seta para a esquerda e Sta para a direita para navegar pelas seleções do menu para localizar Diagnostics (Diagnósticos).
  5. Use as teclas Seta para baixo e Seta para cima para selecionar Memory Test (Teste de memória).
  6. Pressione Enter e Yes para executar o teste da memória.
  7. Quando o teste estiver concluído, pressione f10 para Save and Exit (Salvar e sair) e pressione Enter em Exit Saving Changes? (Salvar alterações e sair?).
Muitos problemas nos computadores estão relacionados a pequenas falhas (ou a perda de desempenho) na unidade de disco rígido. O Autoteste da unidade de disco rígido HP repara pequenos erros, mas não os reporta. Quando o teste estiver concluído, reinicie o computador para verificar se o teste reparou o problema.
Siga as instruções abaixo para testar a unidade de disco rígido em um computador usando o Autoteste de disco rígido HP.
  1. Conecte o adaptador AC ao computador.
  2. Desligue o computador e aguarde cinco segundos.
  3. Pressione o botão Liga/Desliga para ligar o notebook e pressione repetidamente f10 para acessar o menu de configuração do BIOS.
  4. Use as teclas Seta para a direita ou Seta para a esquerda para navegar pelas opções do menu para localizar Primary Hard Drive Self Test (Autoteste da unidade de disco rígido primária). Dependendo do BIOS, essa opção pode estar em Diagnostics (Diagnósticos) ou de Tools (Ferramentas).
  5. Selecione Primary Hard Drive Self Test (Autoteste da unidade de disco rígido primária) e pressione a tecla Enter para iniciar o teste.
    NOTA:O nome da opção pode ser um pouco diferente em seu BIOS.
O autoteste da unidade de disco rígido executa um Teste rápido seguido de um Teste abrangente . Durante cada teste, a janela exibirá uma barra de status e o tempo estimado para a conclusão. Consulte Notebooks HP - Testar a unidade de disco rígido usando o autoteste integrado para obter informações adicionais.
  • Se algum dos testes falhar , entre em contato com a assistência técnica e suporte HP para obter instruções sobre como encomendar uma nova unidade de disco rígido.
  • Se a unidade passar em todos os testes, não estará danificada.
  • Se não houver problemas físicos na unidade de disco rígido ou na memória, tente Reinstalar o sistema operacional Windows .
Acesso alternativo ao teste de disco rígido em notebooks mais recentes
Se o computador tiver a opção de pré-inicialização EFI (modelos do final de 2008 e mais recentes), inicialize o computador e pressione a tecla esc para acessar o EFI Startup Menu (Menu de inicialização EFI). Depois, pressione f2 para selecionar o menu System Diagnostics (Diagnósticos do sistema) e pressione f4 para executar o teste da unidade de disco rígido .
Se nenhuma das ações acima tiver resolvido essa condição, o sistema operacional poderá estar corrompido. Portanto, é necessário reinstalar o sistema operacional Windows no notebook. Consulte Notebooks HP - Visão geral do reparo ou da reinstalação do sistema operacional para obter informações adicionais.
Se nenhuma das instruções acima tiver resolvido o problema, entre em contato com a HP para obter ajuda.
Após concluir o processo de solução de problemas e o computador iniciar normalmente no sistema operacional Windows, você deve:
  • Executar o HP Assistant para atualizar os softwares e drivers da HP.
  • Executar o Windows Update para atualizar o sistema operacional e o software.
  • Execute um programa antivírus para remover vírus.
Para obter informações detalhadas sobre esse tópico, consulte HP Notebook PCs - Update Your Computer After Troubleshooting a Problem (Notebooks HP - Atualizar o computador após solucionar um problema: em inglês).

Fóruns de suporte HP

Encontre soluções e colabore com outras pessoas no Fórum dos usuários HP
HP BrasilHP BrasilHP BrasilCanal HP